quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Vida que começa aos 40

Diz o ditado popular que a "vida começa aos 40 anos" e, quando esta idade era algo distante de minha realidade, eu completava, dizendo: "começa o seu término!"   Sem me preocupar com nada, pensava de fato, que aos 40 anos não haveria mais nada de interessante ou útil para se fazer nesta etapa da vida.

Na medida que o tempo foi passando e, a realidade dos 40 anos foi ficando cada vez mais perto, fui entendendo o real sentido do ditado popular exposto acima:   na verdade, chegar aos 40 anos é chegar a uma idade de inúmeras possibilidades e de escolhas mais concretas que norteiam a nossa vida por conta da maturidade que, somente, a partir dos 40 anos, o indíviduo adquire.

Depois de 14 anos de dedicação exclusiva às Comunidades Eclesiais (Igreja Católica Apostólica Romana) na Diocese de Campo Limpo - SãoPaulo - SP, eu senti que havia chegado o momento de acrescentar à minha vida um outro motivo que, somado ao meu sacerdócio, pudesse me oferecer uma nova perspectiva pra viver.

Diante desse desejo, fui atrás de formação profissional que me abrisse esse novo horizonte.   Almejando me tornar Professor Universitário, cursei uma Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica e, tão logo encerrei a mesma, ingressei no Mestrado em Psicologia Educacional.

Me sentindo um pouco mais seguro para alçar esse novo voo em minha vida, decidi enviar (diga-se de passagem, sem grandes esperanças) um currículo para uma Faculdade próxima da Paróquia aonde exerço o meu ministério sacerdotal atualmente e, para minha grata satisfação, acabei sendo chamado pra assumir uma turma inicial do Curso de Pedagogia (EAD) e, tão logo acertado esse passo, surgiu uma outra turma do mesmo nível.   Aceitei o desafio "duplo" e, neste início dos meus 40 anos estou sentindo que minha vida está passando por uma considerável mudança com a chegada desses novos desafios.

O acúmulo de funções que terei neste ano de 2011 (Pároco, Mestrando e Professor Universitário) dará à minha vida um novo sabor.   Quero aproveitar, ao máximo, tudo que a vida me reserva nesta minha nova fase sem abdicar de nada que seja honesto, correto e, sobretudo que não venha a ferir os meus princípios cristãos e humanos.   Quero crescer na capacidade de conviver com o diferente, aprender, ensinar, trocar experiências com novas pessoas e, sobretudo, experimentar a verdade do ditado com o qual iniciei este primeiro assunto do meu blog (que é uma nova faceta desta minha nova fase): a vida começa, de fato, aos 40!

24 comentários:

  1. Parabénsssssssssssss
    Ficou show de bola...
    Que Deus te ilumine cada vez mais!
    Você merece só o melhor!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e sucesso nessa mais nova etapa de sua vida!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns adorei as palavras,deveria escrever um livro.rsrsrs
    Bjus,
    Arlete

    ResponderExcluir
  5. Parabéns.E obrigado por nos dar esse presente.Agora podemos aprender mais a cada dia.Que DEUS o proteja cada dia mais.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Padre...
    O seu blog está ótimo!
    A Professora Cíntia falou muito bem de você...
    Continue a evangelizar mais e mais!

    Turma:Pedagogia 3º Semestre!

    ResponderExcluir
  7. Adoramos seu novo trabalho de evangelização fazendo uso da tecnologia, parabéns!

    Que Deus possa continuar abençoando sua vocação.

    Te amamos, Alexandre, Cintia, Guilherme e Giovana.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Padre, DEUS o ilumine e abençoe nesta nova etapa
    Ana Rosa, Edmilson, Amanda e Andressa

    ResponderExcluir
  9. Aproveitar o máximo porém sem ferir os princípios cristãos e humanos. Que jesus Cristo esteja contigo. Amém

    ResponderExcluir
  10. Querido padre Ezaques !
    Que Deus o abençoe em mais esta caminhada que tem início em sua vida.
    Também trabalho na área da educação, mas com ens. fund e admiro sua empolgação e envolvimento, pois está área é repleta de muitos desafios, mas é em sua essência: gratificante.
    Um grande beijo....

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá padre Ezaques,
    Fico muito feliz com a sua iniciativa, desejo do fundo do meu coração que o senhor tenha muito sucesso, pois, quand a gente aprende a amar o que fazemos Deus nos da todo o seu auxilio,parabéns pela sua iniciativa.
    EU TE AMO,
    DAS DORES

    ResponderExcluir
  13. Realmente concordo que a vida começa aos 40,e sinto que recomeçará aos 50,60,.....

    ResponderExcluir
  14. Quero agradecer a cada um (a) a atenção dispensada aos meus textos. Quero dizer que todos eles são o que realmente penso e acredito a respeito de cada assunto tratado. Espero contar com a leitura e os comentários de todos vocês e, que juntos, possamos crescer como pessoas e, sobretudo, como filhos e filhas de Deus! Que Ele (Deus) nos abençoe hoje e sempre! Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Se realmente for fato que a vida começa aos 40...não vejo a hora de poder vivencia-los..Ahaha...! Super Beijoo Saudades!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desse texto !
    continue com o Blog Padre !
    Deus nos abençoe , Amém !

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Realmente os melhores textos são esses que relatam os atuais momentos de nossas vidas, lindo Padre; mais um motivo para eu lhe admirar. Boa sorte em mais esse novo desafio sei o quanto é capaz, Desu lhe abençoe sempre, um grande beijo.
    Renata e familia.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelos comentários REnata e Diogo. Fico muito feliz que tenham gostado do que escrevi. Continue lendo e comentando o que estou escrevendo. Abraços e que Deus nos abençoe a todos (as)!

    ResponderExcluir
  20. Passei aqui para registrar o que já tive a grata oportunidade de falar pessoalmente ao senhor, Amei muito este texto, pois me identifique plenamente com ele, o senhor escreveu exatamente o que sinto aos 40, mas não sabia como registrar no papel. Deus lhe pegue e lhe abençoe cada vez mais com tão belas palavras.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Cacilda por postar o que me disse pessoalemnte. É sempre importante para mim perceber o que os outros estão achando do que estou escrevendo. Que bom que vc está gostando. Continue gastando um "tempinho" pra lê-los e, continue mandando a sua impressão que me será muito útil! Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Nossa Padre Ezaques, quando descobri seu blog, fiquei super feliz. Esta foi a primeiro texto que li e achei tudo de bom, pois fvou fazer 30 anos e as vezes acho que a vida acabou, já pensou? Agora sei que só está começando.Hoje sou professora, quem sabe um dia o reencontro me dando aula eu iria amar, com certeza suas aulas devem ser impagáveis.
    Que Deus continue fazendo com que sua luz brilhe no mundo. Saudades, Mirian Amorim

    ResponderExcluir
  23. Parabens Pe. Ezaques,
    Gostei muito.
    Pe. Juarês

    ResponderExcluir
  24. conheci o Blog agora a noite, na Missa, na chamada que segue na Folha de Cantos. Desejo-lhe parabéns, O texto é sem igual. Abração!.

    ResponderExcluir