domingo, 7 de dezembro de 2014

"II Domingo do Advento: É preciso PREPARAR O CAMINHO PARA O SENHOR!" - 07 de Dezembro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria, damos continuidade à nossa Caminhada de Fé nos preparando pela nossas Celebrações para o Natal do Senhor que se aproxima.   Buscamos na meditação, partilha, compreensão da Palavra que nos é proposta a cada dia, a cada Domingo, as luzes e pistas para vivermos tal preparação do jeito que Deus e a Igreja esperam.   Dessa forma, poderíamos dizer que o Centro da Palavra de Deus de hoje está na ideia de se preparar um Caminho que facilite a Sua chegada até nós e, a partir de nós, até o mundo que vivemos.

A Primeira Leitura (Is 40, 1-5.9-11) nos apresenta o Profeta, em pleno Exílio na Babilônia, tentando Consolar o Povo por ordem de Javé.   O Exílio foi algo tão terrível que o próprio Deus fala que o povo já pagou duas vezes mais pelos pecados cometidos.   Dessa forma, é preciso que se prepare um caminho no Deserto para que Deus possa se encontrar com o Seu povo: aplainar, nivelar, rebaixar, endireitar, alisar  são os verbos utilizados pelo Profeta para demonstrar o tipo de caminho que o Senhor deseja.  As montanhas devem ser abaixada, os vales aterrados, o caminho torto deve ser consertado e a aspereza deve ser alisada.   Quanta coisa será preciso fazer para que o Senhor chegue até nós...   Tudo isso é produzido pelo nosso pecado que impede a chegada de Deus em nossas vidas.   É preciso que vozes se elevem chamando a atenção de todos para essas tarefas que devem se realizadas o mais rápido possível pois, enquanto TUDO não estiver preparado, o Senhor não virá para carregar os cordeirinhos ao colo e tanger as ovelhas-mães.

Aqui, temos uma preparação para o texto do Evangelho de hoje (Mc 1, 1-8) que nos apresenta o início do Evangelho de Jesus Cristo com a pregação do Batista: Ele é a voz que grita no Deserto pedindo que se prepare o Caminho para a chegada Daquele que é mais forte que ele pois batizará com Espírito Santo enquanto ele batiza com água.   A água serve para lavar a casca, a aparência mas o Espírito lava, limpa queima por dentro, destruindo, de fato, TUDO que impede a chegada de Deus em nós e no mundo.   É Ele (Espírito Santo) que possibilita a destruição das montanhas, o aterro dos vales, o acerto do que está torto e o alisamento do que está áspero em nossas vidas.   Para tanto, é importante que nós queiramos, que nós deixemos o mesmo Espírito Santo agir plena e livremente em nossas vidas.

Assim, perceberemos que a Segunda Leitura de hoje (II Pd 3, 8-14) nos apresenta uma mensagem extremamente importante: Deus é paciente conosco e, enquanto não estivermos, de fato, preparados, Ele não virá.   Devemos aproveitar a paciência que o Senhor vem tendo conosco e mudarmos a nossa vida, nos convertermos deixando de praticar o mal e aderindo ao bem com verdade para nós.   É preciso compreender que o tempo de Deus é diferente do nosso pois um dia é como mil anos e mil anos como um dia!   Nos apressemos em viver o que a Palavra pede de nós hoje e sempre e nos preparemos pois o Senhor está chegando e, como um ladrão poderá chegar a qualquer momento!

Oremos:

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós Vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do Vosso Filho, mas instruídos pela Vossa Sabedoria, participemos da plenitude de sua vida.   Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.   Amém!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário