sexta-feira, 28 de novembro de 2014

"I Domingo do Tempo do Advento: A Vigilância Ativa do Cristão apressa a Vinda do Senhor!" - 30 de Novembro de 2014

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos iniciando um Novo Ano em nossa Igreja e, vivendo a alegre esperança do Tempo do Advento nos preparamos para as Celebrações do Tempo do Natal.   Durante 04 Semanas seremos conduzidos pela escuta, meditação, partilha e compreensão da Palavra ao Encontro do nosso Deus que se fez homem para nos salvar.   Encontrar-se com Deus não poder ser um mero produto do acaso e, por isso, exige de cada um (a) de nós uma preparação: o rompimento com TUDO que nos impede de encontrar o Senhor que vem ao nosso encontro será fundamental!

Tanto nessa primeira semana quanto na segunda, a Liturgia da Igreja nos colocará em contato com a Segunda Vinda de Jesus, no final dos tempos e, na terceira e quarta semanas a Liturgia nos fará meditar sobre a Primeira Vinda de Jesus, nascido da Virgem Maria.

Assim, os textos da Palavra de Deus desse I Domingo (Ano B - Marcos) quer nos levar à compreensão da necessidade de estarmos atentos, vigilantes, apostos para que a chegada de Deus em nossas vidas não nos pegue despreparados (as).   Mas, o que significa "estar preparados?"  "estar vigilante?"

A Primeira Leitura (Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7) nos apresenta uma Oração muito bonita que o Povo faz, após o retorno do Exílio na Babilônia, reconhecendo o Senhor como Pai e Redentor e os seus próprios pecados.   O povo andou longe dos caminhos do Senhor por conta de seu coração endurecido pelo pecado.   Dessa forma, o povo teve que experimentar a dureza de vida que se encontra longe de Deus (Exílio).   Em contrapartida, reconhecer a vida difícil como consequência das más escolhas feitas (longe de Deus) é um passo importante para a própria recuperação e, é isso que o Povo pede: Ah! se rompesses os céus e descesses!   As montanhas se desmanchariam diante de ti..."   O povo reconhece que Deus (Javé) é o único que caminha junto do Povo lhe proporcionando o melhor!   No entanto, ter Deus perto de si requer alguns cuidados: praticar a justiça com alegria, lembrar-se Dele pelos caminhos, evitar o pecado, retornar aos caminhos de outrora - é assim que seremos SALVOS!   O pecado destrói, nos suja, nos murcha e as maldades nos levam para longe de Deus como um vento impetuoso.   Apesar disso tudo, reconhece o Povo: Tu és o nosso Pai, nós somos barro; Tu nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos!

É esse reconhecimento da vida que levamos que nos poderá aproximar de Deus que vem ao nosso encontro nesse Tempo Litúrgico.   É dessa forma que estaremos preparados para nos aproximar Dele sem receios, sem medo.   É disso que nos fala o Evangelho de hoje (Mc 13, 33-37) quando nos aponta o Senhor pedindo dos seus seguidores "Cuidado e Atenção".   O Encontro com o Senhor é algo certo mas, como vínhamos refletindo nos últimos domingos, não sabemos dia e hora!   O Senhor se afastou mas nos deixou com uma grande responsabilidade: cuidar da Sua Casa e, para tanto, deu responsabilidades para cada um (a) de nós!   Cumprir com a nossa responsabilidade no cuidado da Casa do Senhor é o caminho seguro para não sermos apanhados de surpresa e ficarmos decepcionados no final.   O dia e a hora não são do nosso conhecimento e, por conta disso: "CUIDADO E ATENÇÃO!"

Não há desculpas para não estarmos preparados pois, de acordo com o Apóstolo Paulo, na Segunda Leitura de hoje (I Cor 1, 3-9) fomos enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou em nós!  Dessa forma, não temos falta de nenhum Dom...   Tudo que precisamos para cumprirmos a Vontade do Senhor ao nosso respeito, Ele já nos ofereceu!   

Pensemos nisso e vivamos esse Novo Tempo Litúrgico na Graça de Deus!

Oremos:
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fieis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos á sua direita na comunidade dos justos.   Por nosso Senhor jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.   Amém!

Boa celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário