quinta-feira, 12 de maio de 2011

"Quarto Domingo da Páscoa: A Presença do Ressuscitado nos Pastores da Igreja" - 15 de Maio de 2011

Queridos irmãos e irmãs, que as alegrias do Ressuscitado estejam com cada um (a)!

Continuando a nossa Caminhada Pascal, chegamos ao quarto domingo deste Tempo Litúrgico e, hoje, complementando a ideia dos dois últimos domingos (segundo e terceiro domingos da Páscoa), veremos que o Ressuscitado se manifesta na Pessoa dos Pastores da Igreja.   Nos dois últimos domingos, a Palavra nos revelou a Comunidade (segundo domingo) e, a Celebração da Eucaristia (terceiro domingo) como espaço e momento privilegiados da manifestação do Ressuscitado entre nós.   Estão lembrados?

O Evangelho da Santa Missa deste Quarto Domingo da Páscoa é extraído de São João (Jo 10, 1-10).   Todos os anos (A, B e C), no quarto domingo, temos um trecho deste capítulo 10 de São João e, aqui, Jesus se apresenta a nós como sendo "O Bom Pastor".   Daí, todos os anos, neste domingo, a Igreja dedica especial atenção às Vocações (sobretudo, as de Especial Consagração - Dia Mundial de Oração pelas Vocações).  

Para entermos melhor este capítulo 10, precisamos voltar - pelo menos, um pouco -  ao capítulo 09 pois, aqui estão os motivos que levaram Jesus ao pronunciamento do que está no capítulo 10.   Voltando a Jo 9, 1-41 percebemos que o "Grande Fato" ocorrido ali foi a "Cura do Cego de Nascença" (que nós estudamos no quarto domingo da Quaresma - para maior aprofundamento, visite o texto produzido para aquele dia novamente).   Nos lembramos que, aquela cura do cego de nascença (sexto SINAL), produziu um grande "frisson", estardalhaço no meio das autoridades religiosas da época.   Essas autoridades (que se colocavam como "pastores" do Rebanho e, diga-se de passagem, se colocavam como tais em Nome de Deus = O Supremo Pastor), não estavam cuidando do Rebanho pois excluiam do redil as Ovelhas que mais necessitavam de cuidados.   Na verdade, como falou o Profeta Ezequiel (34), esses pastores se utilizavam das ovelhas (retiravam delas TUDO que podiam oferecer, isto é, leite, lã, carne, gordura) e, quando não tinham mais nada, jogavam-nas fora.   O Cego de Nascença é um destes exemplos: não tendo nada para oferecer, vivia à beira do caminho pedindo esmolas!   Este cego se encontra com Jesus que, compadecido de sua real situação, o cura.   Tal fato, no lugar de produzir alegria, gerou revolta e ódio entre os "falsos pastores".  Por fim, após interrogatórios (ao ex-cego, aos seus pais, aos amigos e conhecidos) o ex-cego é expulso da Comunidade, do Redil.   Tal expulsão fará com que ele (ovelha expulsa do redil) faça o seu encontro com o Senhor e, aqui, o ex-cego ENXERGA o VERDADEIRO PASTOR.   Por fim, Jesus faz uma crítica às autoridades afirmando que "se elas fossem cegas, elas teriam cura mas, como acham que enxergam, o pecado delas permanecia".   Este é o fato que dá origem ao discurso do capítulo 10.

Diante do ocorrido,  Jesus inicia o capítulo 10 com uma Parábola aonde Ele se mostra como sendo a Porta do Redil e, afirma que quem não entra por tal Porta é ladrão e assaltante.   Entrar pela Porta significa ser da Verdade e, este sim, é reconhecido pelas ovelhas que, escutando a Sua Voz = Bom Pastor, O segue.   Esse Pastor conhece suas ovelhas pelo Nome e, ao Seu chamado, elas O seguem.   Não seguem os estranhos pois não reconhecem a "voz" dos mesmos.

Nesta primeira parte do Evangelho de hoje, alguns pontos nos chamam a atenção.   Vejamos:   a imagem da Porta é extremamente importante.   Ela representa o Senhor pois somente quando entramos por Ela, estamos seguros e, somente quando saímos por Ela, encontramos "pastagens e águas tranquilas".   Entrar e sair pela Porta implica em não ter nada para esconder (não ser "ladrão e assaltante"), em ser da Verdade.   O ladrão só vem para roubar e destruir e, diante disso, é preciso ter muito cuidado.   O Bom Pastor CHAMA PELO NOME pois conhece cada uma de suas ovelhas e, estas Lhe conhecem, também.   Para o Bom Pastor, o Rebanho não é uma massa informe e anônima mas, cada uma das ovelhas é importante e insubstituível.  O conhecimento vem da "Escuta da Voz" e, aqui, é importante dizer que conhecer alguém pela Voz implica numa vida de grande intimidade.   A ausência de Intimidade não permite tal reconhecimento.    O Bom Pastor chega, chama suas ovelhas pelo NOME e, estas, tão logo escutam a Sua Voz, O seguem.   Poderíamos dizer que o ex-cego do capítulo 09, fez tal experiência e, a partir do momento que reconheceu o Verdadeiro Bom Pastor, O seguiu pela vida afora.

A Parábola parece não ter sido entendida pelos "ouvintes" = falsos pastores = exploradores do povo e, diante disso, Jesus se faz claro: é a segunda parte do Evangelho de hoje!   Jesus afirmará, com todas as letras, que Ele é a PORTA DAS OVELHAS e, chamará de "ladrões e assaltantes" todos que "vieram antes Dele".   Dirá que as Suas Ovelhas não escutaram a Voz destes "ladrões" = veja o ex-cego do capítulo 09.   Jesus é o Único Bom Pastor e, Nele, o Rebanho poderá confiar sempre pois, ao contrário dos que O antecederam, "Ele veio para que o Rebanho tenha Vida e, esta, em Abundância".   Os outros = falsos pastores, só desejam "roubar, matar e destruir".

Quem consegue fazer uma "Experiência" com Este Jesus Ressuscitado, o Bom Pastor, acaba se tornando, também ele ou ela, um outro "Bom (a) Pastor (a)", no Bom Pastor por Excelência, que é Ele.   É isto que vemos Pedro, no Dia de Pentecostes, (primeira leitura - At 2, 14a. 36-41), fazendo em Jerusalém.   Depois de ter feito, também ele, tal Experiência do Poder do Bom Pastor, Pedro toma a Palavra e, não exita em afirmar que "Aquele que fora morto e sepultado está Vivo e, se tornou Senhor de Todos".   Tal discurso conduziu o Povo = Rebanho, à aflição e, diante desta aflição, perguntam: "Que devemos FAZER?"   Esta é a grande pergunta que cada Ovelha deve ser fazer.   E, a resposta é, sempre, a mesma: "Conversão, Batismo para o Perdão dos Pecados = que produziu a Morte do Bom Pastor e, Recepção do Espírito Santo!"   Tudo isso dará condições ao Rebanho de não "seguir a voz dos estranhos e, consequentemente, vir a se perder".

Fazer a Experiência com Jesus, Bom Pastor, nos conduzirá pelos Caminhos que Ele trilhou: dor, sofrimento, morte mas, também, Ressureição!   É isto que São Pedro (segunda leitura - I Pd 2, 20b-25), afirma: "sofrer, com paciência, por termos feito o bem, nos torna agradáveis a Deus pois, Jesus - o Bom Pastor, também fez assim".   Toda a vida de dor e de entrega do Senhor serviu para nos "trazer de volta para o Pastor e Guarda de nossas vidas" pois, até então, "vagávamos como ovelhas desgarradas".

Que Deus, nosso Senhor e Pastor, nos conduza a todos (as) pelos seus Caminhos.   Assim seja!

OREMOS:

Ó Deus, Pastor e Guia de nossas vidas, nós Te louvamos, bendizemos e agradecemos pos estar sempre nos reconduzindo ao Redil de onde saímos, atraídos pelas "vozes doces e mansas" dos "falsos pastores".   Dai-nos a graça de crescer na INTIMIDADE Contigo para não nos perdermos em Caminhos deistantes de Ti.   Isto Vos pedimos Pai, pelos merecimentos de Jesus, que Convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo!   Amém!  


     

2 comentários:

  1. O Aprisco é a igreja, as ovelhas são os fieis.

    Entrar pela porta e ser enviado por Deus, procurar sinceramente os interesses de Deus.
    A maior alegria que um cristão pode dar a Jesus é a conversão dos pecadores, dos que se acham fora da igreja.

    Jesus veio ao mundo para nos salvar da escravidão do pecado, morrendo na cruz por nós.

    São estes os sinais por onde ele nos conhece: amor, paciência e obediência.
    Conhece a Jesus é compreender os tesouros ocultos em seu coração e, deste conhecimento nascera o amor, a confiança e a imitação.

    Jesus não é somente o bom pastor, mas ainda a bondade de Deus sob a forma de um pastor.

    A igreja tem seus bons pastores, mas só Jesus é o bom pastor. Os pastores da igreja serão bons só enquanto estiver em união com Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Querido padre,
    Bom sentir-se ovelha cuidada e amada por um pastor como Jesus. Muito bom saber que fazemos parte de um mesmo redil, que somos iguais( nem melhores, nem piores), somos todos amados por Ele.
    Pouco importa onde estamos agora, importa é saber que Ele dá sua vida pelo resgate da minha vida, da nossa vida!!
    Obrigada, Pe.Ezaques, por se mostrar tantas vezes essa "ovelha-pastor" que nos aponta a trilha que precisamos seguir para dar de encontro com a Porta desse redil e com o NOSSO AMADO e BOM PASTOR.

    ResponderExcluir