terça-feira, 24 de maio de 2011

"Quinto Domingo da Páscoa: Viver na Casa do Pai!" - 22 de Maio de 2011

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Ressuscitado!

Neste domingo, a Palavra de Deus nos apresenta uma parte do discurso de despedida de Jesus (Jo 14)aonde o Senhor nos pede para não ficarmos preocupados com o que virá no Caminho que Ele nos apresenta mas que tenhamos "fé em Deus e, Nele também".   Nos garante que está indo para  a Casa do Pai e, lá nos prepará um lugar pois na Casa de seu Pai "há muitas moradas" e, com certeza, uma dessas poderá ser a nossa.

Daí, nos perguntamos: "Que Casa é essa da qual fala o Senhor?"   "Será o Céu e, Céu pensado como algum local reservado para depois da morte?" 

A Casa doPai de que fala o Senhor não é o Céu (algo para depois) mas, a própria Comunidade (algo para agora).   Nesta Comunidade, há muitas moradas e, uma, com certeza é para nós.   Para a Comunidade, todos sabemos o Caminho pois o Caminho é o próprio Senhor, sua Vida: Palavra e Ação!   Etramos na Comunidade com o objetivo de prolongar o Senhor na nossa História.   Conhecê-Lo (ver, escutar, conviver com Ele), será fundamental.   Ter este conhecimento de Jesus, nos fará compreender quem é  oPai pois, Jesus é a revelação humana do Pai.

Essa ideia da Casa do Pai como sendo a Comunidade nos faz ligar o Evangelho com a segunda leitura de São Pedro.   Aqui, o Apóstolo nos lembra que "Cristo é a pedra fundamental e que em Cristo todos nós somos convidados a se integrar como pedras vivas".   As pedras vivas se unem para formar um edifício espiritual de modo que, unidas tais pedras revelem ao mundo a salvação que vem de Deus.

Uma Comunidade bem estruturada é capaz de dar conta de todos as necessidades que se apresentarem.   É isso que vemos na ação apostólica, an primeira leitura.   Dainte de uma necessidade que se apresentou, os apóstolos resolveram pedir para  Comunidade apresentar um novo grupo que pudesse dar conta da nova necessidade: cuidado para com as viúvas gregas.

Assim, neste quinto domingo, a Palavra pode ser resumida como um convite que o Senhor nos faz para aderirmos à Vida de Comunidade e, na Comunidade fazermos a nossa parte para que Ele consiga continuar sendo revelado ao mundo.

OREMOS:

Deus de Amor e bondade, nós te louvamos, bendizemos e agradecemos por nos mostrar que na vossa casa há muitas moradas.   Vos pedimos, concedais a cada um de nós a graça de podermos morar lá convosco.   Isto vos pedimos pelos merecimentos de Jsus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário