sábado, 19 de maio de 2012

"Solenidade da Ascensão do Senhor: Jesus que volta para o Pai, deixa aos Discípulos a Missão de continuar o que ele começou!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria chegamos à Solenidade da Ascensão do Senhor e, celebrar tal Solenidade deve ser para cada um (a) de nós uma oportunidade para refletir sobre o seu real sentido, isto é: Jesus Ressuscitado, ao voltar para a Casa do Pai, deixa aos seus a Missão que era Sua!   A Ascensão do Senhor é a Solenidade da "troca de comando": os discípulos devem ser e fazer tudo o que o Senhor era e fazia!

No Evangelho da Celebração de hoje (Mc 16, 15-20) temos a narrativa da Ascensão que é antecedida pelas últimas orientações do Senhor aos seus seguidores.   Alguns pontos nos chamam a atenção.   Vejamos:

a) "Os discípulos são enviados ao mundo inteiro com a missão de anunciarem o Evangelho a todos".   Não pode haver local ou pessoa aonde esta boa notícia do Evangelho não chegue; não há espaço para discriminação, escolhas mesquinhas ou "achismos" baratos do tipo "este não serve!" ou: "este não dá!"  A ordem do Ressuscitado é que TODOS, de TODOS OS LUGARES saibam a Boa Nova, ou seja, que TODOS, de TODOS OS LUGARES compreendam que Deus, no Seu Infinito Amor por cada um (a), em Seu Filho Jesus, os Salvou;

b) Receber tal anúncio é causa de CONVERSÃO, fazendo surgir no ouvinte a FÉ e, aqui temos a condição, de acordo com o Evangelho de hoje, para a Salvação: "Quem crer e for batizado será salvo!"

c) Em seguida temos os "sinais que acompanharão aqueles que crerem": trocando em miúdos, podemos afirmar que a presença de Deus na vida das pessoas será a certeza de que o mal nunca poderá vencer (demônios, veneno mortal, doenças ...) tudo isso é vencido pela força do poder de Deus que seguirá os crentes pelo mundo afora;

Depois destas palavras, o Senhor "subiu aos céus e está sentado à direita do Pai".   Esta palavras estão no Credo que professamos em todas as Celebrações e, afirmar esta verdade significa que acreditamos que o Senhor Ressuscitado, pela obediência à vontade do Pai, recebeu do mesmo a maior honra: "SENTAR-SE À SUA DIREITA!"   Daí, podemos concluir que, assim como Jesus, todos (as) e cada um (a) de nós que cremos Nele, um dia estaremos.   A saída de Jesus deste mundo não é sinônimo de distanciamento de nós que aqui ficamos mas, ao contrário, a sua saída deve alimentar em cada um (a) a certeza que um dia estaremos todos juntos, "À Direita do Pai!"

d) Ter feito esta experiência com o Senhor, deu aos discípulos condições de cumprir a Missão que lhes foi confiada: "Os discípulos, então, saíram e pregaram por toda parte!"   

e) A Promessa do Senhor se cumpre: "O Senhor confirmava a sua pregação por meio dos sinais que a acompanhavam!"

Como é bonita a mensagem desta Solenidade!   Uma Mensagem de Esperança e de Fé para impulsionar os crentes para o cumprimento da Missão: "Dar continuidade, com a própria vida, à Vida do Senhor Jesus!"

Na Primeira Leitura (At 1, 1-11) vemos a preocupação do escritor sagrado em dar respostas às questões que alguns dos seguidores do Senhor se fazia por ocasião do final do Séc. I.   Havia entre as Comunidades uma inquietação proveniente da expectativa sobre a vinda do Senhor que parecia não aconteceria nunca.   Perguntas do tipo "Quando irá se cumprir o Reino de Deus?" ou "Quando voltará o Senhor?" eram frequentes.   Como o Senhor tardasse, muitos começaram a cair no desânimo e, dessa forma, começaram a abandonar a missão que o Senhor havia dado (lembre-se o Evangelho de hoje!).   Para responder a estas e outras questões, o autor sagrado escreve esta página no início do Livro dos Atos dos Apóstolos.

Começa fazendo uma ligação entre o Evangelho que escreveu (Lucas) e, esta segunda Obra que, na verdade, é continuação da primeira.   Na primeira obra tratou da "Vida de Jesus desde o começo até o dia em que foi levado para o céu".   Antes, porém, ordenou aos seus que não se afastassem de Jerusalém até que a Promessa se cumprisse, isto é, até o derramamento do Espírito que seria o Protagonista da Missão dos Discípulos!

Enquanto comiam, um dos discípulos pergunta ao Senhor se seria AGORA o tempo da vitória sobre os inimigos e, Jesus responde: Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com sua própria autoridade!"   Não é missão dos discípulos especular à respeito dos tempos e momentos que o Pai determinou pois a missão é outra: "Pregar o Evangelho a toda criatura em todos os cantos  mundo!"   A descida do Espírito Santo dará as condições para que a comunidade não se perca com pontos que não importantes.  É o Espírito Santo quem proporcionará aos discípulos todas as condições para a missão: "Testemunhar as Obras do Senhor em Jerusalém,, em toda a Judéia e na Samaria, e até os CONFINS DA TERRA!"

Para tanto, não é possível ficar de "CARA PRA CIMA" mas o Senhor que subiu irá voltar e, quando isso acontecer, deverá nos encontrar (a todos (as)) cumprindo a Missão: "Anunciá-Lo até os CONFINS DA TERRA!"

Este tempo que vai da Ascensão à volta do Senhor é tempo de Missão da Igreja e, para cumprir esta Missão com louvor, ela conta com a Força do Alto, com os Dons do Espírito Santo (que celebraremos no próximo domingo).   Abrir-se ao Espírito Santo é condição para o sucesso da Missão.

Por fim, na Segunda Leitura (Ef 1, 17-23) temos a intercessão de Paulo para que "o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o  Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer!"   

É isto que durante esta semana nós iremos pedir: "o Espírito Santo para nos revelar a vontade do Pai à respeito de cada (a) de nós!"

Que a Celebração da Ascensão do Senhor nos impulsione para o cumprimento da nossa Missão no mundo!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário