sábado, 13 de abril de 2013

"III Domingo da Páscoa: A Experiência com o Ressuscitado que nos conduz à Fidelidade à Missão!" - 14 de Abril de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Ressuscitado!

Com alegria caminhamos com a Igreja nesse Tempo da Páscoa e, na medida em que avançamos em nossa Caminhada de Fé, vamos fazendo a Experiência com o Ressuscitado e fortalecendo a nossa Fidelidade na Missão.

Nesses primeiros domingos pascais, estamos acompanhando as aparições do Ressuscitado e, nos perguntamos sobre os motivos que levaram os Evangelistas a narrarem para as suas Comunidades e para nós tais aparições.   E, acredito piamente, que o principal motivo foi o fato de ser a Ressurreição uma Realidade que escapa à nossa compreensão meramente humana.   A Ressurreição não é algo que se compreenda, única e exclusivamente, pela mente humana mas, para que a mente humana possa compreender e aceitar "tal absurdo de nossa Fé" será preciso fazer a EXPERIÊNCIA COM O RESSUSCITADO pois, caso não se faça tal EXPERIÊNCIA, viver a Missão que dela decorre, será impossível.

Assim, mais uma vez, a Liturgia da Igreja, nesse Terceiro Domingo da Páscoa nos apresenta um trecho evangélico (Jo 21, 1-19) que, assim como outros que tratam das aparições do Ressuscitado, nos revela alguns pontos essenciais para nossa Caminhada de Fé.   Vejamos:

a) O desejo de voltar às práticas (vida) do passado: os discípulos estão reunidos e, sem a presença do Mestre - que havia sido crucificado, morto e sepultado - desejam voltar para a vida que levavam antes de serem chamado pelo Senhor: "Vou pescar!"  Diz Pedro.   E, os outros respondem: "Também vamos contigo!"   A Experiência da Morte é algo tão terrível e assustador, tão doído e desesperador que diante dela é como se a vida não tivesse jeito, não tivesse sentido.   A única saída é voltar e dar seguimento à vida nos estilo que se vivia antes.   Jesus havia alimentado, é certo, uma fé e esperança novas de que tudo seria diferente mas, apesar dos seus discursos e milagre, Ele estava morto pois a última experiência que Dele fizeram foi a da Cruz;

b) O trabalho sem Deus é inútil e esforço improdutivo: os discípulos lutam uma noite toda mas, ao contrário do que esperavam, nada pescam.   Não deixemos para trás a informação de que eram exímios pescadores, eram profissionais e, deviam saber, muito bem, o que estavam fazendo.   Porém, o fato é que nada pescaram naquela noite;

c) O Encontro com o Senhor na praia e o Milagre da Pesca: voltando para casa desanimados - pois, nada pescaram -, chegando na praia se deparam com alguém desconhecido aparentemente que pede algo do trabalho de uma noite inteira porém, não há nada para oferecer.   Nesse momento, o ilustre desconhecido ordena que lancem a rede à direita da barca e encontrariam os peixes que ao longo de uma noite inteira não conseguiram.   Seguindo a ordem dada, a surpresa: uma grande quantidade de peixes que quase não conseguiam puxar a rede para dentro da barca;

d) O Reconhecimento do Senhor Ressuscitado: ao milagre da pesca, segue-se o reconhecimento de que  Aquele que fora crucificado está vivo e presente no meio deles.   Segue-se o encontro com o Senhor que, assumindo a liderança - já tem tudo preparado na margem da praia - oferece o pão e o peixe para comerem.   Nesse momento não há mais o que temer pois a Experiência que fazem com o Ressuscitado lhes oferece a Certeza que precisam para o desempenho da Missão que lhes será dada;

e) A missão: cuidar, apascentar o Rebanho do Ressuscitado e, para tanto é preciso AMOR:  à aparição, segue-se o diálogo de Jesus Ressuscitado com Pedro.   Esse Diálogo é extremamente importante para todo aquele que deseja cumprir a Vontade de Deus em sua vida.   Questionado sobre o Amor que nutria para com o Mestre, recebe do mesmo a Missão de apascentar, de cuidar do seu rebanho, de suas ovelhas, de seus cordeiros.   O povo que é de Deus será cuidado por aqueles e aquelas que fizerem uma Experiência de Vida Nova que a Páscoa proporciona.

É esta Experiência que modifica a Vida dos Discípulos e, de homens medrosos passam a  ter coragem de enfrentar, até a estrutura que levou Jesus à morte: o Sinédrio.   Na Primeira Leitura (At 5, 27b-32. 40b-41) temos o relato do enfrentamento que os Apóstolos fazem com o Sinédrio, com o Sumo Sacerdote e, ao serem interrogados sobre os motivos que os levaram a continuar falando em nome do Crucificado, respondem: É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens!"   Que coragem a desses homens simples, pobres, incultos!   Enfrentar autoridades constituídas com tanto vigor só tendo feito uma Experiência que lhes desse tal respaldo!

Por fim, o texto do Apocalipse proclamado na Segunda Leitura (Ap 5, 11-14) nos revela a glorificação Daquele que fora condenado à morte e morte de Cruz: está sentado no trono e servido por milhares e milhões que O proclamam digno de receber a honra, a glória, o poder e o louvor!   Ele é o Cordeiro Imolado por nós e, para Ele toda glória e louvor para sempre!

Peçamos a Deus, nesse Terceiro Domingo da Páscoa que nos ajude a fazer a Experiência com o Ressuscitado e, dessa forma, termos a nossa Missão de apascentar o Rebanho - que é Dele - com o Amor que Dele recebemos!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário