quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Solenidade da Santíssima Trindade: Deus, Comunhão de Pessoas se dá a conhecer aos Homens e Mulheres!" - 26 de Maio de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com grande alegria estamos retomando, na Vida da Igreja, os Finais de Semana do Tempo Comum e, dessa forma, somos convidados a compreender que Deus nos chama a ser santos e santas como Ele é Santo.   Durante o Tempo Comum, a Igreja é convidada a buscar em Deus a força e as condições para alcançar a Santidade que tem Ele como Fonte, como Origem.   Assim, nada mais interessante do que retomarmos tal Tempo Comum com a Solenidade da Santíssima Trindade pois o objetivo da mesma é nos ajudar a entender quem é esse Deus que nós dizemos acreditar.

Às vezes somos tentados a pensar que Deus é o mesmo para todos (as) mas, isso não é verdade pois, como sempre eu digo, se assim fosse estaríamos TODOS (AS) no mesmo local, na mesma Religião e, isso não acontece.   Daí, é importante que nos perguntemos constantemente, quem é esse Deus que professamos como Verdade em nossas Vida?    Quais são as suas características marcantes para que possamos restaurar em nós a Sua Imagem e Semelhança?   A Palavra de Deus de hoje quer nos ajudar nessa reflexão.

Assim, a Primeira Leitura (Pr 8, 22-31) nos apresenta a Sabedoria de Deus personificada em uma Pessoa.   Essa Sabedoria estava junto do Senhor desde as origens e, mais ainda, é por Ela que o Senhor criou tudo o que existe.   Antes de Tudo ela foi gerada para que TUDO se fizesse em Seu nome.   Por fim, o texto revela que a Sabedoria "brinca na superfície da terra e tem a sua maior alegria no estar com os filhos dos homens!"   

Que beleza de texto pois nos revela a unidade entre Pai e Filho, as duas Pessoas da Santíssima Trindade e, mais ainda, a interdependência (se é que podemos falara assim!) de uma para com a outra Pessoa.   De fato, no Livro do Gênesis encontramos, nas narrativas da Criação essa Unidade entre as Pessoas Divinas e, o Pai Cria por força da Sua Palavra, do Verbo, da Sabedoria: ao FAÇA-SE do PAI as coisas começaram a existir!

O pecado desvirtuou o Projeto Divino da Criação e, por isso, na plenitude dos tempos a Palavra (Sabedoria) do Pai se ENCARNOU E HABITOU ENTRE NÓS!   Essa Palavra Encarnada é Jesus que veio para nos apresentar o Caminho de volta para o Pai.   Tal obra de retorno ao Pai, iniciada por jesus será levada a bom termo pela Ação do Espírito Santo (Terceira Pessoa da Trindade) e que nos está apresentado no Evangelho de hoje (Jo 16, 12-15) pois Ele é o Espírito da Verdade (e Deus é a Verdade) e nos ensinará e nos conduzirá à plena Verdade.   É esse Espírito Santo, Espírito da Verdade que nos ajudará a glorificará o Pai e o Filho como Eles merecem e desejam ser glorificados!

Por fim, a Segunda Leitura (Rm 5, 1-5)  nos apresenta a nossa nova condição em relação a Deus, o Pai: estamos, pela fé, reconciliados com Ele por meio de Jesus.   Viver como Jesus viveu e fazer o que Ele fez, só por obra e graça do Espírito Santo: é Ele quem nos fortalece para vencer as Tribulações, produzir constância, que nos leva a Virtude Provada, que por sua vez desabrocha na Esperança e, esta não decepciona pois o Amor de Deus nos dado, foi posto em nossos Corações por esse mesmo Espírito.

Que Deus, Uno e Trino nos conduza ao conhecimento pleno e perfeito de Seu Ser e, dessa forma, guiados pelo Espírito possamos RESTAURAR A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA EM NÓS!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário