quinta-feira, 30 de maio de 2013

"Solenidade do Sagrado Coração de Jesus: O Amor Salvador de Deus revelado no Coração do Filho!" - 07 de Junho de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, com toda a Igreja a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e. marcamos esse dia com a Jornada Mundial de Orações pela Santificação do Clero.

A Solenidade de hoje nos quer revelar o imenso Amor de Deus, o Pai que para salvar a todos (as) foi capaz de nos enviar o Seu próprio Filho para, morrendo na Cruz por nós, nos levar à compreensão do Seu Amor. O Coração é a sede dos sentimentos e dele brota, também, o Amor do Pai pelos seus.

A Palavra de Deus da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus vai ao encontro dessa compreensão: o quanto Deus nos ama e, o que o Seu Infinito Amor é capaz de fazer por nós!

Assim, na Primeira Leitura (Ez 34, 11-16) temos a manifestação de Javé Deus por meio do Profeta Ezequiel.   Numa terra de Exílio, aonde o povo estava perdendo a fé e a esperança, Deus, se apresenta como Aquele que irá se tornar o Bom Pastor do Rebanho.    As ovelhas que foram dispersadas pelos falsos pastores que só quiseram explorar, matar, roubar agora terão a alegria de se encontrar com o seu verdadeiro Pastor.   O Bom Pastor irá cuidar, resgatar o rebanho de todos os lugares para onde fora disperso.   O Senhor, o bom Pastor, irá trazê-las de volta para o seu país, para a sua terra; Ele irá apascentá-las e levá-las para lugares seguros e com fartura de água e comida.   Não terão mais medo, sede ou fome pois o Senhor, o Bom Pastor, cuidará de cada uma delas.

Essa Leitura está em perfeita sintonia com a Parábola Evangélica de hoje (Lc 15 3,7) aonde Jesus, o revelador do Deus do Primeiro Testamento anuncia que Ele é o Pastor que Ezequiel anunciou.   Sua Parábola está à serviço da compreensão de quem é, de fato, Deus, o Pai.   Ele não é como queriam os seus interlocutores (fariseus e doutores da lei) mas, um Pai de Amor que faz festa quando recupera uma só de suas ovelhas que se perdera.   Ele é capaz de "largar" 99 ovelhas no redil para ir, loucamente, atrás daquela que se extraviou seja por qual motivo for.   Ao encontrá-la coloca-a nos ombros e a leva segura para o redil e, não bastando tudo isso, ainda faz festa com os amigos para comemorar o resgate com sucesso que fez.   O texto parabólico se conclui com a afirmação de Jesus de que assim acontece no céu: há mais alegria por um pecador que se converte e se salva do que por 99 justos que não necessitam de conversão (ou melhor dizendo: pensam não necessitar!)

Tudo isso é obra da ação do Espírito Santo em nós.    Abrir-se a Ele e a sua ação é o caminho para compreendermos Deus como Ele é de verdade.   Isso nos fala o Apóstolo Paulo na Segunda Leitura (Rm 5, 5b-11).   É preciso compreender o que o Amor de Deus foi capaz de fazer por nós: permitiu a morte do Seu Filho quando éramos pecadores.   O que não será capaz de fazer agora que já estamos justificados?    

O Sagrado Coração de Jesus é a manifestação desse Amor Infinito de Deus por cada um de nós.   Celebrar tal Solenidade deve nos conduzir à compreensão desse Amor e, mais ainda, deve produzir em cada um (a) de nós o desejo de manifestar tal Amor por uma Vida que seja Sinal do mesmo!
Que Deus nos conceda tal graça!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário