sábado, 31 de maio de 2014

"V Domingo da Páscoa: A Fé em Deus revelado no Cristo Ressuscitado lança fora todo e qualquer temor!" - 18 de Maio de 2014

Amados irmãos e irmãs, paz e bem no Cristo Ressuscitado!

Celebramos, com a Igreja no Mundo, o V Domingo do Tempo da Páscoa e, entrando na reta final do mesmo, somos convidados a reforçar a nossa Experiência com o Senhor Jesus para não temermos a Missão que nos está reservada após a sua volta para o Pai.

A Palavra de Deus hoje, partindo do Evangelho (Jo 14, 1-12) para que possamos ter uma compreensão melhor, nos conduzirá ao texto de Jo 13 pois foi o ocorrido lá que gerou o que ouvimos hoje.   Voltando no texto evangélico, vemos que em Jo 13 ocorre o que escutamos na Noite da Quinta-feira Santa: Jesus está reunido com os seus discípulos para a Última Ceia e, de repente, tem uma atitude, no mínimo estranha: Ele, que é o Mestre e Senhor do Grupo, se levanta, retira o manto (sinal de sua superioridade), amarra uma toalha na cintura idealizando um avental (sinal de serviço) e começa a lavar os pés dos presentes.   Isso gera um enorme desconforto pois, afinal de contas, os presentes estavam acostumados com o modo de pensar e agir do mundo e, nesse caso, não é possível que quem é Maior lave os pés de quem é menor.   Pedro resiste por algum momento mas o Senhor diz que se não lavasse os seus pés, ele (Pedro) não teria parte com Ele (Jesus).   Aqui, parece que Jesus queira dizer que se Pedro não aceitasse tal gesto, com certeza, teria dificuldade de dar continuidade ao mesmo em seus irmãos e, nesse caso, poria todo o Projeto do Senhor a perder.   Pedro aceita e o fato continua.   Por fim, Jesus terminando de lavar os pés de TODOS coloca novamente o manto mas sem tirar o avental pois o espírito de serviço permanece com Ele e pergunta se TODOS entenderam o que Ele acabara de fazer e explica: Eu Sou Mestre e Senhor e assim vocês me chamam e Eu O Sou de fato.   Se Eu, vosso Mestre e Senhor vos lavei os pés é para que vocês aprendam essa lição: no Mundo vocês só serão RECONHECIDOS COMO MEUS DISCÍPULOS se repetirem o que Eu acabei de fazer entre vocês!   Essas palavras de Jesus devem ter caído como uma "bomba" no coração dos presentes pois, afinal de contas, muitos esperavam que Jesus fosse inaugurar um Reino Terreno e daria a cada um deles poder à moda do mundo para manda e desmandar ou, melhor dizendo, para exigir que os menores lhes lavasses os pés e nunca o contrário.   Isso PERTURBOU O CORAÇÃO DE TODOS!

Sentindo que o impacto do Seu gesto foi enorme, Jesus pronuncia o que escutamos no Evangelho de hoje conhecido como "Discurso de Despedida de Jesus".   Ele chama a atenção dos discípulos e diz que eles não precisariam ficar perturbados mas, ao contrário, deveriam acalmar os corações pois Ele tinha uma solução para o problema.   Lavar os pés dos irmãos menores que nós é, de fato, muito difícil e, eu diria que é impossível humanamente falando.   Mas, o Senhor que deu o exemplo e pede para os Seus fazerem o mesmo que Ele fez, tem a receita: TER FÉ EM DEUS E TER FÉ NELE TAMBÉM!   A Fé é um DOM que Deus nos dá.   Ninguém nasce ou pode por si mesmo produzir Fé em sua Vida.   Ela é um DOM, um PRESENTE e, como tal vem de fora de nós para dentro de nós.   Quem oferece tal DOM é o próprio Deus e, Ele faz isso porque sabe que, por nós mesmos, fazemos, diga-se de passagem, mal e porcamente, o que é desse mundo.   Ora, se o homem e a mulher fazer "mal e porcamente" o que é próprio deles, como conseguirão fazer o que é próprio de Deus?   Só há um jeito: É preciso ter FÉ!   A Fé é esse Dom, é a FORÇA DE DEUS que nos é oferecida pelo próprio Deus para que possamos realizar as obras que são próprias Dele!   Sem esse Dom agindo em nós, nada feito!

O Senhor Jesus prepara para nós um lugar para que possamos desenvolver os Dons que nos é oferecido pois na "CASA DE SEU PAI HÁ MUITAS MORADAS" , isto é, na Sua Igreja, na Sua Comunidade há moradas que são próprias para cada um de nós, feitas sob medida para cada um (a) pois se assim não fosse, Ele nos teria dito.   Seguir para essa Comunidade é fácil pois o Caminho já nos foi apresentado: É Ele mesmo o Caminho, seguido na Verdade que nos conduzirá à Vida!

Estar com Jesus e seguir pelo Caminho que é Ele mesmo é o mesmo que estar com o Pai e seguir pelo Caminho que o Pai propõe e espera que trilhemos pois que o vê, vê o Pai uma vez que Ele e o Pai são um só!   Quem acredita Nele e em Sua Palavra faz as obras que Ele fez (o lava-pés, por exemplo, que perturbou os corações dos presentes na Última Ceia) e fará ainda MAIORES QUE ESTA!

Ora, quando experimentamos a força da Fé que a Ressurreição nos dá, somos capazes, de fato, de realizar as obras que nos são apresentadas, resolvendo todo e qualquer problema que a "Casa do Pai", isto é, a Comunidade possa apresentar.   Isso vemos realizado na Primeira Leitura de hoje (At 6, 1-7) quando a Comunidade primitiva que crescia a olhos vistos tem um grande problema: ela se divide!   Ocorre uma precedência das viúvas de origem judaica em detrimento das viúvas de origem grega numa Comunidade que diz acreditar num Deus que não faz acepção de pessoas!   Isso é um escândalo!   Como na "Casa do Pai" há muitas moradas e todos podem lá se achegar, não é possível que pessoas fiquem sem solução para os seus problemas.   Daí, movidos pela Fé, os Apóstolos tomam uma decisão: há um problema e o mesmo precisa ser solucionado!   Somos poucos e não está certo deixar o que é próprio nosso para servir as mesas!   A Comunidade precisa se organizar para dar conta das suas necessidades pois quando a Comunidade cresce, crescem os trabalhos que necessitarão ser realizados para o atendimento de todos e todos deverão ajudar mais.   Surge, aqui, um Novo Ministério na Comunidade: a Diaconia = Servidores da Mesa!   Assim, todas as viúvas poderão ser bem atendidas!

É assim que a Igreja vai se construindo e se consolidando no mundo como um SINAL de CRISTO, Pedra Viva sobre a qual nos colocamos para formar o Edifício Espiritual.   É isso que São Pedro, na Segunda Leitura (I Pd 2, 4-9) nos fala.   Jesus, Caminho, Verdade e Vida é a Pedra rejeitada: nela os fieis se constroem como Edifício Espiritual e, Nela tropeçam os que não têm Fé em Seu Nome!

Que Deus nos ajude a viver a Sua Vontade a nosso respeito e nos aumente a Fé para que possamos realizar as obras concernentes à essa Fé!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!
Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário