sexta-feira, 3 de outubro de 2014

"Ide pelo mundo e a TODOS PREGAI O EVANGELHO!" - Outubro de 2014

Caros irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Depois de um tempo sem escrever, volto no início desse Mês de Outubro - Mês Missionário, acreditando que os nossos textos são, de certa forma, também um trabalho de missão.   Não que o mundo virtual substitua o contato real, corpo a corpo, mas,  de certa forma, a utilização da tecnologia pode auxiliar na divulgação do Evangelho e do Reino de Deus.

Vivemos, em toda a Igreja, esse mês dedicado às Missões e, dessa forma, somos convidados a compreender que Deus, mesmo sendo Todo Poderoso, quer contar com cada um de nós para fazer acontecer nesse mundo o Seu Reino.   Cada um, independente do que seja ou faça, a partir do momento que faz a sua experiência de fé com Deus, se sente movimentado a colocar à serviço dos irmãos tudo aquilo que é e possui pois a missão não é um mero detalhe em nossa caminhada de fé mas ela faz parte do nosso DNA de Cristão.   A Igreja nasce da Missão e para a Missão.

Há um ano e meio (mais ou menos - abril de 2013) a Igreja no Brasil nos lançou um desafio por meio do Documento 104 da CNBB nos propondo uma remodelação da estrutura paroquial de modo que a mesmo deixasse a sua centralização e fosse ao encontro de TODOS.   "Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia (Documento de Estudo - Verde - 104) nos ofereceu a possibilidade de compreender a Missão como parte essencial e integrante da Vida Paroquial.   Em nossa Paróquia Santa Cruz, logo de cara (Junho/2013) nos reunimos e propomos e a criação dessas Comunidades Missionárias, Intinerantes que pudessem corresponder aos apelos dos nossos Bispos.   Em Agosto/2013, no Primeiro Domingo do Mês Vocacional fizemos o envio das 09 Comunidades que viveriam sob o lema: "Conviver para Conhecer; Conhecer para formar Comunidade!"   Cercamos o nosso território paroquial com essas Comunidades Missionárias que celebram a a Fé uma vez por semana, de casa em casa, formando verdadeira famílias missionárias e, a Paróquia como um todo, um ano após tal envio, pode perceber os frutos: aumento da qualidade e quantidade de fieis. maior harmonia entre os membros, empenho, dedicação, alegria de se encontrar, maior conhecimento das dores e alegrias, angústias e esperanças dos irmãos, um serviço melhor prestado que vai ao encontro das reais necessidades do nosso povo, entre outros.

Queremos pedir ao Pai que nos ajude em nosso trabalho missionário e que crescendo no conhecimento e compreensão de Sua Palavra nos tornemos em nosso mundo Sinais cada vez mais vivos de Sua Presença!   Que a intercessão de São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Patronos da Missão na Igreja, nos alcance a graça da fidelidade à Vontade de Deus até o fim!   Assim seja!

P.S.: As nossa Comunidade Missionárias se encontram às quintas e sextas, às 20:00h, em alguma casa que pertence ao território das mesmas.  Hoje temos as Comunidades São Francisco de Assis (região do entorno da Matriz Santa Cruz), Sagrado Coração de Jesus (região da Rua Juacema), Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Bento (são duas Comunidades que estão juntas nesse semestre - região do Bananeiro até Andréa de Firenze e Hugo Lacorte), São Miguel Arcanjo (região próxima da Comunidade Santa Rita de Cássia), Nossa Senhora das Graças (Jd. Rebouças), Santo Antônio de Pádua (Olaria), São José, Esposo de Maria (Jd. Maria Duarte e Prédios da Jaracatiá) e Jesus Misericordioso (Condomínios na Estrada do Campo Limpo - Vilage do Morumbi e Novo Pirajussara).

Fica o convite para TODOS conhecerem e participarem da Vida de nossas Comunidades Missionárias.   Há uma perto de você!

Fiquem em paz e até a próxima!

Pe. Ezaques Tavares

Um comentário:

  1. Que bom que o senhor voltou a escrever, suas palavras são inspiradoras!

    ResponderExcluir