sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA: Fazei tudo o que Ele vos disser!" - 12 de Outubro de 2014

Caros irmãos e irmãs, paz  e bem em Cristo Jesus!

Com alegria celebramos a Solenidade de nossa Padroeira Maior: Nossa Senhora da Conceição Aparecida e esta é uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre o papel de Maria em nossa caminhada de fé. Como católicos devemos ter uma devoção sadia para com Nossa Senhora tendo clareza de que tal devoção nos levará plenamente ao nosso Senhor Jesus.   Toda devoção mariana que não nos leva para Deus possui algum erro que necessita ser acertado.   Refletindo a Palavra de Deus teremos condições de compreender mais e melhor o papel de Maria na História da Salvação e, dessa forma, poderemos nutrir a nossa devoção mais verdadeiramente.

A Primeira Leitura (Est 5, 1b-2; 7, 2b-3) é um trecho curto que nos apresenta a figura de Ester como aquela  que intercede pelo seu povo que está em perigo de extermínio pleno e total.   A ganância e o desejo de poder do Primeiro Ministro do Palácio (Amã), que desejava ser honrado e adorado como "deus" terá no povo judeu uma espécie de "calcanhar de aquiles" pois o mesmo (povo judeu) não aceita prestar tal honra a um homem como qualquer outro: "adorarás somente ao Senhor Deus e somente a Ele prestarás culto!"   Ester que ocupa o posto de rainha do rei Assuero sente o peso da responsabilidade e compreende que foi o próprio Deus quem a conduziu até ali para ser a intercessora em favor do Seu Povo.   Podendo pedir tudo que quisesse por conta de sua beleza não hesita em pedir a vida para si mesma e a salvação do seu povo!  E, será exatamente isso que ocorrerá!

A história de Ester nos revela como que ao longo da História da Salvação Deus foi se servindo de mulheres fortes para dar continuidade à Sua Obra.   Mulheres fortes que assumiram o comando e, pondo toda a confiança no Senhor Deus foram capazes de colaborar para que Sua Vontade se estabelecesse no mundo.   Assim, Maria se coloca nessa História que já vinha antes dela (Ester) e se prolonga depois dela.   

No Evangelho (Jo 2, 1-11) com o relato das Bodas de Caná temos a figura da Mulher que sentindo a dificuldade do momento (não há mais vinho) se coloca como intercessora junto Daquele que podia, de fato, fazer algo para impedir que o mal tomasse conta.   Essa Mulher é Maria, a Mãe de Jesus que nos indica, como fez com os serventes, a fidelidade à Palavra do Mestre para que em nossa vidas nunca falte o Vinho Bom, o Melhor que alegrará, de verdade, cada um (a) de nós!   A sensibilidade, o olhar aguçado, saber a quem recorrer na hora exata fazem de Maria figura indispensável.   Ela não faz mas sabe quem pode e irá fazer algo para o mal não domine.

Assim como nas Bodas de Caná nós cremos que Maria continua caminhando na festa de nossas vidas e é capaz de perceber quando o vinho está chegando ao fim e intercede, como Ester, para que o Senhor solucione o problema.   A solução, porém, não dispensa a nossa participação: encher as talhas de água é o nosso papel e o resto o Senhor fará.   Lembre-se: o MILAGRE se dá no encontro do nosso esforço com a Graça de Deus!   Sem esforço de nossa parte não haverá MILAGRE!

Por fim, a Segunda Leitura (Ap 12, 1.5.13a.15-16a) vemos a luta da Mulher (símbolo da Igreja, símbolo de Maria) na sua luta diária contra o Dragão (opositor de Deus).  A Força da Mulher vem de Deus; vencer o Dragão é Obra de Deus e salvaguardar o Filho que nasce da Mulher também o é.   No fundo, no fundo é Deus quem realiza, com perfeição, a Sua Obra.   Nós podemos e devemos colaborar com Ele.

Que Deus nos ajude, pela Intercessão Materna de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a vivermos a nossa Vocação de filhos e filhas no Filho Jesus!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário