sábado, 25 de junho de 2011

"Décimo Terceiro Domingo Comum: Acolher o Irmão é acolher o próprio Deus!" - 26 de Junho de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!
Apesar de termos retomado os domingos do tempo comum no domingo passado, a Solenidade da Santíssima Trindade não nos permitiu celebrar o décimo segundo domingo deste tempo em questão.   Daí, é hoje que estamos, de fato, voltando às celebrações dominicais deste momento litúrgico.

Neste Décimo Terceiro Domingo, a Palavra de Deus nos coloca uma reflexão sobre o acolhimento aos nossos irmãos e irmãs (entendendo-se, aqui, irmãs e irmãos como todos aqueles que Deus, no seu Amor, coloca em nossos caminhos).   Completando este tema, podemos afirmar que acolhida aos irmãos se torna, hoje, condição para o seguimento ao Senhor (além de amá-Lo sobre tudo = cf. Evangelho da Celebração).

Assim, temos na Primeira Leitura - II Rs 4, 8-11.14-16a, uma bela história de acolhida: a sunamita acolhe o profeta Eliseu e, acaba oferecendo ao "homem de Deus" o seu melhor pois acaba construindo um quarto para que o profeta pudesse usar sempre que necessário.   Diante de tão grande acolhida (demonstração de amor), o profeta se sentirá impulsionado a retribuir:  a sunamita sem filhos e com marido já idoso terá a promessa de, no ano seguinte ter o seu prórpio filho (note-se bem que, ao oferecer o possível, a mulher ganahará o impossível).   É assim que o nosso Deus age conosco: quando somos capazes de oferecer aquilo que para n´so é possível (às vezes, difícil, é claro), Ele (Deus) nos oferece o impossível para nós.   Daí, percebemos que a resposta divina é sempre maior pois sua ação vai além do nosso esforço, daquilo que podemos fazer.   Acolher, neste caso em questão, trouxe Deus para a casa da sunamita e, aonde Deus está, o impossível acontece.

No Evangelho - Mt 10, 37-42, vemos Jesus colocando, de forma muito clara, as condições para alguém seguí-Lo:  "AMOR A ELE ACIMA DE TUDO E DE TODOS" e "ACEITAÇÃO DA CRUZ DE CADA DIA".  Viver essas condições não é tarefa simples, nem fácil pois implicará numa renúncia a tudo que queremos, gostamos, renúncia a nós mesmos.   Isso é super complicado!    Mas Jesus nos garante que caso não aceitemos tais condições, não serviremos para o seu seguimento.   É importante e necessário que aprendamos colocar a nossa vida nas mãos Daquele que é o seu verdadeiro dono: Deus!   Perder a vida por Ele é ganhá-la, ao passo que o contrário, isto é, buscar salvar a vida por si mesmo, é perdê-La.

Aceitar Jesus e recebê-LO em sua vida implica em aceitar o próximo e recebê-Lo também pois o Senhor está no próximo que precisa de acolhida.   Isto liga o Evangelho ao tema da Primeira Leitura.   Fazer a nossa parte pelo próximo trará benefícios para nós mesmos: nossa Igualdade com o Senhor, isto é, a nossa Salvação.   O Senhor pede de nós pequenos gestos, pequenas ações - "dar um copo de água fresca a quem tiver sede" - e, em contrapartida, Ele nos oferecerá a Santidade, o Céu.

Para que isso seja verdade em nossas vidas, precisamos viver a verdade da Segunda Leitura de hoje - Rm 6, 3-4. 8-11 - aonde o Apóstolo Paulo nos lembra que o nosso Batismo nos fez morrer com Cristo para o homem velho, pecador, terreno para ressuscitarmos com Ele para a Vida Nova, na Graça, Celestial.   O batizado é aquele que morreu de uma vez por todas para o Pecado e aprendeu a enxergar o mundo com os olhos novos que Deus nos oferece.    Com este Novo Olhar, enxergamos no outro a "Imagem e Semelhança Divinas" que ali estão.    Acolher o outro quando o vemos como "Imagem e Semelhança de Deus" fica muito mais fácil, não acha??????

Oremos:

Deus Pai de Amor e de Bondade, nós Te louvamos, bendizemos e adoramos porque só Tu és Santo.   Te pedimos, hoje, a tua Graça para sermos como queres que sejamos.   Dai-nos a capacidade de viver o nosso batismo a cada dia de nossas vidas e, vendo no outro a Tua Imagem, possamos acolhê-lo na fé.   Isto Te pedimos pelos merecimentos de Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo!    Amém!  

Um comentário:

  1. Ezaques,

    Já sabemos que a maior dificuldade em dar o nosso sim a Deus é quando nos confrontamos com as diferenças entre nós e nossos irmãos, mas tentando conhecer melhor o nosso Deus, eu tenho colocado algumas prioridades em minha vida, abrindo melhor o meu coração para a sua palavra, abrindo a minha mente, junto com suas homilias que tem nos revelado este Deus. E como viver como ele quer? COmo eu e o outro somos a sua imagem e semelhança, o que fazer para aceitar o outro como ele é? E fazendo a minha experiência pessoal com Ele, percebo que não posso exigir do outro o que ele não tem para oferecer; e ontem, no 1º domingo do tempo comum, você falou algo que só vem acrescentar o que tenho de fazer para melhorar a minha relação com o meu próximo: a colocação a respeito da criança e o seu desenvolvimento e o tempo que leva para ela atingir o ponto máximo, e que muitas vezes nem chegará se as bases não forem bem preparadas, ela não evoluirá ao ponto de atingir um grau mínimo de excelência para desenvolver o que lhe foi proposto.

    Que Deus continue lhe dando palavras de excelência para orientar o seu povo.

    Conceição.

    ResponderExcluir