quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Décimo Sétimo Domingo do Tempo Comum: A Sabedoria que opta pelo Reino de Deus!" - 24 de Julho de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Vivemos, hoje, o décimo sétimo domingo comum e continuamos as nossas reflexões sobre o convite que o Senhor nos faz a sermos santos e santas como Ele é Santo!   A cada domingo deste tempo comum, a Palavra de Deus vai nos possibilitando e nos oferecendo pistas para alcançarmos este objetivo.

Neste domingo, a Palavra nos alerta sobre a "Verdadeira Sabedoria" que, quando é obtida por nós, nos torna capazes de abrir mão de TUDO para conquistarmos o "Supremo Bem" que é o "Reino"!

Assim, na Primeira Leitura (I Rs 3, 5.7-12) vemos o rei Salomão após assumir o Trono, indo ao Santuário em Gabaon e, diante da proposta de Javé que lhe permitiu pedir o que quisesse, aproveitou a oportunidade para fazer ao Senhor uma belíssima Oração.   Nesta Oração, o rei reconhece que o Reino, o Poder e o Povo são propriedade Dele (de Deus).    Sabe que foi colocado à frente deste Povo para exercer o Poder à maneira que Ele (Deus) quiser.   Porém, se sente incapaz, jovem demais e, por isso, pede ao Senhor a "SABEDORIA" para ser do jeito que o Senhor quisesse.   A resposta de Javé é imediata pois aquela Oração Lhe agradou.    Salomão não pediu nada para si mesmo mas somente a capacidade de ser para o Povo de Deus o que o próprio Deus e o Povo necessitasse.   Por conta disso, o Senhor lhe concedeu a "SABEDORIA" e, com a mesma, Salomão pôde se tornar o Grande Rei que foi.  

Esta Leitura nos alerta para a verdadeira atitude que devemos ter diante de Deus: reconhecê-Lo como Aquele que pode nos tornar capazes de ser aquilo que Ele quer que sejamos.    Abrir-se à Sua Graça nos capacita para a construção do Reino.    Esta "SABEDORIA", Dom de Deus, nos possibilita realizar escolhas acertadas e que possibilitarão a melhoria de vida para todos.

A Primeira Leitura de hoje nos prepara para a compreensão da Mensagem do Evangelho (Mt 13, 44-52) e, é a conclusão dos textos dos últimos domingos (décimo quinto e décimo sexto).   As três últimas parábolas deste capítulo 13 nos revelam a grandeza do Reino de Deus e nos mostra o que somos capazes de fazer para obtê-Lo.   O Reino de Deus é o Tesouro que está escondido no campo mas, quando alguém O encontra é capaz de vender TUDO para adquirir o campo em questão.   Também é como um comprador de Pérolas que quando encontra A PÉROLA de GRANDE VALOR, abre mão de todas as outras para possuir somente esta.   Às vezes não entendemos o Real Valor das "Coisas do Céu" mas, a partir do momento que compreendemos o Seu Valor somos capazes de coisas impensáveis; abrir mão de tudo passa a ser coisa pequena diante da grandeza e do valor que o Reino possui.

A última parábola nos apresenta o Reino como capaz de portar "peixes bons e maus" mas que no final serão separados por Aquele que é o Seu verdadeiro dono, isto é, o Senhor.

São Paulo aos Romanos (8, 28-30) nos enche de entusiasmo pois nos fala que "para os crentes, tudo é graça e acaba concorrendo para o bem" pois Deus os destinou, desde sempre, à salvação.

Encerrando esta série de três domingos (aonde estudamos as parábolas do capítulo 13 de Mateus - sobre o Reino de Deus), somos convidados a gastarmos as nossas vidas para que o Reino de Deus se faça presente em nosso meio.   Que Deus nos ajude a ser, neste mundo, sinais e construtores deste Reino!   Amém! 

Um comentário:

  1. Pe Ezaques,
    As leituras dos últimos domingos nos faz refletir sobre o que Deus quer fazer de nossas vida, e o exemplo de salomão nos faz pensar em como orar para que isso aconteça.Porém, como identificar oq Deus quer que agente faça? Como saber se o nosso servir está sendo o correto? Falo isso pq podemos nos enganar e estar fazendo algo q não é o q DEUS quer para nós.As vezes tentamos fazer o "maior" sendo q nossa parte é fazer o "pequeno" ou, ao contrário, poderia fazer muito mais, mas nos acostumamos a fazer o pequeno por nos achar incapazes.

    ResponderExcluir