sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Vocação: Dom de Deus à Igreja que reza!"

Caros irmãos e irmãs, paz e bem no Cristo Jesus!

Estamos às portas do Mês de Agosto e, neste mês, a Igreja no Brasil de dica especial atenção à questão vocacional.   Somos convidados à reflexão sobre Deus, a partir da Sua Palavra, tentando compreender que Ele é um Deus que CHAMA = VOCARE = VOCAÇÃO cada um (a) de nós a participar na construção de um Mundo Novo, na construção do Seu Reino, já aqui entre nós, desempenhando um papel = Vocação que ele pensou para todos (as).

Assim, devemos partir da ideia de que nós somos um produto do acaso e, portanto, não podemos pensar que estamos aqui, também, por acaso.   A questão vocacional nos faz entender que a nossa vida tem um propósito, uma razão que foi pensada e querida por Deus desde a eternidade.   Viemos a este mundo, neste tempo de lugar específicos ... por conta de um Deus que tudo sabe.

Diante dessa verdade, entendemos que a primeira vocação a qual somos chamados é a VOCAÇÃO À VIDA:  a nossa vida é um Dom de Deus e só estamos vivos por obra e graça Dele.   Ele é o nosso Criador e o responsável pela manutenção deste mesmo Dom.   Viver é uma Graça e, o simples fato de estarmos vivos deve nos conduzir a constantes ações de graças a Ele.   Você já parou para pensar quantos já não existem mais entre nós - pessoas mais novas, mais velhas, mais bonitas, mais feias, mais sábias, mais ignorantes ... - e, você, por qualquer situação que te escapa por completo, ainda está vivo?   Já parou para se questionar sobre os motivos que te fazem ainda estar vivo (a)?   Se você refletir seriamente, perceberá que tudo tem um propósito (queira você ou não)!

Depois que nascemos, recebemos um outro Chamado, uma Nova Vocação: VOCAÇÃO CRISTÃ!   Vivos, somos convidados a nos tornarmos filhos e filhas de Deus pelo Batismo.   A recepção deste Sacramento na Igreja nos incorpora na Família de Deus, como filhos e filhas no Filho Jesus.   A partir deste momento, tudo de ve mudar pois somos convidados a refletir, com a nossa vida, a Vida do nosso Pai e Deus.   O nosso comportamento, as nossas ações, todo o nosso viver deverão revelar Aquele que cremos ser o Autor da nossa vida.

Como Cristãos e incorporados na Família de Deus, recebemos Novos Chamados, Novas Vocações pois, agora, cada um (a) deverá descobrir o Seu Lugar, a Forma que deverá assumir para revelar a Sua Filiação Divina.   Surgem, aqui, o que chamamos de VOCAÇÕES ESPECÍFICAS.   Tais Vocações são aquelas que cada um (a) se sente impulsionado (a) a assumir por se descobrir realizado nela.   Aqui, a Vida Consagrada, Religiosa, Presbiteral, Ministerial, Profissional, Matrimonial ... se colocam como uma variedade de possibilidades que poderá nos tornar pessoas felizes, realizadas e, automaticamente, colaboradoras da realização e felicidades de outros (as).

Geralmente, a Juventude é o período da vida em que tais possibilidades se abrem à nossa frente.   Trabalhar uma Pastoral Vocacional séria em nossas Comunidades se torna, aqui, uma tarefa extremamente importante.   Será tal Pastoral Vocacional a responsável pela realização de muitas vidas em nosso mundo.

Queremos neste mês de agosto refletir sobre o nosso papel no mundo e, aproveitar as nossas Celebrações, os nossos Encontros Eclesiais para compreendermos o que Deus quer de cada um (a) de nós.   Que nosso Deus, que nos chamou à vida, nos conceda a graça de vivermos bem a nossa Vocação Específica em favor dos nossos irmãos e irmãs.   Assim seja!!!!!

Bom Mês Vocacional para todos (as)!

2 comentários:

  1. Padre Izaque....
    Como sempre gostei muito do que o Sr. escreveu sobre as vocações...
    Mesmo quando pensamos que não temos vocação..para tal coisa que DEUS,coloca em nossas Vidas que achamos que não seremos capaz de fazer...DEUS nos capacita de tal forma que chegamos a nos surpreender mesmo qdo conseguimos realizar.
    HOJE EM ESPECIAL QUERO CUMPRIMENTA-LO PELA SUA VOCAÇÃO E PARABÉNS PELO DIA DO PADRE

    ResponderExcluir
  2. São João Maria Vianney disse: Se eu fosse para atender um sacerdote e um anjo,gostaria de comprimentar primeiro o sacerdote depois o anjo........
    Querido, que DEUS lhe conceda a graça de dias felizes ao lado de seus filhos da Paroquia Santa Cruz.
    E que a cada dia mais pessoas como voce ,atendem o chamado do SENHOR.
    Rezemos por todas elas.

    A sua BENÇÃO PADRE.

    ResponderExcluir