sexta-feira, 29 de julho de 2011

"Volta às Origens: Oportunidade de Revigoramento!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Acabo de retornar de um período de férias e, como quase sempre ocorre, fui para minha casa em Rio das Ostras (digo "minha cassa" porque, apesar de tantos anos fora, para mim, a minha verdadeira casa é lá).   Foram dez dias que me proporcionaram, além do descanso mental, um reencontro com as pessoas que fizeram parte da minha vida e, que por vários fatores, acabaram ficando "para trás".   Porém, apesar de termos nos afastado por conta das histórias de cada um, estas pessoas continuam extremamente importantes em minha vida e, reencontrá-las, é sempre motivo de restauração de forças para continuar caminhando em busca de objetivos cada vez maiores e mais difíceis.

Há quem diga que consegue viver sem a interferência do passado (em alguns casos, acredito que isso seja verdade, sobretudo, com relação às coisas, porém, com relação às pessoas, a situação é bem diferente).   Há pessoas que fazem parte da nossa história e, mesmo que os caminhos e as circunstâncias da vida nos separem, elas continuam influenciando a nossa vida.   

Penso que existem pessoas que se tornam importantes em nossas vidas por reconhecermos que o que somos hoje, se deve, também, às influências que tais relações deixaram em nós.   É assim comigo!

Nestas férias, de modo particular, retornei a Morro do Coco e, tive a grata satisfação de reencontrar pessoas que há anos não via e, como num piscar de olhos, num passe de mágica, por alguns momentos, eu tive a oportunidade de rever grande parte da minha história e, pude perceber como progredi na vida e, melhor ainda, como todos progredimos na vida pois recordando a infância, a juventude, entendemos como há anos atrás, era impossível vislumbrar, nem que fosse por alguns segundos, o que seríamos hoje.   Isso é extremamente importante pois restauramos forças para continuar e, sobretudo, encontramos motivoa para agradecer a Deus por ter nos conduzido até aonde estamos hoje.

Percebo, com isso, que nós somos como árvores que para continuarem crescendo, produzindo ... é preciso ter cuidado com as raizes pois são elas que fornecem os "nutrientes" necessários à vida das mesmas.    Cortar as "raizes" é fatal pois acaba matando as árvores.   Voltar às minhas raizes foi extremamente importante (aliás, como sempre foi) pois recupero minha história e, não perco o rumo e os objetivos da minha vida.    Pessoas simples, pobres mas trabalhadoras, honestas, divertidas e que não sentem vergonha do que foram e são, restauram minhas forças.   Agora posso retomar meus trabalhos nesta cidade complicada que é a nossa São Paulo: estudos e trabalhos pastoral e profissional.

Peço a Deus que continue abençoando os meus parentes e amigos de ontem e de hoje e, que a percepção da nossa história (de onde viemos, aonde estamos) nos auxilie na descoberta do para onde queremos e devemos ir!

Obrigado pela atenção e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário