sábado, 6 de agosto de 2011

"Festa da Transfiguração do Senhor: É Bom estarmos Aqui!" - 06 de Agosto de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Neste final de semana, de maneira extraordinária, teremos duas Celebrações diferentes e, assim sendo, a Celebração de Sábado à noite não valerá para Domingo: no sábado (hoje - 06/08/11) celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor e, no domingo (amanhã - 07/08/11) celebraremos o XIX  Domingo do Tempo Comum.   São Celebrações distintas e, exigem de nós cristãos e cristãs, a participação em ambas.

A Festa da Transfiguração do Senhor é extremamente importante no nosso Calendário Litúrgico.   Nesta Festa, Jesus se apresentará como Aquele que de fato é: Messias esperado, Filho de Deus!   A Palavra de Deus desta Festa tem como objetivo principal nos revelar esta verdade!

Assim, na Primeira Leitura (Dn 7, 9-10.13-14), vemos o profeta anunciando, após vários reinos que se sucederam (Dn 7, 2-8) - do Leão=Babilônia, Urso e Leopardo=Medos e Persas e, uma quarta fera indescritível, a pior de todas=o Reino de Alexandre Magno e seus suscessores terríveis, dentre os quais, Antíoco Epífanes (aquele que governa Israel por ocasião da confecção do Livro de Daniel - ano 160 a.C.)- a chegada de um Reino mais Humano e que estabelecerá a Paz, a Justiça, o Amor sobre a terra.

O texto em questão do Profeta Daniel nos apresenta a continuidade da visão noturna que o profeta estava tendo.   Deixando de olhar para o "mar", de onde sairam as feras que até então governaram o povo, o profeta olha para o "céu" e, aqui, consegue enxergar outros sinais: tronos e um ancião com vestes e cabeleira brancas como a neve e a lã.   Milhares servem o ancião, a audiência começa e os livros são abertos.   A visão continua e, um "ser, semelhante ao filho de homem = homem / não bicho, fera, monstro como seus antecessores, vem do céu / não do mar.   Este filho de homem recebe do ancião o poder para estabelecer um reino que não terá fim.

Ora, sabemos que esta profecia começa a ocorrer com a chegada de Jesus=Deus que se encarnou em nossa história para nos salvar de nossos inimigos, de nossos pecados.   Assim, o Evangelho desta Festa da Transfiguração é paradgmático pois, vemos Jesus revelando no Monte Tabor a sua outra face: a face divina que, por algum motivo, até aquele momento, parecia oculta aos seus discípulos.

O texto do Evangelho é o início do capítulo 17 de Mateus (Mt 17, 1-9).   No capítulo anterior (16), tivemos a grande questão colocada por Jesus sobre a sua identidade: "Quem sou Eu para o povo e para vocês?"   Sabemos que o povo parece não saber quem é Jesus pois afirma que Ele era Elias, Jeremias, João Batista ou algum dos Profetas.   Já, os discípulos, liderados por Simão, filho de Jonas, definem bem: "Tu és o Messias, o Filho de Deus Vivo!".   A esta resposta sábia, Simão é elogiado e proclamado "Pedra=Pedro" sobre a qual o Senhor construiria a sua Igreja e, as portas do inferno não poderiam vencê-la.

O texto em questão parece seguir revelando que Pedro, antes Simão, falou de algo que ele ainda não compreendia direito pois, Jesus, faz questão de explicar que tipo de Messias Ele é: aquele que sofre, carrega a cruz, é pregado e morre nela.   Isso faz simão Pedro fazer uma espécie de ressalva: "Deus não permitirá isso!"   Nesse momento, Pedro é chamado de "Satanás=Pedra de Tropeço!" = não pensou as coisas de Deus mas do mundo.

O capítulo 16 continua e, agora, Jesus mostra os critérios para seguí-Lo: "renúncia de si mesmo e aceitação da cruz de cada dia!"   Afirma que aquele que "perder a sua vida por ele, a retomará mas, aquele que se apega à sua vida, a perderá!"   Nesse ponto, o capítulo 16 de Mateus termina.

Podemos imaginar como ficaram os ânimos dos discípulos depois de tantas informações complicadas: amendrontados e desencantados!

Por isso, começamos o capítulo 17 (texto da Festa de Hoje) com uma espécie de "alento" oferecido por Jesus aos seus: subir ao Monte com Pedro, Tiago e João e, no alto do Monte ser transfigurado quer revelar que o Senhor Jesus, que falou tão duramente no capítulo 16, é o Messias e tem para os seus, a glória da Montanha.

No Evangelho de hoje, os discípulos experimentam o que de fato os espera após a batalha deste mundo: a glória, a vida de Deus!   Jesus que conversa com Moisés e Elias é a realização das Promessas, da Lei, das Profecias; Ele é o "Filho de Homem de Daniel que está para inaugurar um Novo Reino, que não será de bestas, de feras, de monstros mas de Homens e Mulheres.   Experimentar Jesus dessa forma é muito bom e, os discípulos pedem para continuarem ali mas, é preciso descer e lutar para estabelecer, no pé da Montanha, as realidades experimentadas no seu topo.   Deus Pai, assume Jesus como Seu Filho e pede que todos o escutem = condição para salvação!

Por fim, a Segunda Leitura (II Pd 1, 16-19) nos relata o testemunho deste discípulo, agora apóstolo, sobre a transfiguração:  Pedro afirma que essa não é uma fábula = mentira mas um fato concreto e verdadeiro do qual ele é testemunha ocular e viva.

Celebrar a Festa da Transfiguração deve ser para cada um de nós um momento importante para renovarmos a nossa experiência com Jesus, Filho de Deus.   Subir à Montanha e contemplá-Lo transfigurado deve ser ótima ocasião de aumento de nossa Fé e, consequentemente, de nossa adesão a Ele!

Fiquem em Paz e, até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário