Quebrando a sequência dos Domingos do Tempo Comum celebramos hoje, aqui no Brasil (já que no Calendário Litúrgico Oficial, tal Solenidade é no dia 15/08), a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e, todas as vezes que nos reunimos para celebrar a nossa fé e, tal Celebração é uma Solenidade é porque a mensagem da Igreja, neste dia, é extremamente importante, solene mesmo. Assim, devemos nos perguntar: "Que mensagem é esta?" "Qual a importância desta Solenidade?" Vejamos:
É importante sabermos que todos os dogmas da nossa Igreja possuem estreita relação com a Pessoa de Jesus. Na verdade, estes dogmas foram estabelecidos para "defender" a nossa Verdade Fundamental: Jesus é Verdadeiramente Homem e Verdadeiramente Deus; Jesus é o Deus que se Homem para salvar o homem de seus pecados. Assim, também, os dogmas marianos foram sendo estabelecidos!
Para entendermos a Solenidade de hoje é preciso voltar no tempo, à época da proclamação do dogma da "Maternidade Divina", isto é, a proclamação da verdade de que Maria é Mãe de Deus. Isso ocorreu por volta do séc IV d.C. quando, dúvidas foram colocadas a respeito da Divindade de Jesus. A afirmação de que Jesus é Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, levou ao estabelecimento do título de Maria como Mãe de Deus. Ora, se Maria é Mãe de Deus, ela não poderia ter conhecido pecado para que este não passasse para seu Filho. Assim, no séc. XIX (1854), a Igreja proclamaou o dogma da "Imaculada Conceição". Mas, se Maria foi concebida sem pecado para que a mancha do pecado não atingisse o seu Filho, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, Maria não poderia ter conhecido a pior consequência do pecado: a corrupção da carne. Assim, em 1950 o Papa Pio XII proclamou dogma uma Verdade que a Igreja já celebrava desde o séc. VII d.C.: a "Dormição de Maria" = Assunção de Nossa Senhora. Este dogma afirma que Maria não conheceu a corrupção da carne e, depois de sua morte = dormição, ela foi levada, pelos anjos, para o Céu.
A Palavra de Deus de hoje nos ajuda a entender a importância de Nossa Senhora para nossa Caminhada de Fé.
A Primeira Leitura (Ap 11, 19; 12, 1-6.10) é um texto clássico que foi usado pela Igreja para falar de Nossa Senhora. Porém, quando o vidente João o escreveu, não era isso que queria falar. O Apocalipse foi escrito no final do séc. I d.C. e reflete a realidade dura das Comunidades perseguidas pelo Império Romano. Tal perseguição levou as Comunidades escreverem os seus textos com imagens para que não fosse descoberto o seu real sentido: animar as Comunidades em sua luta pela manutenção da Fé!
Assim, os Sinais da Mulher e do Dragão possuem um sentido específico. A Mulher que aparece no Céu é o símbolo das Comunidades, do Povo de Israel que está grávida e quer dar à luz. O seu Filho é o Cristo Ressuscitado que tão logo nasce é arrebatado pelo Pai para o Céu pois o Dragão não pode contra Ele. Esta Mulher é resvestida do Sol, a força divina, e domina a lua debaixo dos pés, lua que simboliza as divindades pagãs. Esta Mulher é conduzida ao deserto aonde o Pai lhe preparou um local seguro para continuar a sua missão. Temos este texto hoje pois a Igreja entende que todos os textos que falam da Igreja serve para Nossa Senhora pois Ela, assim como a p´ropria Igreja possuem a mesma missão: gerar hoje e sempre o Filho Salvador do Mundo.
No Evangelho (Lc 1, 39-56) nos saltam aos olhos o serviço de Maria à sua prima Isabel, a alegria produzida com a sua chegada, a proclamação de bem-aventurada saída da boca de Isabel com relação a Maria. Além, é claro, do canto de Maria que demonstra os critérios divinos, tão diferentes dos nossos.
Celebrar a Assunção deve nos encher de alegria, contentamento e satisfação por entendermos que lá no Céu temos uma Mãe Amorosa que intercede por cada um de nós, seus filhos e filhas até nos encontrarmos com ela, aonde já se encontra gloriosamente!
Oremos:
Deus de Amor e Bondade, nós Te louvamos, bendizemos e adoramos porque nos destes a feliz esperança de um dia chegarmos todos à nossa morada eterna aonde, Tu estás com o Filho, o Espírito Santo, Maria, José e todos os santos e santas. Dá-nos esta graça pelos merecimentos do mesmo Jesus, Teu Filho e Senhor nosso, na Unidade do Espírito Santo. Amém!
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