quinta-feira, 20 de junho de 2013

"Solenidade da Natividade de João Batista: Deus não se esquece do seu Povo e de suas Promessas!" - 24 de Junho de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

A igreja se reúne, hoje, para celebra a Solenidade da Natividade de João Batista e, por ser uma Solenidade é importante que estejamos atentos (as) à mensagem que a Liturgia nos oferece pois, ela é Solene, de grande importância para nossa Caminhada de Fé.

No Calendário Litúrgico somente três pessoas possuem a data do seu nascimento como momento para ser celebrado: Jesus, Maria e João Batista!   Os demais são celebrados pela data de sua morte.   Mas, quem é João Batista, o que fez ele para merecer, por parte da Igreja, tamanha honra?   A Palavra nos revelará a resposta.   Vejamos.

Na Primeira Leitura (Is 49, 1-6) nos é apresentado o Segundo Canto do Servo Sofredor ou Servo de Javé.   Este é uma personagem misteriosa que os estudiosos ora identificam-no com o Povo no geral ora como uma Pessoa, individualmente falando.   Não sabemos ao certo de quem o profeta falava e, talvez isso não seja o mais importante.   Importa compreender o sentido da missão que tal servo terá e os mecanismos utilizados por ele para levar a bom termo sua missão.

Neste Segundo Canto do Servo Sofredor, o mesmo é apresentado como alguém chamado antes do nascimento, desde o ventre de sua mãe (cf. Vocação de Jeremias).   Ele tem a mesma importância dos grandes profetas: ele terá Palavra afiada como espada, é protegido pelo Senhor e é uma flecha aguçada na aljava de seu Senhor.   Sua vida será motivo de glória para o Senhor!   Sua missão parece inglória mas o Senhor o protege e garante a vitória na Missão: ser Luz das Nações para que a Salvação de Deus chegue até aos confins da terra.   Que beleza é esta Missão do Servo de Javé ou Servo Sofredor: salvar a todos (as) pela fidelidade à Vontade do ser Senhor, de seu Deus, de Javé.

Mais de 500 anos se passaram e o Povo nunca percebeu a existência de uma personagem que pudesse carregar, manifestar tais características do Servo descrito na Primeira Leitura pelo Profeta Isaías.   Para nós Cristãos (ãs), tal profecia se cumpre em Jesus: Ele é o Servo Sofredor, o Servo de Javé que veio a esse mundo, única e exclusivamente, para cumprir a Vontade de Seu Pai e salvar o mundo com a doação da própria vida.   Sua chegada ou entrada nesse mundo é precedida pelo anúncio do último dos Profetas: João, o Batista!

Por isso, a Natividade de João Batista é celebrada com tanta honra pela Igreja pois ele foi o precursor imediato, aquele que aponta Jesus e o apresenta como sendo o cumprimento das Promessas de Deus ao Seu Povo e, demonstra com isso que Deus não esqueceu nem abandonou os seus.   O Evangelho de hoje (Lc 1, 57-66.80) nos apresenta o Nascimento de João que foi marcado por uma série de acontecimentos extraordinários: o mutismo de Zacarias, seu pai; o nome inexistente nas famílias (João) e, por fim o espanto e o medo que se apoderaram de todos (as) os presentes que se perguntavam sobre o que viria a ser aquele menino.

É este João que assumirá a missão de preceder o Senhor, preparando-lhe o caminho.   É ele quem convida as pessoas à conversão, batizando-as para a remissão dos pecados, é ele quem aponta e apresenta a chegada do Filho de Deus a este mundo: o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!   Muito maior que ele, a ponto dele não ser digno de se abaixar para desamarrar as correias de suas sandálias como nos diz a Segunda Leitura (At 13, 22-26).

João sabe o seu lugar na História da Salvação e cumpre o seu papel, a sua vocação: preceder o Messias, preparando-lhe o caminho!   Essa deveria ser a Missão de todo (a)  cristão (ã), de todo (a) batizado (a).

Que Deus nos conceda a graça de estarmos sempre ao seu dispor à exemplo de João Batista!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário