quinta-feira, 20 de junho de 2013

"XII Domingo do Tempo Comum: Exigências para o Seguimento a Jesus, o Cristo!" - 23 de Junho de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade às Celebrações do Tempo Comum, vivemos, hoje, o XII Domingo e, buscamos na Palavra de Deus que nos é proposta a força pra restaurarmos em nós mesmos a Sua Imagem e Semelhança, nos tornando santos e santas como Ele (Deus) é Santo.

A Primeira Leitura (Zc 12, 10-11; 13,1) nos apresenta o que Deus, após o Exílio na Babilônia quer fazer com e para o seu povo.   Passados uns 150 anos do retorno do Povo de Deus do Exílio, o que se percebe é que as promessas de Javé ainda não se tinham cumprido e, diante da demora de Deus há uma certa impaciência por parte dos membros desse Povo.   Aos lamentos e reclamos do Povo, o Senhor responde afirmando que haveria de chegar o tempo em que seria derramado sobre a Casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração (súplica e piedade).   Tal espírito, por ser divino, é capaz de levar o povo ao verdadeiro motivo das demoras do Senhor: a sua própria culpa, o seu afastamento dos preceitos do Senhor, as escolhas erradas que fez e continua fazendo.   Tais escolhas erradas levam o Povo a matar um inocente e a reconhecerem o fato somente depois de realizado.  Tal reconhecimento promove um sincero arrependimento expresso no choro: Ao que feriram de morte, hão de chorá-lo como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito.   Percebemos que a situação é gravíssima pois a pessoa que fora morta é comparada ao filho único e ao primogênito (duas categorias de extrema importância para toda e qualquer família de Israel).   Perceber tal erro, promoverá um pranto (produto do arrependimento) e, por sua vez, o arrependimento, levará o Povo para um fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para que haja ablução e purificação de todos.

O tempo passou e o Povo não conseguiu ver realizada a Profecia de Zacarias pois, no plano de nossa Fé Cristã, tal Profecia se cumpre com a Intervenção de Deus em nossa História com a chegada de Jesus, o Cristo, em nosso meio: Jesus é Aquele de quem fala o Profeta Zacarias: morto pelos pecados do Povo e, somente depois de sua morte, o reconhecimento de que era o Filho Único e o Primogênito!   É Ele quem dará sua Vida para resgatar a vida de todos (as).   Compreender isso é fundamental para nossa Missão de Cristãos no Mundo pois devemos prolongar com nossas vidas a Vida do Senhor, tal qual ela é!   Isso, o Evangelho de hoje nos revela (Lc 9, 18-24).

Estamos no início da Caminhada de Jesus para Jerusalém e, nesse início o Senhor, reunido com seus discípulos quer saber o que as pessoas estão dizendo a seu respeito (não nos esqueçamos que nos últimos três Domingos - IX, X e XI - acompanhamos o Senhor realizando alguns SINAIS que deixaram todos perplexos com sua atuação: a cura do empregado do Centurião, o ressuscitamento do filho da viúva de Naim e o deixar-se tocar pela pecadora pública no banquete em casa de Simão, o fariseu.   Esses fatos devem ter levantado a discussão sobre quem seja, de fato, esse Jesus.   

Como é próprio de Lucas, o Senhor está orando em um lugar à parte da multidão mas os discípulos estão com ele e, nesse clima de oração (vide Primeira Leitura - espírito de oração), o Senhor lhes dirige uma pergunta: Quem diz o povo que eu sou?   As respostas trazidas pelos discípulos revelam o desconhecimento, por parte das pessoas da Verdadeira Identidade do Senhor pois para as mesmas Jesus é uma "espécie" de alguém do passado, um "precursor do Verdadeiro Messias que deve vir ainda para libertar Israel de suas amarras.   Havia na época de Jesus um certo desejo exacerbado de que o Messias deveria vir logo e, um certo tipo de Messias era esperado: forte, poderoso, imbatível para destruir todos os inimigos de Israel, transformando-o em Potência para dominar sobre todos e tudo (vide Lc 24 - Discípulos de Emaús).   Jesus é cheio da graça de Deus mas, sua origem pobre e simples impede o povo de reconhecê-Lo como o Messias esperado.  

Vendo Jesus que o Povo ainda não compreende quem Ele é, dirige a mesma questão para os seus discípulos: E vós, quem dizeis que eu sou?   Pedro, assumindo a liderança do grupo, diz: O Cristo de Deus!   Aqui, um detalhe: Jesus proíbe SEVERAMENTE de contar aquilo para alguém!   Mas, por que o Senhor faz tal proibição?   E, a resposta é simples: Pedro usa a forma certa mas não compreende, ainda, o seu conteúdo pois fala pensando que em algum momento Jesus iria se transformar no tipo de Messias que todos esperavam, isto é, FORTE E PODEROSO AOS OLHOS DO MUNDO!   Para anunciar o Senhor é preciso compreender, de fato, quem Ele é!

Por isso, Jesus começa a explicar que tipo de Messias é Ele e o que esperava dos seus seguidores (as).  Pela primeira vez, nesse Evangelho, Jesus anuncia o seu fim, a sua Paixão e Morte de Cruz para desfazer as incompreensões a seu respeito: O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos ANCIÃOS, pelos SUMOS SACERDOTES e DOUTORES DA LEI, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia!   Essa é uma fala completamente contrária às expectativas populares pois todos (as) desejavam um Messias, como foi falado anteriormente, forte e poderoso para libertar Israel de sua condição de escravo.   A rejeição virá, sobretudo, por parte daqueles que são detentores do Poder Instituído: Anciãos (donos do dinheiro), Sacerdotes (donos da Verdade) e Doutores da Lei (donos da Lei).   Vencer tais categorias de pessoas não será tarefa fácil!    Por isso, continua o Senhor aos seus discípulos: Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me.   Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará!   Belas palavras porém duras de serem ouvidas e postas em prática.   A RENÚNCIA E A CRUZ são condições básicas para o SEGUIMENTO DO SENHOR!   Quem não deseja isso ou, pelo menos, não esforça por viver tais condições, está fora do projeto.

É isso que o Apóstolo Paulo nos fala na Segunda Leitura (Gl 3, 26-29): o batizado é alguém que se REVESTIU DE CRISTO!   Revestir-se de Cristo é portar os mesmos sentimentos, ter as mesmas atitudes, em outras palavras, SER DO JEITO QUE JESUS FOI, É E SERÁ para SEMPRE!   Quando todos (as), sem exceção, formos do Jeito de Cristo Jesus, perceberemos que somos todos IGUAIS e, nesse momento não haverá mais judeu ou grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher pois todos seremos um só em Jesus Cristo!

Oxalá Deus nos conceda essa força para compreendê-Lo verdadeiramente e, compreendendo-O que possamos revelá-Lo com a nossa Vida!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário