sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

"III Domingo do Tempo Comum: Em Jesus, o Caminho de acesso ao Pai nos é apresentado!" - 26 de Janeiro de 2014

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade à nossa caminhada nesse início do Tempo Comum, buscamos na Palavra de Deus as pistas, as luzes que nos permitirão ser santos e santas como nosso Pai do Céu é Santo!   Acompanhar o Senhor Jesus em Seu Ministério Público nos possibilitará compreender mais e melhor o que devemos fazer para que nossa vida corresponda àquilo que o nosso Pai pensou para cada um (a).

Hoje, a Palavra de Deus que nos é proposta nos apresenta o tema da LUZ e nos afirma que a vida longe de Deus e de Sua Santa Vontade é como caminhar nas trevas com todas as consequências decorrentes daí: errar o caminho, quedas, perdas, dores, sofrimentos ... entre outros.

Assim, a Primeira Leitura (Is 8, 23b-9, 3) nos apresenta a situação do Povo de Deus (Reino do Norte), por volta de 732 a.C., depois de ver o território sendo ocupado pelos assírios: povo caminhando na escuridão, habitando nas sombras da morte, triste, com jugo e carga pesada sobre os ombros.  Toda essa situação é consequência de uma vida que se afastou dos preceitos, das leis e mandamentos que o Senhor havia dado.   A sorte do povo, porém, está no fato de que Deus ama o Seu Povo e não permite que o mesmo viva para sempre as consequências trágicas de ter se afastado de Sua Presença.   A Boa Notícia que o Profeta nos apresenta é que os dias de dor e sofrimento estão contados pois Deus está para intervir em favor da Vida de Seu Povo: uma grande Luz há de brilhar e resplandecer, a alegria há de voltar e a felicidade aumentará como os ceifeiros na colheita ou como soldados ao dividirem os despojos de guerra vencida, o jugo e a carga pesada sobre os ombros do povo foram abatidos.    Tudo isso será obra da intervenção maravilhosa de Deus em favor dos seus eleitos!

Ora, caminhando com o Povo de Deus percebemos que a promessa feita pelo Profeta não viu o seu cumprimento em todo o Primeiro Testamento e, nós cristãos (ãs) entendemos o porquê: tudo isso só se torna realidade com a chegada de Jesus, Deus que se encarnou em nossa história para fazer acontecer TUDO QUE FORA DITO PELOS PROFETAS!

Assim, o Evangelho de hoje (Mt 4, 12-23) nos apresenta o Senhor Jesus como Aquele que veio para iluminar os caminhos daqueles que andavam nas trevas e, assim, cumprir a Escritura pronunciada na Primeira Leitura da nossa Celebração.   Jesus é a Luz que devia brilhar para conduzir todos ao encontro com o Pai dos Céus!

O Seu chamado à Conversão por conta do Reino de Deus que se aproxima leva muitos a segui-Lo: Simão e André; Tiago e João, filhos de Zebedeu!   O Senhor passa pela vida de cada um (a) a todo instante e nos convida a segui-Lo: quem está atento e O percebe como Luz que nos quer iluminar, O segue!   Quem ouve a Sua Voz e a discerne como sendo a Voz do próprio Deus a nos chamar é capaz de ABANDONAR TUDO E TODOS PARA ESTAR COM ELE!    À Palavra proclamada, seguem-se os sinais: cura de toda doença e enfermidade do povo!

É esse Jesus o Centro de nossa Vida de Fé e é Ele quem deverá ser seguido por cada um (a) de nós.   Não há outra Luz, não há outro Caminho, não há outra Verdade, não há outra Pessoa.    Todos somos chamados a revelar com a vida que levamos o Único Senhor: Jesus, o Cristo!    Parece que a Comunidade de Corinto se esqueceu disso e, dividindo-se em nome de lideranças, se afastou do ideal anunciado pelo Apóstolo Paulo: Ninguém pode se afirmar de Paulo, Apolo, Cefas ou quem quer que seja pois todos somos de Jesus, o Cristo que por nós se entregou, morreu na Cruz e nos SALVOU! ( I Cor 1, 10-13.17).   É esse o ensinamento da Segunda Leitura !

Peçamos a Deus que ajude a compreender que somente Ele é a Luz que nos ilumina e nos conduz pelos Caminhos da Salvação!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário