quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

"Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus!' - 01 de Janeiro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos iniciando um Novo Ano no Calendário Civil e encerrando a Oitava de Natal.   Abrindo um Novo Ano é comum, é normal que as pessoas de abracem, se beijem e desejem que o ano que ora se inicia venha repleto de paz, saúde, dinheiro, realizações pessoais, profissionais, afetivas ... que todos os sonhos se realizem e que a vida seja melhor que a vivida no ano anterior que fica para trás.   Assim, eu me pergunto sobre os motivos que, apesar de tantos desejos bons, que se repetem a cada início de ano, a vida parecer não corresponder, às vezes nem de longe, a um pouquinho do desejos acima citados.   E, a resposta a que chego, após refletir, é que os desejos que não encontram em cada um (a) de nós respaldo para se tornar verdade, realidade ficam somente como desejos e, estes por eles mesmos não são capazes de transformar a vida.   Para que os desejos se tornem verdade é importante que cada um (a) de nós se comprometa na luta por torná-los realidade e, assim sendo, penso ser importante que todos (as) compreendamos que a primeira, a mais importante e portanto a mais difícil das transformações deve acontecer dentro de cada pessoa, dentro de mim.   Eu sou, em primeira e última instância, o grande responsável pela melhora do mundo que me cerca e para que os sonhos e desejos que marcam o início do ano se transformem em verdade.

Dito isso, entendo que a Palavra de Deus que nos é proposta nesse primeiro dia do ano e encerramento da Oitava de Natal é paradigmática pois nos revela um pouco mais sobre quem é o nosso Deus por aquilo que Ele fez e faz em nosso favor.   Compreender Deus é ponto inicial para fazermos de nossas vidas sinais de sua presença e ação no mundo.   A Palavra de Deus da Celebração de hoje circula em torno da Imposição do Nome de Jesus: DEUS SALVA!   Talvez, a compreensão desse significado fará toda a diferença para nós no correr de Novo Ano e, quem sabe, dessa forma, esse será, de fato, um ANO NOVO!

Assim, a Primeira Leitura (Nm 6, 22-27) nos deparamos com o Senhor orientando Moisés, para que oriente o Sacerdote Aarão, sobre a forma correta de invocar o Nome do Senhor para abençoar os filhos e filhas do Povo de Deus.   Ora, essa leitura pequena nos revela os traços fundamentais do ser de Deus e que deveriam fazer parte de nossas vidas de crentes N'Ele: o Senhor abençoa e guarda; brilha a Sua face e se compadece de nós; volta para nós o Seu rosto e nos oferece a Paz!   Que beleza de leitura!   Tudo o que o Senhor é está condensada nessa Bênção e, dessa forma, cada um de nós deveria se questionar sobre o modo como vem vivendo a sua Fé nesse Deus: como podemos afirmar a nossa Fé nesse Deus sem sermos uma bênção para os que nos cercam e sem guardá-los dos perigos? Sem ter compaixão para com as fraquezas daqueles (as) que nos cercam? Sem sermos construtores da PAZ?   Talvez, aqui, já uma fonte de reflexão que poderá nos auxiliar na construção de um mundo novo e um Ano que seja de fato diferente dos demais que já vivemos.

Seguindo a nossa reflexão nos deparamos com o texto da Segunda Leitura (Gl 4, 4-7)  e. aqui, vemos o Apóstolo Paulo nos orientando sobre a Verdade da Encarnação e seus reais motivos: quando se completou o tempo, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de RESGATAR os que eram sujeitos à Lei e para nos tornarmos filhos e filhas adotivas do Pai pelo envio do Seu Espírito que nos leva a chamar a Deus de Abbá, ó Pai!   Dessa forma, deixamos de ser ESCRAVOS E  NOS TORNAMOS FILHOS E HERDEIROS POR OBRA E GRAÇA DELE!
Aqui, compreendamos o caminho percorrido pelo próprio Deus para nos Salvar: Ele se fez um de nós!   Assim, percebemos que se quisermos ser do Jeito de Deus será preciso DESCER do nosso pedestal e nos tornarmos semelhantes àqueles (as) que desejamos ver SALVOS de toda situação contrário ao Reino de Deus.   Esvaziamento, aniquilamento, rebaixamento são os caminhos que poderão fazer do Ano Novo, em Ano NOVO!

Por fim, o Evangelho (Lc 2, 16-21) nos apresenta a sequência do texto da Noite de Natal e, aqui, temos os Pastores - aos quais foi anunciada a Alegria da Salvação em primeiríssimo lugar - chegando ao local aonde o Senhor estava e encontrando TUDO conforme o Anjo lhes havia anunciado: um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura!   Ao falarem as maravilhas que ouviram à respeito do Menino, Maria foi guardando em seu coração e meditando buscando compreender tudo que escutava.   Mais uma vez nos deparamos com a Imagem de Deus que se aproxima dos mais pequeninos se fazendo um deles, se identificando com eles para poder salvá-los pois essa é a Sua Missão, revelada na imposição do Seu Nome: JESUS - DEUS SALVA!

Que a Primeira Celebração desse Novo Ano e do Encerramento da Oitava de Natal nos leve a refletir sobre os Caminhos que devemos trilhar para conseguirmos um Ano, realmente, Novo para cada um (a) de nós, para nossas famílias, para nossa Igreja, para o nosso mundo!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as) e um Ano cheio do Amor de Deus!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário