segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"Festa da Sagrada Família: A Família como Espaço do Cuidar!" - 29 de Dezembro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, a Festa da Sagrada Família de Nazaré e, somos convidados a pensar a Família como um Espaço privilegiado da Arte do Cuidar pois é nela que aprendemos a mais importante lição: estamos uns ao lado dos outros para que nos responsabilizemos uns pelos outros.   Em Família esse cuidado se dá na relação pais e filhos (Evangelho) e filhos e pais (I Leitura).

A Primeira Leitura (Eclo 3, 3-7.14-17a) nos apresenta uma reflexão do autor sagrado sobre o quarto mandamento: "Honrar pai e mãe!"   Aqui, nos perguntamos: Como podemos honrar alguém?   O que é preciso fazer? E, a resposta é muito simples: nós honramos alguém quando somos capazes de realizar obras que exaltem a quem se quer honrar; quando a nossa vida está em sintonia com aquilo que aquele a quem queremos honrar deseja; enfim, quando queremos honrar alguém fazemos coisas que o agradam de fato e, não necessariamente, o que queremos fazer.

O autor sagrado nos fala que Deus honra os pais nos filhos e confirma sobre eles a autoridade da mãe. Aqui o autor do Eclesiástico faz promessas que vão ao encontro das necessidades dos filhos: perdão dos pecados cometidos e a oração é atendida e, além disso, acumula tesouros nos céus.    Além disso: a honra feita aos pais trará alegria com nossos filhos e terá a oração atendida; terá uma vida longa e será o consolo da sua mãe!

Outro ponto importante para os nossos dias encontramos no final da leitura: o amparo aos pais quando eles ficam velhos e até perdendo a lucidez ... pois a caridade feira aos pais não será esquecida mas servirá para reparar os pecados cometidos.

O Evangelho (Mt 2, 13-15.19-23) nos apresenta o cuidado dos pais para com os filhos: a fuga para o Egito é um exemplo de como a função de cuidado dos pais é fundamental: proteção, carinho, cuidado... tudo isso é tarefa primorosa dos pais e, acredito eu, quando isso é feito, dificilmente um filho deixará de amparar seus pais quando eles precisarem.   Hoje, ao contrário, vemos que os pais com a desculpa de oferecerem aos filhos "o melhor" se descuidam do que é fundamental: dar AMOR, CARINHO, CUIDADO, PROTEÇÃO!   Vivem distante e se agitam inutilmente em busca de bens materiais e se esquecem de estarem mais juntos e próximos para que o sentimento de abandono não recaia sobre eles (os filhos).

Por fim, o Apóstolo Paulo nos exorta a termos uns com os outros os mesmos sentimentos de Cristo Jesus e, em Família, essa é tarefa fundamental: mulheres devem amar seus maridos e maridos devem amar suas esposas; filhos devem obedecer aos pais mas os pais não podem intimidar seus filhos para que cresçam e se desenvolvam tranquilamente (Cl 3, 12-21).

Peçamos a Deus que nos ajude a fazer de nosso lar um verdadeiro Espaço do Cuidar e da formação verdadeiramente HUMANA!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário