segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"Tempo do Natal: O Céu desce para a Terra desejando que a Terra se transforme em Céu!"

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com grande alegria e cheios de esperança e fé completamos o Tempo do Advento e iniciamos o Tempo do Natal.   Durante quatro semanas nos dedicamos a uma intensa preparação para que as Celebrações que marcarão esse Novo Tempo, isto é, as Celebrações Natalinas pudessem nos encontrar atentos e, sobretudo, preparados para celebrá-las com intenso júbilo, seriedade e, de modo especial, com coerência.

Nas quatro semanas do Tempo do Advento fomos conduzidos pela escuta atenta da Palavra, pela sua meditação e partilha, pela compreensão da mesma ao reconhecimento de nossos erros e falhas e, dessa forma, fomos percebendo como é importante estarmos atentos para não permitirmos que o mal nos domine e, por meio de nós, domine o mundo que nos cerca: no Primeiro Domingo (01/12/13) o Senhor nos alertou para que não nos comportássemos como as pessoas do tempo de Noé que não escutando os apelos do mesmo acabaram perecendo nas águas do Dilúvio; também nos falou que Ele vem em nossa vida de forma simples e em nossas ações cotidianas e, dessa forma, é preciso estar atento para que Ele nos encontre prontos e nos leve Consigo: dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado, o outro deixado... e, por fim, com a parábola do ladrão nos alertou para a Vigilância que deve ser constante para que o pior dos ladrões não nos roube o que temos de melhor, isto é, a nossa vida, a nossa alma; no Segundo Domingo (08/12/13) celebramos a Imaculada Conceição de Maria e, nesse dia, compreendemos a devastação que o demônio (adversário de Deus) é capaz de fazer em nossas vidas quando permitimos e damos ouvidos à sua voz: perdemos o Paraíso e expulsos de lá teremos que conquistá-lo com nosso esforço e com a graça de Deus.   Nesse dia, também compreendemos que para celebrar o Natal com coerência devemos nos espelhar em Maria que só gerou Jesus em seu ventre porque é Imaculada, sem pecado e, dessa forma, também nós devemos buscar e nos esforçar para vencermos o pecado e nos tornarmos imaculados para que o Senhor nasça em nós e, por meio de nós, em nosso mundo; no Terceiro Domingo (15/12/13) fomos conduzidos a uma pequena mostra do que é o Natal com a compreensão do que acontece em nossas vidas quando Deus resolve nos visitar: tudo se transforma para melhor!   Assim, a Palavra foi nos revelando como a chegada de Deus vai promovendo uma série de transformações que refletirão numa vida muito melhor que antes: o profeta Isaías vai contemplando estradas que se abrem no deserto pois o Senhor está chegando, convida o povo a se alegrar, a ficar com mãos e joelhos fortes, pede que o deprimido se anime pois a chegada do Senhor está perto e, nesse dia cegos verão, surdos ouvirão, mudos falarão e coxos andarão.   Toda essa profecia nós a pudemos contemplá-la realizada em Jesus que no Evangelho se apresenta como Aquele que chegou para transformar a má sorte do povo em boa sorte. Diz Jesus aos discípulos de João: ide contar o que vistes e ouvistes: os cegos enxergam, os surdos ouvem, os mudos falam, os coxos andam e os pobres são evangelizados.   Por fim, no Quarto e Último Domingo (22/12/13) tivemos a graça de compreender que o nascimento de Jesus é, de fato, um acontecimento histórico e ocorre para que a Palavra, a Profecia, a Escritura se cumpra plenamente: o diálogo de Isaías com o Rei Acaz nos revela a vontade de Javé de nos visitar e não mais permitir que sejamos guiados por representantes tíbios, medrosos, sem fé e confiança Nele e no Evangelho, São José é apontado como Justo pois desejou saber qual deveria ser o seu papel em tudo aquilo que estava acontecendo na vida da sua noiva Maria e Deus o revela: és tu quem dará o nome ao Filho de Maria que é fruto da Ação do Espírito Santo!   Ele será Jesus pois Deus veio SALVAR O SEU POVO DOS SEUS PECADOS!   Tudo que está acontecendo é, também, para se cumprir a Escritura que disse na Primeira Leitura: a Virgem conceberá e dará à luz um filho a que será chamado com o nome de EMANUEL que quer dizer: DEUS ESTÁ CONOSCO!

Que belo caminho fizemos até aqui e, nesse caminho trilhado fomos compreendendo a grandeza e importância das Festas que se aproximam: o Natal é a visita de nosso Deus para nos Salvar de nossos pecados; é Deus que vem ficar em nosso meio pois Ele é o Emanuel.   Tudo isso deve nos levar a pensar no que estamos fazendo para preparar-lhe um espaço digno de sua permanência e, esse espaço somos todos (as) e cada um (a) de nós pois é em nossos corações que Ele quer entrar e ficar para sempre.   No entanto, para que Ele entre e fique, o seu inimigo precisa ser expulso, de uma vez por todas!

Que Deus nos conceda a graça de estarmos preparados por ocasião de seu nascimento e que a sua chegada em nós nos transforme por dentro e nos leve a transformar por fora tudo que não está coincidindo com a Sua Santa Vontade!

Tenham todos (as) um Santo e Feliz Natal!

Boas Celebrações para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário