sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

"II Domingo do Tempo do Advento: A Proximidade do Senhor exige Conversão!" - 08 de Dezembro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Continuamos a nossa caminhada de preparação para as Celebrações do Natal e, caso hoje não fosse dia 08/12 (Solenidade da Imaculada Conceição de Maria), celebraríamos o Segundo Domingo do Tempo do Advento.   No entanto, gostaria de refletir com vocês a mensagem desse Domingo para não perdermos a sequência da Palavra que nos é proposta.

Hoje, a Palavra nos revela a necessidade de nos convertermos para a chegada do Senhor que está cada vez mais próximo de nós.   Sua chegada deve produzir sentimentos de esperança de que o mundo novo (o novo paraíso) está surgindo entre todos, em nosso mundo.

Assim, a Primeira Leitura (Is 11, 1-10) nos apresenta o Profeta exortando a comunidade pré-exílica no sentido de animá-la, de levá-la a perceber que apesar das aparências de fracasso (tronco seco) a vida surgirá com toda a sua força, refazendo o caminho de salvação desejado e querido pelo Senhor Javé.   Num futuro próximo, uma haste do tronco de Jessé (pai do rei Davi) surgirá e a partir da raiz surgirá o Rebento de uma Flor.   Apesar do aparente fracasso da Dinastia Davídica, o seu fim iminente, quando tudo parecer terminado, Deus agirá e do aparente "nada" a vida voltará.   Esse Rebento da Flor trará sobre si o Espírito do Senhor: de sabedoria e discernimento, de conselho e fortaleza, de ciência e temor de Deus.   O seu temor a Deus será o seu grande prazer.   Por conta disso, esse Rebento da Flor será capaz de restaurar a paz, a harmonia, o amor característicos entre os habitantes do primeiro paraíso: animais selvagens conviverão muito bem com os domésticos e entre os homens.   O que o pecado feriu e destruiu, esse Rebento da Flor irá restaurar.

Que bela leitura e que nos enche de alegria e satisfação nesse Tempo de Espera, de Expectativa, de Esperança.   Ela nos prepara para compreender melhor o Santo Evangelho de Jesus.

No Evangelho de hoje (Mt 3, 1-12) vemos o evangelista nos apresentando a pessoa de João, o Batista como aquele que vem cumprir a profecia pronunciada pelo Profeta Isaías: a voz que grita no deserto: preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas!   A missão de João, como último dos profetas, é preparar o caminho, o espaço, o coração das pessoas para acolherem com amor o Messias que se aproxima.   A preparação é clara: reconhecimento do pecado, arrependimento e mudança de vida - tudo isso apresentado no rito de batismo realizado por ele.   Não pode e não deve receber o batismo quem não deseja romper com a estrutura de pecado que está no mundo, no seu entorno e, muitas vezes, dentro da própria pessoa, de nós mesmos.

É por isso que ao perceber pessoas sem tais disposições (fariseus e saduceus), João os chama de "Raça de Víboras!"   E alerta: "Quem os ensinou a fugir da ira que vai chegar?"   Daí, convida à produção de frutos que prove a conversão que se espera pois não basta ter Abraão por pai pois Deus é suficientemente capaz para fazer nascer filhos de Abraão das pedras do caminho.

A ideia do machado que se encontra na raiz das árvores é outra forma de falar que chama a atenção e demonstra que o tempo já está acabando e os frutos de justiça e de amor precisam aparecer na vida dos crentes.   O Senhor que vem com o machado na mão vai limpar tudo de sujo que existe: queimará a palha num fogo que não se acaba mas o TRIGO será recolhido no Celeiro da Salvação!

Por fim, o Apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos (Rm 15, 4-9) nos exorta a ter nas Escrituras o direcionamento para nossas vidas, a buscar Nelas a força para vencer as intempéries da vida e suas dificuldades.   Deus que nos fala em Sua Palavra nos pede concórdia uns para com os outros e não guerras, rixas, disputas, brigas: é preciso ter um só coração e uma só voz!   Como Cristo nos acolheu, assim devemos também nós nos acolher mutuamente!

Que Deus nos ajude, nesse Segundo Domingo do Tempo do Advento a viver como homens e mulheres que aguardam o Seu Senhor chegar!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares



Nenhum comentário:

Postar um comentário