domingo, 15 de dezembro de 2013

"Solenidade da Imaculada Conceição de Maria: Ser Imaculado é CONDIÇÃO para GERAR JESUS EM NOSSA VIDA! - 08 de Dezembro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dentro do Tempo do Advento, celebramos no dia 08 de Dezembro a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.  Desde 1854 quando Pio IX proclamou Dogma de Fé tal verdade, a Igreja, em todo mundo, vem celebrando tal Solenidade.   Mas, o que significa a Imaculada Conceição de Maria?   Não estaríamos nós católicos, ao celebrarmos a Eucaristia em Louvor dos Santos e Santas e de Nossa Senhora nos desviando Daquele que deveria ser o CENTRO de nossa Vida de Fé, isto é, Jesus Cristo?   Somos uma Igreja Cristológica, Trinitária ou Mariana e Santoral?   Os nossos fieis não estariam prestando mais atenção e culto aos Santos e Santas e a Nossa Senhora do que ao próprio Senhor de nossas Vidas?   Essas e tantas outras questões deverão ser respondidas, refletidas nessa nossa Celebração em louvor a Maria.

Em primeiro lugar é bom re-afirmarmos a Fé Naquele que é o Objeto da mesma, ou seja, Jesus Cristo pois somos uma Igreja que nasce da experiência com o Ressuscitado, para levar a todos (as) os resultados práticos de tal experiência.   Jesus, o Cristo é o nosso Salvador; é ele a revelação plena da Vontade do Pai porque Deus também que se fez Homem pela nossa Salvação, para nos levar de volta ao Paraíso que o pecado de nossos primeiros pais perdeu.   Assim, a Celebração em louvor aos Santos e Santas e a Nossa Senhora, para nós Católicos, só terá sentido e deverão ser compreendida em sua estreita relação com a Pessoa e a Vida de nosso Senhor Jesus Cristo pois é por conta Dele que cultuamos, também, os Santos (as) e Nossa Senhora.   Aliás, a própria Oração do Dia (Coleta) nos leva nessa direção ao afirmar: Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho, PELA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA, PRESERVANDO-A DE TODO PECADO EM PREVISÃO DOS MÉRITOS DE CRISTO...   é em previsão dos méritos de Cristo que celebramos a Imaculada Conceição, isto é, por conta da estreita relação da pessoa de Maria com o nosso Senhor Jesus é que a celebramos.   Mas, qual mensagem a Solenidade de hoje quer nos passar nesse Tempo do Advento?   Vejamos:

A Primeira Leitura (Gn 3, 9-15.20) nos fala do encontro de Adão e Eva com Javé após a desobediência, após o Pecado chamado Original, isto é, das Origens.   Para entendermos melhor a força dessa passagem, voltemos aos dois primeiros capítulos desse livro.

Em Gn 1-2 encontramos as "historinhas da criação" e ao lermos as mesmas nos deparamos com algumas mensagens muito interessantes para nossa vivência de fé: lá descobrimos que a nossa terra, antes da intervenção amorosa de Javé era sem forma e sem vida, só havendo por aqui águas turbulentas que batiam de um lado para outro e ocupavam todo espaço de modo que nem mesmo o Espírito de Deus encontrava algum espaço seguro para pousar, para pairar e ficava sobrevoando tais águas; foi aqui que Javé Deus resolveu colocar ORDEM NO CAOS e o faz com a FORÇA DE SUA PALAVRA CRIADORA: Ele vai falando e as coisas vão surgindo e se colocando em seus devidos lugares.   Aqui, uma primeira conclusão: o mundo sem Deus é CAÓTICO e, ao contrário, com ELE é ORGANIZADO; quando Deus age, sua Ação é sempre para o Bem, para a Ordem, para a Vida!   Um segunda conclusão que tiramos da leitura mais atenta desses textos é a beleza da criação não revela plenamente o SER DE DEUS pois depois de tudo ter sido feito (terra, céu e mar com todos os seus seres) Javé Deus resolveu criar algo que fosse semelhante a Ele: Cria o homem = Adão = feito do pó da terra.  É para esse homem feito do pó da terra mas trazendo em si o sopro da vida = Espírito que é de Deus, que Javé entrega a obra de suas mãos para que possa ser administrada por ele.   E, assim foi feito mas, ao final o homem sente uma "tristeza" pois tudo era muito lindo, perfeito mesmo, mas nada era semelhante a ele, com nada ele podia estabelecer uma comunicação de igual para igual e Javé resolve dar um jeito na situação: faz cair um torpor =sono profundo sobre o homem e retirando-lhe uma costela faz a mulher e, ao acordar do sono, contemplando o novo ser ao seu lado, afirma: essa sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne, ela se chamará mulher pois foi retirada do homem!   E o texto continua dizendo: por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e voltará a ser com ele uma só carne.   E Jesus, mais tarde nos Evangelhos complementará tal texto, dizendo: de modo que ninguém SEPARE O QUE DEUS UNIU!

Que beleza!   Que maravilha!  Tudo perfeito: a criação está pronta e plena de Deus e o homem e a mulher estão felizes vivendo no Paraíso.   Tudo seria ótimo, não fosse a continuidade das historinhas que está no capítulo 3 de onde saiu a nossa leitura.   No paraíso, o homem e a mulher podiam desfrutar de tudo menso tocar no fruto da árvores que se encontrava no Centro do Paraíso: a árvore do conhecimento do bem e do mal pois Javé havia dito que o dia em que eles tocassem no mesmo, eles morreriam.   Enquanto Adão e Eva obedecem à voz de Javé, tudo fica bem mas, no momento em que dão ouvidos a outra voz (do diabo, adversário de Javé) a vida no paraíso fica transtornada.

Disfarçado de serpente, a mais astuta de todos os animais que Javé Deus havia criado, o diabo entra no Paraíso e, com uma conversa mole, jogando verde para colher maduro, se aproxima dos nosso primeiros pais e estabelece com eles um contato de morte: é verdade que Javé criou esse Paraíso e os colocou aqui MAS os proibiu de usufruir de todas as benesses desse espaço? pergunta o diabo!   E, Adão e Eva dão conversa a cobra venenosa: Podemos usar tudo menos do fruto da árvore que se encontra no centro do Jardim pois Javé disse que quando comermos dele, morreremos!    Aqui, o golpe final do diabo que transforma a verdade em mentira e faz a mentira, que é sua, parecer verdade e atraente aos ouvidos: vocês não vão morrer mas terão os olhos abertos e passarão a conhecer profundamente o bem e o mal, sem necessitar de Javé para mais nada!   Confusos e com a voz do diabo nos ouvidos, eles olham o fruto e percebem que é de boa aparência e, se é de boa aparência deve ser bom ao paladar e, tomando um fruto, a mulher o come e, comendo oferece ao marido que também come e, de fato, os olhos se abrem mas não para perceberem que se tornaram como Deus para descobrirem a sua miséria, o pó de onde vieram, o seu nada e se envergonham deles mesmos.

A nossa leitura começa aqui, nesse ponto: cometido o pecado, Javé volta ao Paraíso e procura pelos seus filhos e os chama pelo nome: Adão!   Adão!   E, este envergonhado pelo pecado, se esconde.   Aqui a primeira e mais grave consequência do pecado: ele nos faz romper a amizade com Deus e nos sentimos envergonhados diante Dele.   Mas, será preciso arcar com as consequências das escolhas que se faz: o homem se apresenta diante de Deus que lhe pergunta porque havia demorado e recebe a resposta: ouvi seus passos no Paraíso, tive medo, vergonha porque estava nu e fui me vestir!   Ao que Javé diz: Mas, quem te revelou que estavas nu?   Por acaso comeste do fruto da árvore que te proibi comer?    Aqui, a segunda grande consequência do pecado: o jogo de empurra entre os seres humanos, a inimizade entre eles: a mulher que havia trazido tanta alegria ao homem no capítulo anterior é agora colocada como aquele que o seduziu para o mal e, esta por sua vez, ao ser interrogada, diz ter sido a serpente que a enganou e ela comeu.   Em outras palavras: o culpado é sempre o outro e nunca nós mesmos!

Pecaram e agora terão que arcar com as consequências do mesmo: perdem o paraíso e terão que batalhar para conquistar aquilo que, de graça Javé os havia dado!  Ao serem expulsos, Javé faz a primeira grande promessa na Sagrada Escritura (Gn 3, 15): um descendente da mulher viria com o poder de esmagar a cabeça da serpente pondo um fim na sua história de maldades e enganos.

Essa mulher que gerará um Novo Descendente que esmagará a cabeça da Serpente nós cremos ser Maria que com o seu Sim, descrito no Evangelho de hoje (Lc 1, 26-38) se põe à disposição de Deus para gerar Aquele que nos levaria de volta ao Paraíso que os nossos primeiros pais perderam com a sua desobediência.   É esse Sim incondicional de Maria que nos faz ter para com ela um Carinho Filial e nos faz prestar a ela um Culto de Agradecimento.   O seu Sim a fez entrar, definitivamente, na História da nossa Salvação e, é por conta disso que prestamos culto a ela e lhe somos gratos por nos ter trazido o autor da nossa Salvação.   Ela foi preservado da mancha do pecado original, como ouvimos na Oração do Dia, por conta dos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo. 

É esse Jesus que nos faz ter toda sorte de Bênção do Espírito Santo como nos afirma o Apóstolo Paulo na Segunda Leitura de hoje (Ef 1, 3-6.11-12).   É Cristo a causa de termos sido escolhidos por Deus, o Pai, antes da fundação do mundo para vivermos em sua presença, sem máculas, santos e santas no amor e, esse Cristo veio a nós por meio de Maria que com o seu Sim, O gerou em seu Ventre Virgem, Puro, Sem Pecado, Imaculado.

Celebrar a Imaculada Conceição de Maria nesse Tempo do Advento que nos prepara para as Celebrações do Natal deve nos trazer à mente a ideia principal: só seremos capazes de celebrar o Natal, isto é, de gerar Jesus em nossas vidas se, assim como Maria, tivermos uma Vida Imaculada, ou seja, se rompermos com toda estrutura de pecado que está em nós em no nosso meio!

Que a materna intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa, nos alcance a Graça de uma Vida Imaculada!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário