domingo, 1 de dezembro de 2013

"I Domingo do Advento: É preciso VIGIAR para não sermos apanhados DE SURPRESA!" - 01 de Dezembro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria iniciamos, com a Igreja no Mundo, um Novo Ano Litúrgico e como o ano da Igreja não é uma mera sequência de dias, semanas, meses mas é uma Pessoa - Jesus Cristo -, nada mais justo e correto do que darmos início a um novo ano nos preparando para acolher em nosso meio essa mesma Pessoa.   O Advento nos prepara para as Celebrações do Natal e a Palavra desse Tempo nos revela o que devemos fazer para estarmos prontos, aptos para acolher o Senhor que vem e quer viver em nós e conosco.

Nesse Primeiro Domingo, a Palavra nos aponta para o horizonte de nossa história, de nossa existência e nos exorta a estarmos vigilantes, atentos, acordados para receber o Senhor que não avisa quando virá ao nosso encontro mas deixa a certeza que virá mais cedo ou mais tarde.

Na Primeira Leitura (Is 2, 1-5) vemos o profeta exortando, em nome de Javé, toda a Comunidade para colocar no Senhor a Esperança, a Confiança pois apesar das dificuldades que a mesma está enfrentando (ameça de invasão estrangeiras, rei que faz aliança espúria com outros povos pagãos e se afasta de Deus, abandono da fé, entre outros), Javé sempre vence no final e os estiverem com Ele vencerão também.   Haverá de chegar um dia em Jerusalém ocupará o lugar mais alto de todos e, dessa forma todos os povos desejarão ir ao seu encontro pois saberão que de lá sai a Palavra e a Lei de Deus que orientam o povo para vida plena; nesse dia, as pessoas aprenderão que o que importa na vida é transformar os instrumentos de morte (espadas e lanças) em instrumentos de vida (foices e arados) pois a vida é breve e logo passará.   É preciso deixar-se guiar pela Luz do Senhor.

Na Segunda Leitura (Rm 13, 11-14) temos o Apóstolo Paulo alertando a Comunidade para a necessidade de perceber que a noite já vai adiantada e, portanto, é importante despir-se das vestes da noite e revestir-se de Cristo; é preciso deixar de praticar aquelas obras que, somente à noite, temos coragem de praticar e passar para uma vida onde nada possa nos envergonhar pois o tempo está passando e a vida chegando ao seu termo.   Revestir-se de Cristo e abandonar o pecado (glutonerias, bebedeiras, orgias sexuais ...) é fundamental nesse Tempo de Advento.

Isso é tarefa para já (aqui e agora) pois o Senhor está voltando e não tarda e como nos tempos de Noé Ele nos manda recado, avisos mas é preciso estar atentos.   O Evangelho (Mt 24, 37-44) nos revela essa necessidade de estarmos atentos à vontade do Senhor e não nos perdermos em coisas menores que o mundo oferece.    O exemplo do Dilúvio nos alerta: por não darem ouvidos aos apelos de Deus por meio de Noé, todos pereceram em suas águas pois viveram aqui como se aqui fosse o destino final.

O Senhor voltará e nos apanhará fazendo nossas tarefas cotidianas e por isso é preciso estar atento e não perder o olhar da Fé que nos aponta para além da nossa história.   A Fé nos faz realizar as nossas tarefas do dia a dia sem perder o foco que se encontra no horizonte de nossa existência.   Assim, dois homens estarão trabalhando no mesmo campo: um será tirado e outro deixado; duas mulheres moendo no moinho: uma é levada e a outra deixada.   Vai com o Senhor quem não se perde no aqui e agora mas mantém o seu olhar fixo no mundo que há de vir; fica, quem faz o contrário!

Assim com o ladrão não mada recado quando quer assaltar a nossa casa, assim será a vinda do Senhor em nossas vidas: é preciso estar atento, precavido para não sermos apanhados de surpresa.   Assim como cuidamos de nossos bens terrenos devemos cuidar de nossa maior bem: o Céu!

Que Deus nos ajude a viver esse Tempo do Advento na expectativa do Senhor que vem!    Assim seja!


Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário