domingo, 1 de dezembro de 2013

"Tempo do Advento: Esperando o Senhor que Vem!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Iniciamos  com a Igreja um Novo Ano Litúrgico com o Tempo do Advento que nos prepara para as Celebrações do Natal do Senhor.   Diante disso, nos perguntamos: que tipo de preparação esse Tempo pede de nós?   o que significa preparar-se para o Notal do Senhor?  a chegada de Deus em nossas vidas exige o quê de nós?

Assim, vamos percebendo que a grande preparação que a Igreja pede de nós nesse Tempo é o rompimento com tudo aquilo que impede o Senhor de estar, de chegar até nós e, isso, na Igreja, nós chamamos de pecado.   Uma das principais preparações que fazemos está ligada à conversão do nosso coração e da nossa vida de modo a não permitir mais que o adversário de Deus, isto é, o demônio domine sobre nós.   Esse é um Tempo de limpeza pesada em nossa vida, retirando da mesma toda sujeira que ao londo de nossa existência o pecado foi produzindo.

Nesse sentido, a Palavra de Deus ganha uma força sem igual pois é Ela o parâmetro, a Luz que nos ilumina e nos enxergar pontos que, muitas vezes, não conseguimos ver e que necessitam ser mudados, trocados, extirpados de nós mesmos.

É preciso estar atento à voz do Batista que nos pede para endireitar o que está torto, aterrar os vales, alisar as asperezas e destruir montanhas que nos impedem de ser do jeito de Deus.   Cada um (a) é convidado (a) a fazer o seu exame de consciência diante de Deus e, iluminado por Sua Luz sem ocaso, descobrir o que precisa mudar, acertar e reforçar para que a vida seja o mais próxima possível da Sua Santa Vontade.

Nessas duas primeiras semanas, a Palavra nos coloca frente a frente com a segunda vinda do Senhor em Sua Glória para julgar vivos e mortos e para esse dia é preciso estar preparado, é preciso vigiar pois não sabemos o momento, a hora, o local onde tudo acontecerá; as duas últimas semanas nos colocarão cara a cara com a vinda primeira do Senhor, na carne, em Belém de Judá e para tanto nos preparamos para acolhê-Lo como Ele merece.   A imagem da Manjedoura (local onde os animais comem) é fundamental:  é preciso tornar-se Manjedoura para que o Senhor possa ser depositado em nós e nos enriqueça com a Sua Santa Presença.

Peçamos a Deus e a Virgem Maria que nos ajudem nessa caminhada preparatória para o Natal do Senhor e que as Celebrações Natalinas nos encontrem aptos a vivê-las com mais decência, coerência que os demais anos de nossas vidas!   Assim seja!

Boas Celebrações para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário