sábado, 30 de novembro de 2013

"Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo: Entregar a Vida para salvar a vida!" - 24 de Novembro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Chegamos ao Último Domingo do Tempo Comum e do Ano Litúrgico e, propositalmente, a Igreja nos oferece a oportunidade de celebrar Jesus Cristo como Rei do Universo para nos mostrar que a nossa vida de crentes só tem sentido se Jesus for o Rei dela.   Mas, o que significa ter Jesus como nosso Rei?   Essa questão nos orientará em nossa reflexão nesse dia.

Quando falamos em Rei nos vem logo à mente a ideia de poder, opressão, grandeza, riqueza, trono, palácio ... e, muitas vezes, ao tratarmos de Jesus e do Seu Reino imaginamos que eles sejam assim.   Grave engano! É exatamente o seu oposto que nos fala a Palavra de hoje.   Quando afirmamos que Jesus é o nosso Rei devemos ter sim em mente que Ele é o Senhor e nós seus súditos e portanto é preciso estar atento para fazer o que Ele espera de nós.   Mas, o que Ele espera de nós?   Vejamos:

A Primeira Leitura (2 Sm 5, 1-3) nos apresenta a escolha de Davi como o novo rei de Israel e voltando no tempo, percebemos que quando Deus faz a escolha de Davi para substituir Saul isso se deu exatamente porque este último começou a usurpar o poder que lhe fora confiado por Deus e passou a usá-lo em benefício próprio.   A escolha de Davi é surpreendente pois o mesmo é o filho caçula, de uma das últimas famílias da Tribo de Judá.   O relato de sua escolha nos revela que Deus não olha a aparência mas o coração e escolhe aquele que estiver disposto a cumprir a Sua Vontade.   É essa figura de Rei (Davi Pastor de Ovelhas) que dá origem à ideia de Jesus Rei do Universo: Ele é Rei enquanto é o Bom Pastor do Rebanho; é Rei enquanto oferece a Sua Vida para salvar a vida de suas ovelhas; é Rei porque sabe perdoar, se compadecer, cuidar dos que sofrem todo e qualquer tipo de opressão e, os que acreditam Nele como Rei devem seguir-Lhe o exemplo e, muitas vezes não o fazemos mas afirmamos ser Ele o nosso Rei e Senhor.   Isso é uma incoerência!

A leitura nos prepara para o Evangelho (Lc 23, 35-43) onde nos é apresentado o Rei Jesus no Alto da Cruz sendo motivo de chacota dos presentes e de um dos  crucificados.   Ao contrário do poderia acontecer, Ele não rebate a uma só afronta que sofre mas, se dirigindo àquele que ficou conhecido como Bom Ladrão promete-lhe que estará no paraíso ainda hoje!   

Que bela lição o Rei nos dá: colocado em Seu Trono, a Cruz, ainda encontra força para falar de perdão, de paz, de justiça, de AMOR!   Os súditos desse Rei deveriam agir dessa mesma forma!

Por fim, o Apóstolo Paulo na Segunda Leitura (Cl 1, 12-20) nos apresenta o Senhor Jesus como Aquele que nos libertou das trevas do pecado e é para nós a imagem do Deus Invisível.   É por Ele que tudo que foi criado nos céus e na terra e para Ele tudo converge!   Cabe a nós aceitar essa verdade e nos deixarmos guiar por Sua Santa Vontade pois somente assim Ele será o Rei de nossas Vidas!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário