terça-feira, 5 de novembro de 2013

"Dia dos Finados: A Vida que ganha sentido a partir da Morte!" - 02 de Novembro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos iniciando o último mês do Ano Litúrgico e, como já mencionamos anteriormente, somos convidados a pensar sobre a vida que estamos vivendo e como a estamos vivendo: estamos compreendendo que a Vida é um Dom que o Pai dos Céus nos deu e, assim sendo, devemos descobrir o que Ele espera de cada um (a) de nós e colocarmos em prática o seu projeto a nosso respeito?  Ou, ao contrário, estamos entendendo a Vida como um produto do acaso e, dessa forma, poderemos viver como "nos der na telha" e fazer o que queremos, do jeito que queremos, quando queremos e com quem quisermos?

Para nós que cremos a Vida é compreendida como Dom de Deus e a sua realização se encontra no cumprir a vontade Dele para cada um (a) de nós.   Para os crentes, a Vida nesse mundo, nesse tempo possui estreita relação com a Vida Eterna e, portanto, precisamos refletir muito sobre o nosso comportamento pois, de acordo com a nossa fé, tudo que fazemos, pensamos, falamos e ou deixamos de fazer (omissão) possui consequências no depois daqui, na Eternidade.   Na verdade, o que acontecerá conosco após essa Vida é resultado de nossas escolhas, de nossas opções aqui.   Por isso, o crente é o homem que pensa muitíssimo antes de qualquer coisa pois acredita na Eternidade como consequência de nossas escolhas aqui.   Crer na Ressurreição dos Mortos muda tudo em nossa vida!

Porém, nem sempre a ideia de Ressurreição dos Mortos esteve clara para o Povo de Deus.   Na verdade, essa é uma ideia que vai sendo construída, paulatinamente, pouco a pouco, no decorrer da História da Salvação.   Na medida em que o Povo ia experimentando e compreendendo Deus, tal ideia foi ganhando força e sendo compreendida como verdade absoluta.

Assim, a Primeira Leitura (Jó 19, 1.23-27a) nos apresenta um dos primeiros textos que trata dessa realidade.   A personagem central do livro (Jó), depois de muitas discussões com seus "amigos" quer o fim do processo de sua vida porém demonstra uma fé inabalável na Vida em Deus mesmo depois que a mesma terminar por aqui: gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas com chumbo e ferro, cravadas na rocha para sempre!   Eu sei que o meu Redentor está vivo e que, por último se levantará do pó ... depois de destruírem a minha pele, na minha carne VEREI A DEUS!   Que bela afirmação: depois da vida destruída, verei a Deus com meus próprios olhos!

É esta esperança de uma Vida para além dessa que vivemos marcada pela dor, sofrimento, cruz e morte que não nos deixa desanimar e nos faz seguir em frente.   

Na Segunda Leitura (Rm 5, 5-11) vemos o Apóstolo Paulo nos falar da esperança que não decepciona pois o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos dado!   Deus enviou o seu Filho para morrer por nós e esta é a maior prova do quanto a nossa vida é importante aos seus olhos: não valíamos NADA e Deus morreu por nós!   O que não fará agora que já estamos justificados de nossos pecados?   Depois da Morte de Jesus na Cruz podemos nos considerar SALVOS e, portanto deveremos viver de tal forma que a Salvação que nos foi oferecida gratuitamente transpareça em nossa Vida Mortal.

Por fim, o Evangelho (Jo 6, 37-40) nos mostra o Senhor Jesus nos apresentando a sua missão: fazer a Vontade Daquele que o enviou e, tal Vontade é que Ele não perca NENHUM daqueles que o Pai lhe deu mas o ressuscite no último dia! ... Crer no Filho que por nós se entregou nos garante a VIDA ETERNA!

Que a Celebração dos Finados nos faça refletir mais e melhor sobre a nossa própria vida e, dessa forma, possamos melhorar o que ainda está sendo obstáculo à conquista da Vida Eterna em Deus!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário