quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Solenidade da Epifania do Senhor: Em Jesus, Deus se mostra como o Salvador do Mundo!" - Domingo entre 2 e 8 de Janeiro - 05 de Janeiro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Vivendo as alegrias do Ciclo Natalino, chegamos, hoje, à Solenidade da Epifania do Senhor e, podemos dizer, que esta é a outra face da moeda do Natal do Senhor, ou melhor dizendo, essa  Solenidade completa a mensagem que na noite de Natal a Igreja e a Palavra nos apresentaram.   Na Noite de Natal (24/12) pudemos perceber que o nascimento de Jesus foi anunciado como causa de alegria e salvação para o Povo Judeu em primeiro lugar, povo este, representado no texto evangélico, pelos Pastores.   Se a Palavra terminasse por ali, poderíamos pensar que o nascimento de Jesus não trouxe a Salvação para o Mundo mas para uma parte dele, para o Povo no qual o Senhor se encarnou e nasceu: os Judeus e, assim sendo, todo o resto (inclusive nós) estaríamos fora.   A nossa sorte é que o texto evangélico segue e nos apresenta a plenificação do seu sentido hoje: Jesus é a Encarnação do Deus que quer SALVAR A TODOS!   A Salvação trazida por Ele é UNIVERSAL!   Vejamos:

Na Primeira Leitura (Is 60, 1-4) temos uma reflexão feita pelo Profeta já no período do pós-exílio e o texto que nos é oferecido nos apresenta o Profeta conclamando a Cidade de Jerusalém para se levantar e acender a luzes!   E, nos perguntamos: Por que?    E, a resposta vem a seguir: Porque chegou a tua luz e a glória do Senhor apareceu sobre ti!   Apesar de estar a terra envolvida em trevas, Jerusalém pode contemplar a presença da Grande Luz sobre ela e, é preciso que a Cidade se transforme nessa Luz de Deus que está sobre ela.   Isso deve ocorrer pois o mundo necessita enxergar uma saída na escuridão que  o domina; é preciso que Jerusalém se transformando na Luz que a ilumina seja uma espécie de "farol" que conduzirá TODOS AO SEU CLARÃO: os teus filhos e filhas que estão chegando de longe e trazendo para o seu meio as riquezas de além-mar para onde foram levados cativos num passado não muito distante (Exílio na Babilônia)!   Essa Luz que atrai TODOS AO SEU CLARÃO levará o mundo a reconhecer a proclamar a Glória do Senhor presente em Jerusalém.

Ora, essa Leitura do Profeta Isaías nos prepara para a compreensão do texto evangélico de hoje (Mt 2, 1-12) pois a história dos Magos nos faz pensar no que nos falou o Profeta e, mais, ainda, nos faz pensar que Jesus é a Luz que brilha atraindo TODOS AO SEU CLARÃO.   A diferença está no local onde tal Luz brilha: em Belém e não em Jerusalém!   

Magos do Oriente observam no Céu algo novo: uma Estrela (Luz) apareceu!   Seguem a Estrela e param em Jerusalém (palácio de Herodes) mas não encontram o que procuram lá: Deus não nasce e não faz brilhar a Sua Luz onde os homens pensam ser eles a própria luz!   Detalhe importante: enquanto os Magos entram no palácio de Herodes, a Estrela desaparece e só voltará depois que os Magos deixam aquele local!   

Saindo do palácio de Herodes, a Estrela guia os Magos até o local onde estava o Menino: Na Gruta de Belém!   Ali, ajoelha, adoram o Menino e oferecem seus presentes: ouro, incenso e mirra (riquezas do além-mar = Primeira Leitura).   

Como estamos ouvindo nesses últimos dias, àqueles que estão abertos à Vontade do Senhor, o próprio Senhor lhes aponta o caminho a seguir: avisados em sonho para não retornarem a Herodes, regressam para sua terra por outro caminho!

Que maravilha essa Palavra!   Que Alegria poder ouvi-la!   Que satisfação poder compreender que o Senhor não se esqueceu de nós mas, ao contrário, nos tinha a todos em seu coração e nos quer salvar sem que nenhum de nós se perca!   Agora, a resposta é conosco!

Essa maravilha é a revelação do Mistério que ficou por muito tempo escondido: Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho!   E, assim, completa o Apóstolo Paulo na Segunda Leitura (Ef 3, 2-3a.5-6).

Celebrando as Alegrias da Epifania (Manifestação do Senhor) peçamos a graça de compreendermos que o Amor Infinito de Deus nos trouxe a Salvação em Jesus!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário