sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Festa da Apresentação do Senhor: Jesus, a Luz do Mundo, veio nos visitar!" - 02 de Fevereiro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, com a Igreja no Mundo, a Festa da Apresentação do Senhor e, dessa forma, colocamos um fim no Ciclo do Natal:  o cumprimento da Lei por parte de José e Maria revelará quem é a Criança de Belém e os compromissos que somos chamados a cumprir se cremos Nele como Luz que veio ao mundo para iluminar as trevas produzidas pelo nosso pecado.    Hoje, abençoamos as velas e com as mesmas acesas damos início à nossa Celebração revelando ao Mundo quem é a nossa Luz: Deus que em Jesus se fez homem para nos salvar!

Na Primeira Leitura (Ml 3, 1-4) nos apresenta o Profeta Malaquias falando do Dia de Javé (sobretudo das condições internas e externas que deverão ser apresentadas para que esse Dia chegue logo e seja Bom para todos).   Um Anjo virá preparar o caminho, o local para a chegada do Dominador que tentais encontrar e o Anjo da Aliança que desejais.   A Sua chegada não encontrará resistência e oposição de parte alguma e será preciso se entregar a Ele para que Ele possa fazer o Processo de Purificação necessário: fogo da forja e barrela dos lavadeiros!   O fogo da forja é responsável pela purificação do Metal e a barrela dos lavadeiros pela limpeza da roupa.    Encontrar-se com o Senhor só será possível se deixarmos a nossa vida ser purificada e lavada por Ele.   É assim que viveremos o que Ele espera de nós e nos tornaremos Seus Sinais entre os homens.

Aquele que o Profeta Malaquias nos apresenta como sendo o Grande Purificador e Limpador de nossas vidas se realiza na Pessoa de Jesus que no Evangelho de hoje (Lc 2, 22-40), ao ser apresentado no Templo é reconhecido pelo velho Simeão e pela profetisa Ana como sendo o Enviado, o Messias Esperado, o que colocaria Israel nos trilhos do Senhor mas que teria que sofrer para levar a bom termo a sua missão!

Cumprindo a Lei do Senhor, José e Maria levam Jesus ao Templo para ser resgatado com o oferecimento do Sacrifício prescrito: para os pobres, um par de rolinhas ou dois pombinhos!   É nesse momento que os discursos sobre Jesus são pronunciados por Simeão e Ana: Simeão bendiz a Deus que cumpre a promessa e afirma ser Jesus a LUZ que deve iluminar a Nações.    A Luz brilha nas trevas e estas não deixarão barato a Sua ação: ao revelar os segredos dos corações, Jesus se tornará aceito por muitos e odiado por tantos outros - estar na Luz ou nas Trevas fará a diferença entre os grupos: de oposição ou de aceitação!   Ana faz a mesma coisa e louva a Deus que cumpre a Promessa.

Jesus é Deus que em solidariedade com a humanidade decaída pelo pecado, se faz homem (assume a condição humana em tudo com exceção do pecado) para nos resgatar.   A Segunda Leitura (Hb 2, 14-18) nos apresenta esta Verdade.    

Que Deus nos ajude a viver as lições da Festa de Hoje em nosso cotidiano e, assim, consigamos Iluminar o Mundo com a Luz de Cristo que está em nós!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário