sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"VI Domingo do Tempo Comum: A Liberdade do Cristão o conduz ao CUMPRIMENTO PLENO DA VONTADE DE DEUS!" - 16 de Fevereiro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Seguindo o nosso percurso, chegamos ao VI Domingo do Tempo Comum e, buscamos na Palavra de Deus que nos é proposta o caminho seguro para alcançarmos a Santidade e a Perfeição Divinas.

Dessa forma, a Primeira Leitura (Eclo 15, 16-21) nos apresenta a Verdade de que Deus nos criou livres e, assim sendo, temos a possibilidade de fazer as nossas escolhas.   No entanto, é certo que a liberdade comporta um preço, poder escolher acarreta consequências que, mais cedo ou mais tarde, teremos que assumir como sendo nossas somente e de mais ninguém.   A proposta do autor sagrado é que usemos a nossa liberdade para escolher Deus e os Seus preceitos por serem Eles capazes de nos conduzir à FELICIDADE que tanto desejamos: se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás.

À nossa frente há toda e qualquer possibilidade, há caminhos distintos para serem trilhados, escolhas que devemos fazer que nos conduzirão a este ou àquele destino final: há FOGO e ÁGUA; o BEM e o Mal; a VIDA e a MORTE - estendamos a  mão para onde quisermos, para onde preferirmos.   Porém, é preciso compreender que em Deus só temos a liberdade de opção por Ele e pelos Seus Preceitos pois Ele não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

Daí, poderíamos objetar: Mas, não podemos escolher "tudo"?   Por que temos que renunciar algo?   Não seria possível cumprir a Vontade de Deus e ficar bem com as estruturas sobre as quais o mundo se firma?   Ter que escolher é terrível sobretudo quando vivendo no Mundo somos levados, pela Fé, a optar contra ele!...   Aqui, chegamos à mensagem da Segunda Leitura (I Cor 2, 6-10) em que o Apóstolo Paulo nos alerta que somente entre os perfeitos se pode falar da Sabedoria Misteriosa de Deus que os grandes e sábios deste mundo nunca conheceram nem conhecerão.   Tal Sabedoria Deus destinou para nós, Seus filhos, para nossa glória.   O mundo, com sua sabedoria, crucificou o autor da verdadeira Sabedoria e, é movido por aquilo que a Sabedoria de Deus nos revela que conseguimos caminhar neste mundo sem nos deixarmos enredar por sua armadilhas: o que olhos não viram, ouvidos não escutaram e coração jamais pressentiu é o que Deus, em Sua sabedoria, tem para nós e, movidos pela Fé nessa Verdade nos deixamos conduzir por Ele, sob a a Ação do Seu Espírito que tudo esquadrinha e tudo nos revela.

Dessa forma, movidos por tal Sabedoria Divina, estaremos prontos para compreender e viver a radicalidade do texto evangélico de hoje (Mt 5, 17-37) que nos apresenta o Senhor Jesus revelando que a Sua Vida não pode ser vista como abolidora e destruidora de tudo que disseram a Lei e os Profetas.   Ao contrário: Ele veio para nos ensinar a cumprir PLENAMENTE os mesmos.   Viver e ensinar a PRÁTICA dos MANDAMENTOS nos torna GRANDES diante de Deus e, fazer o oposto, nos torna pequenos aos Seus olhos.   Tudo que fazemos deve ser visando uma Justiça Superiora à dos fariseus!   Portanto, é preciso superar a mera letra da Lei e penetrarmos em seu sentido, no Espírito da Lei para compreendermos o que devemos fazer de fato para sermos fieis à Vontade de Deus.   Assim:

Ouvistes o que foi dito aos antigos: não mate, não adultere, não jures falso mas cumpras os juramentos feitos.   Aqui, temos a Lei em sua letra pura e simples que pode levar à morte.   Eu, porém, vos digo:   quem se encoleriza, briga, xinga, chama o irmão de "tolo" o "patife" JÁ O MATOU EM SEU CORAÇÃO! ...quem olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela em seu coração! ... Não jures por nada pois nada é seu: seja o seu "sim", SIM e o seu "não", NÃO pois todo o resto vem do demônio!   Aqui, o Espírito da Lei que abre o leque, amplia os horizontes e nos faz ver além daquilo que a letra nos revela.   É somente buscando viver o Espírito da Lei que nos tornaremos SANTOS E PERFEITOS COMO NOSSO DEUS E PAI É SANTO E PERFEITO!

Pensemos bem nisso e peçamos a Deus que nos envie o Seu Espírito e que dessa forma possamos chegar ao ideal de Santidade e Perfeição que Ele pensou para cada um (a) de nós!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário