sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"VII Domingo do Tempo Comum: É preciso ser SANTO e PERFEITO como nosso PAI DO CÉU É SANTO E PERFEITO!" - 23 de Fevereiro de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Na Liturgia de hoje ouviremos o convite explícito que a Palavra de Deus nos faz para sermos Santos como nosso Deus é Santo e Perfeitos como nosso Pai do Céu é Perfeito.   Durante o Tempo Comum esse é o grande objetivo que a Igreja espera ver atendido por cada um (a) de nós.

Na Primeira Leitura (Lv 19, 1-2.17-18) temos a ordem expressa de Javé ao Seu Povo: Sede santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus, Sou Santo!   Daí, nos perguntamos: Como poderemos ser santos como Deus é Santo?   O que teremos que fazer para atingirmos tal Santidade Divina?   E, o próprio Javé, no texto seguinte nos dá a resposta: a Santidade de Deus parte do princípio fundamental do Seu Ser que é o AMOR.   Daí, todas as ações procedentes do Amor são ações santas e que conduzem à Santidade de Deus pois Deus é AMOR.   Por isso, o Levítico nos fala que não podemos guardar ódio em nosso coração contra o nosso irmão e, consequentemente, não podemos alimentar em nós nenhum sentimento que seja produto do ódio pois estas ações são obras do Diabo e não de Deus: repreender o próximo para trazê-lo para o bom caminho, não guardar rancor nem procurar vingança contra o próximo mas, ao contrário, AMÁ-LO COMO A NÓS MESMOS!   Por fim, o Levítico nos faz pensar que a Santidade de Deus está ligada àquilo que fazemos ou não para aquele que o Senhor colocar em nosso caminho (nosso próximo).

Dessa forma poderíamos objetar: Amar o Próximo é algo tão difícil nos dias de hoje... Como fazer isso se tornar Verdade em nossa Vida?   E a resposta vem na Segunda Leitura (I Cor 3, 16-23) onde o Apóstolo Paulo nos orienta no sentido de nos capacitar para o cumprimento daquilo que o Levítico nos pediu.    Amar o próximo só é possível quando conseguimos perceber que ele é SANTUÁRIO DE DEUS independentemente do que ele faça ou seja.    Assim, não podemos destruir, denegrir, excluir, humilhar tal Santuário pois dessa forma Deus também fará conosco.   Isso parece uma loucura pois é muito complicado enxergar naquele que faz o mal o Santuário de Deus.   Por isso, São Paulo nos exorta, caso estejamos nos movimentando e agindo de acordo com a sabedoria do mundo a nos deixarmos levar pela insensatez e loucura de Deus.

Só assim, o Evangelho de hoje (Mt 5, 38-48) poderá ser compreendido, aceito e, sobretudo vivido por nós.   Aceitar a proposta que o Senhor Jesus nos faz no texto de hoje somente nos abandonando à Sabedoria Divina que nos faz enxergar para além daquilo que é próprio do mundo.   Dando sequência às sentenças do Domingo Passado, temos hoje as duas últimas: Ouvistes o que foi dito aos antigos: olho por olho e dente por dente! ...  Ame o amigo e odeie o inimigo! ...   Essa é a Lei na sua Letra morta e que mata, pregada pelo mundo.    Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado!   Não podemos pagar com a mesma moeda de malvadeza, o mal que nos fazem pois, por sermos de Deus não temos outra moeda de troco que não o AMOR pois Deus é AMOR (I Leitura).   Daí, se alguém te bate na face direita, ofereça-lhe a esquerda; se te levarem ao tribunal para tirarem a tua túnica, dê-lhe também o manto; se te param na estrada para te obrigarem a caminhar mil passos, caminha dois mil com ele! Dá a quem te pede emprestado e não voltes as costas àquele que te pede emprestado!   O crente, o cristão não pode, não sabe, não consegue fazer outra coisa que não seja AMAR!   Eu, porém, vos digo: Ame os vossos inimigos e fazei o bem para quem vos persegue!   Amar o inimigo só será possível se este se transformar em amigo e, eu consigo essa proeza quando consigo separar o que o outro faz daquilo que o outro é: Santuário de Deus!   Aqui, eu passo a ter para com meu irmão um olhar próprio de Deus que nos enxerga a todos como seus filhos e filhas e nada mais e, por isso faz o sol nascer sobre maus e bons e a chuva cair sobre justos e injustos!    Fazer o bem a quem nos faz o bem e cumprimentar aqueles que nos cumprimentam não nos fazem diferentes do mundo pois cobradores de impostos e pagãos fazem a mesma coisa!   Nós cristãos precisamos ir além: precisamos ser PERFEITOS como nosso PAI DO CÉU É PERFEITO!

Que Deus nos ajude nessa árdua mas gratificante missão!   Assim seja!

Boa Celebração para todos(as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário