segunda-feira, 3 de março de 2014

"VIII Domingo do Tempo Comum: Esperar em Deus como se TUDO DEPENDESSE DELE e fazer a nossa parte como se TUDO DEPENDESSE DE NÓS!" - 02 de Março de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade à nossa Caminhada de Fé nesse Tempo Comum, chegamos ao VIII Domingo e buscamos na Palavra de Deus que nos é proposta as pistas que nos conduzirão à santidade e perfeição divinas.   Ouvir, meditar, partilhar, compreender e, acima de tudo viver o que a Palavra de Deus nos fala nos fará, verdadeiramente mais semelhantes a Ele.   Os textos bíblicos propostos para nossa reflexão neste Domingo nos farão compreender a Imagem de Deus como um Pai que nos AMA e, por conta disso, CUIDA DE NÓS, nos oferecendo o que cada um (a) necessita para viver a Sua Vontade.

Assim, a Primeira Leitura (Is 49, 14-15) nos mostra o Profeta, falando em nome de Javé, sobre esse AMOR e CUIDADO que Ele tem para com os Seus.   Diante de uma Comunidade que vive as agruras do final do Exílio na Babilônia, que retorna para Jerusalém e se vê diante de uma situação muito complicada de reconstrução da vida em todos os seus aspectos, quase que do zero, com a fé e a esperança abaladas e que se questiona sobre a presença ou não de Javé naquela circunstância, o Profeta diz: Deus NUNCA ABANDONA OS SEUS e mesmo que uma mãe fosse capaz de abandonar o fruto de seu ventre, ELE NÃO SE ESQUECERIA DE SEUS FILHOS (AS)!   Que bela leitura...   Ela nos enche de confiança, renova em nós a esperança, nos reanima e restaura nossas forças para darmos continuidade àquilo que a Vida nos reservar.  

No entanto, fico me perguntando sobre os porquês que nos levam a duvidar da presença e ação de Deus em nossas vidas.   E, diante da reflexão, chego a uma conclusão, entre tantas que possam surgir.

Um grande "problema" que percebo em nós com relação em Deus vem da compreensão que temos sobre a forma de contar o tempo: enquanto para nós há a classificação do tempo em três categorias, isto é, passado, PRESENTE e futuro, em Deus SÓ EXISTE O ETERNO PRESENTE.   A Eternidade só existe no AGORA ETERNO DE DEUS!   Na verdade, também para nós, o que temos de concreto e verdadeiro é o PRESENTE, O EXATO AGORA!   O momento de agora há pouco, quando comecei a escrever esse texto (uns 05 minutos atrás) não existe mais!   No entanto, se formos refletir bem sobre a nossa vida e a vida de tantos que nos cercam, iremos perceber que gastamos grande parte do nosso presente, do tempo que de fato temos, com o passado ou com o o futuro: lamentamos ou temos saudade de um tempo que ficou na lembrança e só existe lá ou vivemos tentando antecipar a vida com as nossas PREOCUPAÇÕES com o futuro!   Daí, como Deus é SOMENTE PRESENTE não conseguimos senti-Lo agindo em nosso favor no AGORA DE NOSSA EXISTÊNCIA: ou porque estamos voltados para o passado ou ligados em algo que não sabemos, de fato, se irá acontecer, isto é, PREOCUPADOS COM O FUTURO.   Aqui, blasfêmias, dúvidas, incertezas ... vão tomando conta de nossa vida com relação à presença e ação divinas em nós e por meio de nós no mundo que nos cerca.

Compreendendo isso, percebemos a força presente nas palavras de Jesus no Evangelho de hoje (Mt 6, 24-34).   Em primeiro lugar o Senhor nos chama a atenção para a necessidade de escolhermos quem será o nosso Senhor e comandará a nossa vida pois não é possível SERVIR A DOIS SENHORES.   Claro que não podemos, apesar de acharmos que isso é possível!   Não dá para servir a dois senhores pelos simples fato de sermos uma única pessoa, somos indivisos, unos e dessa forma tenderemos sempre mais para um em detrimento do outro.

Optar por Deus nem sempre é fácil pois o Mundo possui apelos e nos seduz drasticamente com sua propostas "agradáveis e fáceis".   Só conseguimos fazer uma opção segura por Deus quando descobrimos, por experiência própria - não de ouvir dizer - que Ele é Pai e cuida de nós no presente de nossa existência.   Essa é, sem sombra de dúvidas, uma EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA EM NOSSAS VIDAS!   Ela desencadeia o que chamamos CONVERSÃO!

Aqui, entendemos a sequência do texto evangélico quando o Senhor nos pede para não nos preocuparmos com a vida ou com o corpo com questões do tipo: "O que iremos comer ou beber?" ou: "O que iremos vestir!"  pois a vida vale mais que o alimento e a bebida e o corpo mais que a vestimenta.   Mas, como viver sem tais "preocupações" tão "normais" e corriqueiras em nossos dias?    Jesus dá a receita:   Olhem o mundo ao redor e observem os pássaros do céu e os lírios do campo ...  Os pássaros não plantam, não colhem nem recolhem em armazéns e,no entanto, o vosso Pai os alimenta.   Vós valeis mais que os pássaros do Céu! ... Os lírios do campo não fiam nem tecem e, no entanto, nem Salomão, em todo o seu esplendor, se vestiu como um deles!   Se Deus veste assim a erva do campo que hoje está viva e amanhã é jogada no forno para ser queimada, por que não cuidaria de vocês, gente de POUCA FÉ?

Dessa forma, começamos a compreender que a preocupação exagerada com a vida que levamos é SINAL DE AUSÊNCIA DE FÉ NESSE DEUS PROVIDENTE!   É preciso saber viver o PRESENTE como aquilo que ele é: um presente de Deus para vivermos AGORA a SUA VONTADE e o resto nos será acrescentado!  O problema está em que gastamos a vida toda correndo atrás do resto e, no final, ficamos sem o resto que ocupou toda a nossa existência e, ainda por cima, ficamos sem Deus!   Deixe que o amanhã, quando se tornar PRESENTE trará seus próprios problemas e não tentemos antecipar situações que não nos cabem e não conseguimos!

Com isso, podemos fazer uma ligação com a Segunda Leitura (I Cor 4, 1-5) quando ouvimos o Apóstolo Paulo nos orientando para a necessidade de nos percebermos nesse mundo como administradores dos mistérios de Deus...   Tudo é nosso ... mas somos de Cristo e Cristo é de Deus!   Sejamos fieis a Deus e veremos se Ele não sustenta a Palavra dada em nosso favor?   Faça a experiência!   Só depende de VOCÊ!!!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário