terça-feira, 25 de março de 2014

"Quarta-Feira de Cinzas: É preciso transformar em Pó TUDO QUE NOS FAZ PENSAR QUE SOMOS MAIS DO QUE SOMOS!" - 05 de Março de 2014

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Iniciamos, hoje, com a Igreja no Mundo um Novo Tempo Litúrgico: a Quaresma.   Nesse Tempo somos convidados a seguir o Senhor Jesus em sua Via Dolorosa nos solidarizando com TODOS que, de uma forma ou de outra, continuam revelando, pela vida que levam, o SOFRIMENTO DO SENHOR.   Abrimos um Tempo de Quarenta Dias que, mais do que o Tempo Cronológico, seria importante percebê-lo como TEMPO TEOLÓGICO, TEMPO DE SALVAÇÃO.   Nesse período somos convidados a matar em nós o homem velho, terreno, adepto do mal e do pecado e deixar nascer o Homem Novo, Celeste, adepto da Graça e Construtor do Céu.   Aproximar-se de Deus, ouvir, meditar, guardar, compreender e viver a Sua Palavra são passos fundamentais que nos auxiliarão nessa empreitada chamada CONVERSÃO.

Na História da Salvação, em vários momentos, podemos perceber a simbologia do número 40 (enquanto contagem de tempo) como sendo o prazo adequado, suficiente para gerar no Povo de Deus a Vida Nova.   Assim, num primeiro momento, o Dilúvio nos vem à mente: em quarenta dias as águas irromperam, levando com elas o mal e deixando sobreviver SOMENTE OS QUE FORAM CONSIDERADOS JUSTOS, isto é, Noé e os seus; a Escravidão Egípcia durou 400 anos e, nesse tempo o Povo se Voltou para Deus e pediu o Seu Socorro, o Seu Auxílio e foi libertado; logo após a Libertação, o Povo andou por 40 anos no DESERTO para alcançar a Terra Prometida; o Profeta Elias, quando fugia das investidas da cruel rainha Jezabel, andou 40 dias pelo DESERTO ATÉ CHEGAR AO MONTE DE DEUS, O HOREB e ter as suas forças renovadas para enfrentar a situação de dor e sofrimento; a população de Nínive teve 40 dias para se converter do mal e ter a sua vida preservada por Deus com o anúncio de Jonas e, por fim, temos o próprio Jesus que, logo após o Batismo é conduzido ao DESERTO pelo Diabo para ser tentado, testado antes de iniciar o seu Ministério Público.   Aqui, percebemos que a ideia do 40 (tempo Teológico) nos faz pensar num tempo capaz de fazer acontecer o Processo de Conversão que, nesse Tempo da Quaresma, toda a Igreja é convidada a viver.

Abrimos esse Tempo Litúrgico com uma Celebração conhecida como Celebração das Cinzas e, tem muita que pensa que nesse dia nós nos dirigimos à uma Igreja para que, recebendo as Cinzas "tudo de mal que tenhamos feito - sobretudo no período do Carnaval - é desfeito e, dessa forma, podemos dar sequência à nossa vida sem maiores transtornos".   Doce ilusão pensar assim!!!!   A Celebração das Cinzas não tem tal objetivo mas, ao abrir o Tempo Litúrgico da Quaresma, tal Celebração é um Grande Convite para entrarmos nesse Caminho de Conversão e, para tanto, ela (Celebração) nos oferece os caminhos, as pistas, as luzes, o método, as estratégias que devemos usar para atingir tão sonhado objetivo: a nossa Conversão!   A Palavra de Deus que abre esse Novo Tempo nos inspira e nos aponta por onde devemos seguir.   Vejamos:

A Primeira Leitura (Jl 2, 12-18) em suas primeiras palavras já nos deixa alertas sobre o que devemos fazer nesse Tempo de Graça: Agora, portanto, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso CORAÇÃO, com Jejuns, Lágrimas e Gemidos; RASGAI O CORAÇÃO E NÃO AS VESTES!  Que maravilhas essas palavras do Profeta para um Povo que não estava vivendo a Vontade Soberana do Senhor em sua vida.   Aqui, logo de cara, percebemos que o Senhor deseja ver em nós atitudes condizentes com uma sinceridade de Coração; percebemos que, diante do Senhor, as caras e bocas de santos e santas não bastam pois é preciso mais e muito mais: a Conversão deve ser um Processo iniciado de DENTRO PARA FORA pois se o que apresentamos fora de nós (externamente) não coincidir com o que se passa no Coração, isto é, não for Verdadeiro, para Deus não faz sentido, não tem valor.  Toda a Assembleia deve ser convocada para esse Tempo de Perdão, demonstrando a dor pelas ofensas feitas ao nosso Senhor.   Se tais atitudes externas forem percebidas por Ele como Verdadeiras, quem sabe se Ele se volta para nós e deixa atrás de cada um (a) uma bênção, oblação, libação pelos nossos pecados cometidos ... pois Ele é Benigno, Compassivo, Paciente e cheio de Misericórdia.   São essas atitudes verdadeiras que nos levará ao Perdão de Deus.

Rasgar o Coração é tarefa, humanamente nesse mundo, impossível de ser praticada pois é o mesmo que permitir que a dor, o sofrimento, a cruz façam parte de nossa Caminhada e, mais ainda, tal atitude implica em querer MORRER e se permitir MORRER!   Daí, ser o Tempo da Quaresma, um Tempo tão difícil e complicado de se viver plenamente e, nos perguntamos: "Como poderemos conseguir tal feito?" A Segunda Leitura (2 Cor 5, 20-6, 2) nos dá a resposta: precisamos acreditar que Aquele que nos pede tal ação é o mesmo que nos fala por meio do Apóstolo Paulo que estará conosco para nos dar sustentação, coragem, força pois, esse é o momento favorável, é agora do Dia da Salvação!   Como Embaixador de Cristo é que nos fala o Apóstolo Paulo e devemos acreditar que é o próprio Cristo quem está falando por ele.

Por fim, no Evangelho que nos é proposto (Mt 6, 1-6. 16-18) temos as orientações que o próprio Jesus nos dá: é preciso ter atenção sobretudo com aquelas práticas que são, de acordo com o senso comum, estritamente religiosas pois elas podem esconder o nosso próprio orgulho, a nossa própria vontade de sermos reconhecidos pelos outros roubando de Deus o que Lhe pertence de direito que é o louvor daqueles e daquelas que enxergam em nossas boas obras a Sua própria Ação.   A nossa Justiça deverá ser superiora à Justiça dos Fariseus e dos Mestres da Lei e para tanto, o tripé que norteia a nossa Caminhada Quaresmal deverá ser praticado como nos fala o Senhor: a Oração, a Esmola e o Jejum são para nos unir mais estreitamente ao Senhor e nos disponibilizar mais para o SERVIÇO AO PRÓXIMO e não serem meios para nos auto-promovermos.   Aqui, o SEGREDO é a alma do "negócio" para que Deus que vê no SEGREDO nos ofereça a RECOMPENSA, isto é, a Salvação!

Viver esse Tempo como nos pede o Senhor e como nos orienta a Igreja não é tarefa fácil mas, ao nos aproximarmos mais de Deus vamos nos dando conta de que é possível pois Ele (Deus) nos sustenta em nosso Caminho!   As Cinzas recebidas no dia hoje deve nos recordar aquilo que somos de fato: somos pó e para lá, para o pó, voltaremos!   Ora, se é fato e verdadeira essa sentença, importante é, nesse Tempo Quaresmal e em toda a nossa vida o seguinte: É preciso se esforçar para reduzir a Pó TUDO que nos faz pensar que somos mais do que Pó!   Façamos isso e veremos que a Quaresma nos transformará num Novo Homem e numa Nova Mulher!

Boa Celebração para todos (as)!
Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário