terça-feira, 25 de março de 2014

"I Domingo da Quaresma: A Palavra de Deus é a Grande Arma para VENCERMOS as Tentações do diabo!" - 09 de Março de 2014

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade à nossa Caminhada Quaresmal, celebramos, hoje, o I Domingo e, nesse Domingo somos convidados a refletir sobre a ação do mal em nossas vidas e, o mais importante, como podemos fazer para vencê-lo em nós e, em consequência, no mundo que nos cerca.   A oposição Adão e Eva de um lado e o Senhor Jesus do outro, nos fornecerão a compreensão de como o mal pode nos dominar e nos afastar da Presença de Deus e, o melhor, como podemos eliminar a sua ação nefasta em nossa vida e, dessa forma, nos voltarmos pra Deus.

A Primeira Leitura (Gn 2, 7-9; 3, 1-7) nos revela a verdade que refletimos na Quarta-feira de Cinzas: viemos do pó e para lá voltaremos!  A criação do Ser Humano a partir do pó da terra nos revela a nossa condição inicial: não somos Nada!   Mas, apesar disso, o Senhor nos fez e nos deu uma Vida, participação da Sua: Ele soprou nas narinas o sopro da vida (nos deu o Seu Espírito, o Seu Hálito para sermos Sua Imagem e Semelhança).   Esse Deus que nos criou do Nada mas nos fez semelhante a Ele, tem sempre o MELHOR para nós: Ele plantou um jardim no Édem e ali colocou o Ser Humano que havia feito.   De Deus, devemos aprender, só vem o que é Bom, o Melhor pois Ele não sabe fazer e oferecer outra coisa que não isso.   

Mas, "como vivemos o mal e sofremos as consequências do mesmo em nosso dia a dia?"   A sequência da Leitura nos revela como isso começou: Estar no Paraíso e ouvir, SOMENTE, a Voz de Deus concede ao Ser Humano todas as condições para que viva plenamente a Vida que o Senhor lhe deu.   Porém, a partir do momento em que, cerrando os ouvidos à Voz de Deus, única capaz de oferecer a Vida Plena, o Ser Humano passa a dar ouvidos a uma outra voz, à voz do adversário de Deus, terá que arcar com as consequências de sua ação, de sua escolha.   Na verdade, há duas vozes que podem guiar a nossa vida e a escolha é pessoal, é de cada um (a) que na liberdade que possui, faz a opção que achar conveniente.   

Disfarçado de Serpente - o mais astuto dos animais que Javé havia criado - o diabo se aproxima do Ser Humano e, com a sua "conversa mole" vai ganhando a atenção dos seus interlocutores.   Aqui, o grande perigo pois não podemos menosprezar o "poder" que o diabo tem para enganar, seduzir e levar a criação divina para longe do Seu Criador.   Na medida em que vai ganhando a atenção dos seus ouvintes, o diabo vai mostrando a que veio: "É verdade que Javé colocou vocês nesse Paraíso mas, ao mesmo tempo, os proibiu de usufruir dos bens que aqui estão?" Pergunta o diabo!   "Não!" Respondem!  "Você está enganado!  Podemos usufruir de tudo menos tocar no fruto da árvore que está no centro do Jardim pois o dia que o fizermos, morreremos!" Concluem!   Aqui, o diabo, dá o golpe final, que entra no coração: "Mentira!" Diz, invertendo os papéis pois o mentiroso é ele! "Javé sabe que no dia em que vocês comerem aquele fruto (da árvore da vida e da ciência do conhecimento do bem e do mal) vocês vão viver sem precisar Dele pois os olhos de vocês se abrirão e vocês se tornarão "IGUAIS" a Ele e não precisarão mais da Sua Ação na vida de vocês!"   Que coisa mais maravilhosa!   É o que desejamos de fato: uma vida sem que ninguém interfira e não tenhamos que dar satisfação de nada para ninguém!   Aqui, Eva olha para o fruto - diga-se de passagem, fruto que ela via todos os dias e nunca lhe havia chamado a atenção - e percebe que é agradável de se ver, é bonito e portanto, deveria ser bom para comer.   Motivada pela "voz do opositor" e se esquecendo da voz de Javé, ela pega e come e oferece ao marido que também pega e come e, de fato os olhos se abriram mas, ao contrário do que lhes prometeu o diabo, não para se perceberem "IGUAIS" a Deus para se descobrirem NADA, NUS, sem eira nem beira.   E tecem roupas com folhas de figueira para se cobrirem.

Ora, essa desobediência custou caro para nossos primeiros pais e para nós até hoje; esse pecado das origens nos marca e nos faz viver a mediocridade e não a plenitude de vida que o Senhor nos oferece.   A consequência de tudo isso foi a perda do Paraíso e a batalha que devemos travar dia a dia para voltarmos para lá um dia.    Deixar de escutar a Voz de Deus para dar ouvidos ao diabo nos faz viver no inferno pois é somente isso que o adversário do Senhor tem para nós.

A nossa sorte é que Deus, apesar do nosso pecado, continua nos amando pois não pode e não consegue deixar de fazê-lo e, na plenitude dos tempos, percebendo que sozinhos não voltaríamos ao Paraíso que se perdera com nosso pecado, enviou-nos o Seu Filho e, ao contrário de Adão, obedecendo à Voz do Pai e se pautando Nela somente, VENCE AS TENTAÇÕES e nos indica o que devemos fazer para voltarmos à amizade com Deus.

O Evangelho (Mt 4, 1-11) nos apresenta o caminho de Jesus como proposta para nós nesse Tempo de Quaresma: só é possível vencer as tentações quando se tem a Palavra de Deus como Verdade em nossas vidas.   Às investidas de Satanás, SOMENTE a Palavra de Deus é capaz de vencer: não só de pão vive o homem mas de toda Palavra que sai da boca de Deus; não tentarás o Senhor, teu Deus e adorarás somente ao Senhor e somente a Ele prestarás culto!   É assim que o diabo foge!   Ao contrário de Adão e Eva que, ouvindo a voz do Diabo se esqueceram da Voz de Deus, Jesus nos oferece o caminho que pode nos conduzir de volta ao Pai.

É esse Jesus que nos leva de volta ao Pai e na Segunda Leitura (Rm 5, 12-19) temos essa afirmação feita pelo Apóstolo Paulo: Por um só homem entrou o pecado no mundo (Adão) e por um só Homem, a Graça voltou a ser possível para nós(Jesus)!

Que nessa Semana o Senhor nos ajude a viver mais e melhor a Palavra em nosso dia a dia!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário