sábado, 21 de janeiro de 2012

"Momentos Difíceis são um Ponto entre Momentos de Felicidade!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Gostaria de conversar com vocês sobre o possível "sentido" que pode ter um momento complicado, difícil, doído, de cruz, de morte em nossa Caminhada de Fé.   Como tais momentos parecem, quando caem sobre nós, não ter fim.   Por vezes, somos tentados a achar que os mesmos nunca cederão o lugar para os momentos alegres, de satisfação, de prazer mesmo.

Penso que isso ocorre por conta da nossa incapacidade, nestes momentos, de pensar e enxergar o "CAMINHO" em sua totalidade.   Somos seres "parciais" demais para compreendermos, sobretudo nestes momentos difíceis, a AMPLITUDE DO MESMO.   Nos fechamos naquele "ponto" em que nos encontramos e, a contemplação do TODO fica obscurecida, impossibilitada de ocorrer.   Por isso, nos desesperamos (perdemos a esperança) e, sem esperança o mundo perde, por completo, o seu sentido.   O que fazer quando não há perspectiva para uma vida além da dor, do sofrimento, da cruz, da morte?   Para quem se fecha e se perde nestes momentos, a VIDA perde o SEU REAL SENTIDO!   Que vantagens haveria em prosseguir numa vida que só apresenta problemas e, por vezes, insolúveis?   Como e aonde encontrar forças para suportar o "PESO" de tanto sofrimento?   Como CONVIVER com a dor sem se deixar dominar, por completo, por ela uma vez que, para aqule que a está experimentando, ela (dor) é o que se tem de mais concreto e verdadeiro?   Como enxergar "VIDA" e, esta "PLENA" em momentos que lhe são opostos, contrários?   São tantas as questões que parece, de fato, não haver saída.

Aqui, acredito ser importante uma retomada, um reencontro com a Palavra de Deus.   Uma EXPERIÊNCIA VERDADEIRA com ELE é a solução.   Tê-Lo diante dos olhos, nestes momentos de dor e solidão, de escuridão e morte, de desesperança, de desespero será fundamental.   A percepção de Sua Presença nos dará condições de compreender que tal momento difícil é somente um momento.   Que o mesmo se encontra no "MEIO" de dois outros momentos que são de felicidade (o que ficou para trás e, o que virá à nossa frente!).   Assim, saberemos aproveitar melhor tais momentos e retirar deles o "MELHOR" que possam nos oferecer.   Importante é não ficar prostrado, não se deixar paralisar e abater pois só não rompe o "vale escuro da dor" aquele que não caminha, que não segue em frente.   Às vezes pode parecer que o "túneo escuro" é longo demais e não haverá força e tempo suficientes para rompê-lo.   Porém, é preciso entender que permanecer "parado" é dar como certo a impossilidade de enxergar a luz que brilha em seu final e, assim sendo, encontrar a saída.   Só não VENCE quem NÃO LUTA!   O Milagre, tão desejado e almejado se dá no ENCONTRO entre DUAS VONTADES E DUAS AÇÕES: a NOSSA e a de DEUS!  

Não podemos ficar prostrados na espera de que "ALGO BOM" aconteça como se tais momentos bons ocorresem como um "passe de mágica" em nossas vidas.   Levantar-se da prostração, seguir adiante na certeza de que, mais cedo ou mais tarde, o NOVO despontará como a "Manhã" que traz os primeiros raios de sol para iluminar o NOVO DIA, viver a dor mas não se deixar abater pela mesma, entre outros, são passos importantes que podemos e devemos dar em direção Àquele que nos espera para nos oferecer o que, de fato, precisamos.   A TRISTEZA não pode impedir a VIDA de seguir o seu curso natural rumo à FELICIDADE!

Portanto, se você está ou conhece alguém que vive uma situação de desesperança e desânimo em sua vida não receies de falar sobre o que leu aqui e, fazendo a experiência da dor como algo que passa, levantemos a cabeça e sigamos adiante pois, maior que a TRISTEZA é a CERTEZA de que só VENCE AQUELE que não se DEIXAR ABATER!

Fé em Deus e Siga em frente!

4 comentários:

  1. Obrigada Padre Ezaques por esse texto, que é de certa forma o que eu estou vivendo. Às vezes eu acho que esse "túneo escuro" nunca vai acabar.
    Mas, eu agradeço muito a Deus pela força que Ele me dá e de como Ele cuida de mim, me cercando de pessoas especiais, assim como o senhor que sempre tem a palavra certa, para mostrar que poderia ser pior. Por isso é que eu agradeço muito a Deus por tudo, tudo mesmo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Padre,

    LINDA REFLEXÃO.

    Acho que precisava de uma reflexão como esta, pois, é assim que ando me sentindo- dor, sorimento, desânimo,solidão, sem esperança... Sei que nada acontece sem a nossa vontade e a do PAI e que toda tempestade passa. E que o melhor a fazer e erguer a cabeça e seguir em frente. É difícil, mas você me ajudou muito. Saiba que após ter lido o texto um sorriso se abriu em meu rosto.

    Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Padre Ezaques, sua benção.

    Obrigado por suas palavras. Deus envia seus anjos para nos fortalecer cada vez mais, e nos capacitar para continuar a caminhar e JAMAIS desistir. O senhor é esse anjo que DEUS enviou.
    Deus o proteja,um abraço,

    Neide

    ResponderExcluir
  4. Padre Ezaques sua bençao que a paz de cristo esteja com senhor, padre suas mensagens me traz muita força ,animo e vontade de jamais desistir, tanto das atividades do dia dia e da missao que DEUS me designou na comunidade e tambem saber desviar das barreiras que a vida nos prepara .Continue com essas mensagens precisamos delas para nos fortalecer, porque elas sao verdadeiras palavras de DEUS. obrigada marlene

    ResponderExcluir