terça-feira, 24 de abril de 2012

"IV Domingo da Páscoa: Jesus Ressuscitado é o Bom Pastor de nossas Vidas!" - 29 de Abril de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Ressuscitado!

Chegamos ao IV  Domingo da Páscoa e, todos os anos, este domingo é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor!"   Isso se deve ao fato de, todos os anos, neste domingo, nos ser oferecido um trecho do capítulo 10, do Evangelho de São João, capítulo este que aborda o tema do Bom Pastor.   Assim, no ano A refletimos o início do capítulo (Jo 10, 1-10), no ano B, que é o nosso, refletimos o centro do capítulo (Jo 10, 11-18) e, no ano C, refletimos o final do capítulo (Jo 10, 27-30).   Assim, neste domingo, o convite que nos é feito é para compreendermos que o Ressuscitado, ao oferecer a Sua Vida pela nossa Salvação provou que é o nosso Bom Pastor.   Tendo feito essa introdução, vamos aos textos da Palavra de Deus de hoje!   Vejamos:

Comecemos pelo Evangelho (Jo 10, 11-18) e, acredito que a compreensão da mensagem que o mesmo quer nos transmitir exigirá algumas informações anteriores.  O capítulo 10 de São João - de onde sai o texto de hoje - é consequência do fato ocorrido no capítulo anterior, a saber, Jo 9.   

Neste capítulo 9 vemos o episódio da "Cura do Cego de Nascença": Jesus está saindo do Templo e, do lado de fora, está um cego de nascença que, talvez, vivesse por ali pedindo esmolas, já que cegos eram vistos como "pessoas amaldiçoadas, pecadoras..."   Esta visão do cego é motivo para que os discípulos perguntem porque aquele homem era cego: "Foi ele ou seus pais que pecaram?"   E, surpreendentemente, Jesus responde que ninguém havia pecado mas, aquela situação serviria para a manifestação da "glória de Deus".   Daí, segue-se todo o episódio da cura e da discussão promovida pelas autoridades religiosas e o ex-cego, seus pais e o ex-cego de novo.   Enfim, toda esta situação - de um lado Jesus que cura e restitui a vida como vontade do Pai e, de outro, as autoridades religiosas, que "falam e agem em nome de Deus" mas, não aceitam a Vida como sua Grande Vontade!   A atitude de Jesus contrasta, de forma absurda, com as atitudes das autoridades religiosas de seu tempo.   O Templo, Casa de Deus, não estava cumprindo o seu papel de geração de vida para aqueles (as) aos quais a Vida estava sendo negada (note que o cego está FORA DO TEMPLO = NÃO PODIA ENTRAR = ERA PECADOR!)   É por conta dessa situação que vemos, no capítulo 10, Jesus pronunciar o "Discurso do Bom Pastor!"  

Na primeira parte do capítulo (refletido no ano passado - Ano A) vemos o Senhor afirmar que "Ele é a PORTA do REDIL!"   Assim sendo, quem quer ser Pastor das Ovelhas do pai deve passar por Ele.   O ladrão e salteador = que não quer o bem mas explorar o rebanho não passa por esta Porta mas busca outra passagem que não Ele.   Toda esta primeira etapa é dominada pela ideia de "Jesus como PORTA DO REDIL!"   Também é importante nesta primeira parte a menção, feita pelo Senhor de que as "ovelhas seguem o Pastor porque reconhecem a SUA VOZ = sinal de intimidade entre ambos = não seguem estranhos pois não conhecem a voz dos mesmos!"

A segunda parte (Jo 10, 11-18) - que é o nosso texto - vemos o Senhor se auto-declarar "O BOM PASTOR!"   A sua bondade não está, aqui, vinculada à Sua Mansidão, Compaixão ou coisa do tipo mas, à capacidade que o Pastor possui de "entregar a Sua Vida por conta da Vida das Ovelhas, do Rebanho!"   Esta capacidade de entregar a própria vida deriva do fato de ser Ele o DONO do Rebanho e, não, um mero CONTRATADO PARA O CUIDAR DO MESMO!   Há uma diferença fundamental entre o DONO e o EMPREGADO: enquanto um faz por AMOR o outro faz pelo dinheiro que recebe e, por conta disso, o último (empregado) só fará aquilo e somente aquilo que estiver no contrato de trabalho e, nada mais!   O empregado (mercenário), que não é DONO não se arrisca pelas ovelhas mas, na hora do perigo, foge, buscando salvar a "sua pele".   Já o DONO se arrisca pois compreende que a Sua Vida é a Vida do seu Rebanho.   As ovelhas CONHECEM o BOM PASTOR e, como falamos na primeira parte do capítulo, tal CONHECIMENTO VEM DA ESCUTA DA VOZ e, por isso, requer INTIMIDADE.   O bom Pastor oferece a Vida, livremente por Suas Ovelhas que, o texto afirma, serem as que estão no Redil e outras que estão fora do mesmo.   Por todas, sem exceção, o Bom Pastor oferece a Vida.   

Ora, vemos que tal atitude de Jesus é um contraste com a cena descrita no capítulo anterior, a saber, o capítulo 9.   Lá, víamos um cego (ovelha) que necessitava de socorro mas, as autoridades religiosa (mercenários, empregados, que não eram dono do rebanho... )não apresentava preocupação alguma.   Ao contrário: quando alguém chega e se preocupa com tal situação, isso incomoda!   Jesus, ao contrário, é a PORTA e o BOM PASTOR das Ovelhas e, por isso, não tem medo de perder a Vida pra salvar a Vida!   Isso, Ele (Jesus) faz livremente e não coagido pela força!   Aqui reside a característica do Bom Pastor!

É desse Bom Pastor que derivam as Pastorais de uma Comunidade Eclesial e, os agentes de pastoral deveriam se espelhar na figura deste Bom Pastor para que suas atividades possam produzir frutos de salvação para o mundo.   As ovelhas estão cansadas de mercenários exploradores, que sugam tudo que o rebanho possui de melhor e, na hora que o mesmo está necessitando de ajuda, de apoio... fogem, sem querer se comprometer.   A fé no Ressuscitado deve nos conduzir ao compromisso do Ressuscitado: "ENTREGOU A VIDA POR AMOR!"   

É isso que vemos na Primeira Leitura de hoje (At 4, 8-12) quando o Apóstolo Pedro, interrogado diante do Sinédrio (órgão este que levara o Bom Pastor á morte) sobre o "bem que fizeram ao paralítico", afirma que foi "em nome de Jesus, o Bom Pastor, que eles (autoridades) mataram mas que o Pai O havia ressuscitado dos mortos!"   Aqui (aleijado excluído pelas autoridades religiosas = mercenários e incluído pelo poder de Jesus Ressuscitado, o bom Pastor, que age por meio dos Apóstolos), uma semelhança perfeita com os capítulos 9 e 10 de São João (cego excluído pelas autoridades religiosas e incluído por Jesus, o Bom Pastor).   Percebemos, nitidamente, o prolongamento da Ação de Jesus, o Bom Pastor, nas Ações dos seus seguidores, os Apóstolos, agora novos Bons Pastores no Único e Verdadeiro Bom Pastor, que é o Senhor Ressuscitado!   É este Jesus, morto (rejeitado) a causa da salvação de todos (aceito pelo Pai) = "pedra rejeitada pelos homens mas aceita por Deus como Pedra Angular!"

Por fim, a Segunda Leitura (I Jo 3, 1-2) temos a notícia do "grande presente de Amor que o Pai nos deu: podermos ser chamados Seus filhos!"   Se somos filhos de Deus, devemos viver a nossa vida de modo a refleti-Lo em nós: as nossas ações, palavras, gestos ... TUDO deve trazer a MARCA do nosso Pai, assim como foi o Filho por excelência, Jesus, o Bom Pastor!

Que a Celebração deste Domingo do Bom Pastor suscite em todos (as) nós o desejo verdadeiro de revelar, com nossas vidas, a Vida do próprio Deus!   Assim seja!

Boa Celebração pra todos (as)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário