quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Sábado Santo: A Páscoa da Ressurreição!" - 07 de Abril de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Ressuscitado!

Chegamos ao terceiro e último momento de nosso Tríduo Pascal e, nesta Noite Santa, somos convidados a percorrer a História da Salvação tentando captar a manifestação do Infinito Amor de Deus pelos seus que, mesmo diante do pecado, do afastamento, do esquecimento do povo, permaneceu fiel.   Passaremos a noite em Vigília e, para tanto a Igreja - Mãe e Mestra - nos prepara um conjunto de leituras (09 no total, com seus respectivos Salmos Responsoriais) para que possamos acompanhar a Fidelidade de Deus, por um lado e, por outro, a infidelidade do povo.   

Nesta Noite Santa, a Igreja por meio dos Sacramentos faz "Novas todas as coisas", pois o Senhor, com a sua Vitória sobre a Morte, assim o quis: é o "FOGO" que acenderá o Círio Pascal - Sinal do Ressuscitado que acompanhará a Vida da Igreja - que é abençoado no início da Celebração; é a "ÁGUA" que gerará os "NOVOS FILHOS (AS) PARA A IGREJA" e, será aspergida sobre todos (as) nós em sinal da renovação do nosso Batismo; é a "EUCARISTIA - CORPO E SANGUE DO SENHOR" que consagrada nesta Noite volta a ser o nosso Alimento e nossa Bebida para nossa Nova Caminhada.   Tudo se faz Novo porque Deus, em Jesus, o Cristo, fez Novas todas as coisas!   É a Noite do ALELUIA sem fim e da AÇÃO DE GRAÇAS a Deus pelos seus inúmeros benefícios (do passado e do presente)!

As Leituras da Palavra de Deus desta Vigília Pascal querem nos oferecer uma clara visão desta relação DEUS - SER HUMANO, revelando o Amor Infinito do Pai e o Pecado do Povo.    Vejamos:

Na Primeira Leitura (Gn 1, 1- 2,2) nos é apresentado o começo de tudo: Por Amor, o Pai, por meio de Sua Palavra, na força do Seu Espírito, CRIOU TUDO QUE EXISTE e colocou ORDEM NO CAOS QUE REINAVA NA TERRA!   O ponto alto da narrativa é a CRIAÇÃO DO SER HUMANO pois, nestes, Deus imprimiu a Sua Imagem e Semelhança e, por conseguinte, lhes concedeu o domínio sobre tudo;

Na Segunda Leitura (Gn 22, 1-18) temos um dos relatos sobre a Fé de nosso Pai Abraão que, não recusa o próprio filho Isaac mas, o oferece como sinal de sua fidelidade.   Em contrapartida, diante de tal gesto que o Senhor aceitou como prova de Fé, o Senhor revela que não se contenta com "SACRIFÍCIOS HUMANOS"  desejando que o mesmo tenha vida e vida plena;

A Terceira Leitura (Ex 14, 15 - 15,1) é paradigmática para esta Noite Santa pois nos apresenta a origem da Noite de Hoje: a conclusão da Libertação da Escravidão no Egito!   A Páscoa Judaica - da qual nós cristãos descendemos - rememora, isto é, atualiza este grande feito de Deus para com o seu povo.   A Travessia do Mar Vermelho com a consequente morte dos opressores passa a ser, a partir de então, a GRANDE PROVA DA FIDELIDADE DE DEUS PARA COM O SEU POVO!   Este fato está na origem da formação do Povo de Deus.

Depois destas três leituras, entramos, agora, num outro patamar, dando um salto histórico e indo para a época profética: época em que Deus enviando os seus mensageiros (profetas) deseja que o Povo se conscientize do Seu Infinito Amor e se volte pra Ele de todo o coração para que o pecado não produza consequências maléficas em sua vida!

Assim, a Quarta Leitura (Is 54, 5-14) nos apresenta Deus que, apesar do pecado obstinado do Povo deseja refazer a Aliança de Amor, deseja voltar e fazer pelo mesmo tudo que estiver precisando.   Deus chama o Povo como que está como "mulher abandonada, repudiada, de alma aflita" por conta de seus pecados e crimes.   Ele é o Deus compassivo e misericordioso e fará pelo Povo tudo aquilo que o mesmo estiver precisando;

Na Quinta Leitura (Is 55, 1-11) - sequência da anterior - continua nos apresentando o que o Amor Infinito de Deus é capaz de realizar pelo seu povo: "comida e bebida de graça, sem pagar".   O Povo não necessita correr atrás de nada pois Deus está disposto a oferecer TUDO que for preciso para a Vida do mesmo.   Conclui a Leitura com o Profeta afirmando  que "a Palavra de Deus é como a chuva e a neve ... não volta pra Ele sem cumpri a Missão que tinha quando foi pronunciada!"   Que maravilha de Texto Sagrado!!!

Na Sexta Leitura (Br 3, 9-15.32 - 4, 4) vemos este profeta chamando o Povo à uma Nova Consciência: "Buscar a Sabedoria Divina que está no cumprimento da Lei ofertada por Ele (Deus, por meio de Moisés!"   Baruc entende que todos os problemas do Exílio na Babilônia são consequências da Infidelidade à Lei.   Voltar à Fidelidade é o caminho para superar as dificuldades e voltar à vida que Deus pode oferecer;

A Sétima Leitura (Ez 36, 16-17a.18-28) nos revela o que Deus é capaz de fazer pelo seu povo por conta de Sua Palavra.   Ele é um Deus Fiel pois Sua Palavra não volta pra Ele sem cumpri o que dissera (quinta leitura do profeta Isaías).   Por ser Fiel, Ele purificará o Seu Povo de suas imundícies mostrando a santidade de Seu Nome; Javé dará um "CORAÇÃO NOVO E PORÁ UM ESPÍRITO NOVO DENTRO DE CADA UM DO SEU POVO!"   Somente assim, Javé poderá ser o Deus de Israel e, este, por sua vez, poderá voltar a ser o Seu Povo;

Na Oitava Leitura (Rm 6, 3-11) nos apresenta o sentido do Batismo: morte com Cristo para podermos ressuscitar com Ele para uma Vida Nova - sentido da Páscoa Cristã que celebramos!   Cristo morto e Ressuscitado não morre mais; assim cada um de nós: mortos para o pecado, vivamos pra Deus e Sua Vontade!

Depois de toda esta reflexão que a Palavra nos proporcionou até aqui, temos o Evangelho (Mc 16, 1-7) que nos apresenta o relato da descoberta da Ressurreição por parte das mulheres que, de madrugada, foram ao túmulo e nada encontraram.   O Jovem vestido de branco afirma: 

"Não vos assusteis!   Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi CRUCIFICADO?   ELE RESSUSCITOU!   NÃO ESTÁ AQUI!   Vede o lugar aonde o puseram!   IDE, DIZEI A SEUS DISCÍPULOS E A PEDRO QUE ELE IRÁ À VOSSA FRENTE, NA GALILÉIA.   LÁ VÓS O VEREIS, COMO ELE MESMO TINHA DITO!

Este é o grande anúncio que temos para proclamar ao mundo; esta é a Boa Notícia que o mundo espera de nós!

Que a Páscoa nos leve a fazer esta experiência de Vida Nova!   Assim seja!

Boa e Santa Páscoa pra todos (as)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário