sábado, 19 de abril de 2014

"Quinta-feira Santa: A Páscoa da Ceia!" - 17 de Abril de 2014

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Iniciamos as Celebrações do Tríduo Pascal com a Celebração da Ceia do Senhor e, nesse primeiro dia do Tríduo somos convidados a refletir sobre a Eucaristia em seu aspecto de Ceia, de Banquete, em que nós, os convidados vamos para comer e beber.   Geralmente, quando somos convidados para um Banquete nós nos preparamos com antecedência pois não podemos passar vergonha ou fazer feio em uma Festa tão importante.   Assim, a Eucaristia.   Para ser bem participara ela exige de nós preparação e, mais ainda, compromisso de vida com ela.   Daí, nos perguntamos: Que pré-requisitos são exigidos para se participar dignamente desse Banquete Eucarístico?   Que compromissos são exigidos daqueles (as) que dele (Banquete) participam?   Vejamos:

A Palavra de Deus dessa noite nos quer fazer refletir de modo a respondermos às questões apresentadas anteriormente.   Assim, a Primeira Leitura (Ex 12, 1-8.11-14) nos apresenta o relato da Páscoa Judaica de onde deriva a nossa Páscoa Cristã.   O relato é cheio de detalhes importante que nos levam a uma compreensão melhor do sentido de nossa Eucaristia: o espírito de Partilha entre as famílias, o cordeiro macho, de um ano e sem defeito, o sangue como marca nas casas dos hebreus e a ordem de comer prontos para Partir (rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão).   Participar dignamente da Eucaristia exige de nós esses pormenores e essas disposições: a Eucaristia é Comunitária e, portanto, não se interessar pela dor e necessidade alheias nos impedem dela participar com decência; Eucaristia é Banquete em que a Comida e a Bebida são do Cordeiro sem mancha que tira o pecado do mundo, isto é, Jesus, o Cristo;   participar da Eucaristia é para quem quer deixar o seu lugar e partir para uma terra que o Senhor nos mostrará, é querer ser Missionário e partir em Missão que nos está reservada (aliás, para isso comenos e bebemos para ter forças de caminhar).

Na Segunda Leitura (I Cor 11, 23-26) o Apóstolo Paulo nos apresenta a Ceia Eucarística conforme lhe foi transmitida.   Nos fala que na noite em que foi entregue o Senhor Jesus tomou o pão e o vinho e disse que seriam, a partir dali, o Seu Corpo e o Seu Sangue oferecidos em favor de muitos para a remissão dos pecados.   Era preciso repetir o gesto em Memória Dele até o fim dos tempos.   Que maravilha!   Participar da Eucaristia é tomar consciência de que participamos de um mesmo Pão e de um mesmo Cálice para formarmos um Só Corpo em Cristo e termos, uns pelos outros, os mesmos sentimentos de Cristo que se deu por Amor.   Não ter tal consciência é participar de um Banquete que poderá ser a causa de nossa própria condenação!   Que Deus nos livre disso!!!

Por fim, o Evangelho (Jo 13, 1-13) nos revela Jesus, na última Ceia tendo um gesto, no mínimo "estranho": deixando a sua condição de Mestre e Senhor, lava os pés dos servos, dos discípulos!   Isso tem o que haver com a Eucaristia?   Diríamos: "TUDO!"   Participar da Eucaristia, memorial da Entrega do Senhor Jesus por Amor, só será possível para aqueles (as) que desejarem repetir tal gesto em favor dos irmãos.   Não há Eucaristia sem espírito de doação e serviço, sobretudo para com aqueles (as) que mais necessitam.   O Mestre Senhor fez isso para deixar-nos uma lição: quem quer ser seu discípulo, faça o mesmo!

Dessa forma, nesse primeiro dia do Tríduo da Páscoa, a Liturgia nos faz refletir sobre a Eucaristia em seu aspecto de Banquete, de Ceia e nos apresenta as condições para participarmos decentemente do mesmo!

Que Deus nos ajude a vivenciar cada vez melhor esse Banquete!   Assim seja!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário