sexta-feira, 18 de abril de 2014

"V Domingo da Quaresma: Em Cristo experimentamos a Vida Plena!" - 06 de Abril de 2014

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, com toda a Igreja, o V Domingo do Tempo da Quaresma e, entramos na reta final desse Tempo Litúrgico que nos está convidando à Conversão, à Mudança de Vida.   Ouvindo a Palavra que nos é proposta somos conduzidos à percepção de que, somente em Deus, encontraremos a Vida Plena que tanto desejamos.   Em outros caminhos encontraremos a morte, a destruição, o fim.

Assim, a Primeira Leitura (Ez 37, 12-14) vemos Javé falar pela boca do Profeta que irá abrir as sepulturas e conduzir o povo de volta para a terra de Israel e, nesse dia, o povo compreenderá que somente Ele é Deus e Senhor.   Para um povo que está experimentando o Exílio na Babilônia e, percebe tal experiência como sendo a mesma que estar dentro de uma sepultura, ou seja, o Exílio na Babilônia é o mesmo que a morte, Deus se coloca como aliado do povo e, apesar de tudo que está ocorrendo ter sido buscado pelo próprio povo que não escutou a Voz de seu Senhor e Deus, Este (Deus) o conduzirá de volta porque o ama.   Além de chamar de volta, Javé porá em Seu Povo o Seu Espírito para que possa viver de acordo com a Sua Santa vontade e tenha a Vida que Ele quer oferecer.   É nesse dia que o povo entenderá que Javé é Aquele que Diz e Faz!

Que belo trecho da Palavra essa Primeira Leitura ... e, nele temos antecipado o que acontecerá quando Javé se encarnar em nossa História na Pessoa de Jesus.   Dessa forma, a Leitura nos prepara para compreender melhor o Evangelho de hoje (Jo 11, 1-45) que nos revela Jesus como sendo Ressurreição e a Vida!

O relata do Ressurreição de Lázaro é mais um Sinal que quer nos revelar quem de fato é Jesus: Ele é Deus que nos visita para cumprir a Vontade Daquele que O enviou até nós e, por isso, por onde Ele passa, a Vida vai se dando e acontecendo plenamente.

No diálogo de Jesus com os seus discípulos, assim que sabe que o amigo Lázaro está muito doente, já nos deparamos com a revelação de quem é Jesus: Ele é doador da Vida e para isso Ele irá até Betânia 04 dias após a morte do amigo.   O sinal da Ressurreição servirá para aumentar a Fé de todos em Sua Palavra e em Sua Pessoa.

Também o Diálogo com as irmãs de Lázaro (Marta e Maria) nos revelam tal Verdade: Eu Sou a Ressurreição e a Vida e todo aquele que vive e crê em Mim não morrerá jamais e mesmo que esteja morto Ressuscitará!   E, para provar que o Ele fala Ele faz (vide Primeira Leitura de hoje), compadecido pela dor de todos a ponto de ter as entranhas contorcidas e de chorar a morte do amigo, Jesus se dirige ao Sepulcro e, como que cumprindo a Profecia de Ezequiel, ordena que tirem a pedra que fecha o túmulo e chama Lázaro para sair da situação em que jaz: e Lázaro sai atado de mãos e pés! Naquele momento, os presentes percebem que estavam diante do próprio Deus pois somente Ele poderia chamar à vida alguém que já estava nas garras da morte.

Por fim, a Segunda Leitura (Rm 8, 8-11) nos apresenta o Apóstolo Paulo fazendo um confronto entre a vida segundo a carne e a Vida segundo o Espírito e afirmando que quem vive segundo a carne não pode agradar a Deus, que é Espírito.   É esse Espírito Vivificador, procedente do Pai que nos faz viver mesmo que o nosso corpo esteja marcado de morte.   É esse Espírito que ressuscitará Jesus e a todos que acreditarem que Jesus é Deus que se fez homem para salvar os homens.

Que a Celebração desse V e Último Domingo da Quaresma nos faça crer com mais força que Deus é o único capaz de oferecer a Vida que tanto almejamos!   Assim seja!

Boa celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário