sábado, 17 de março de 2012

"Ansiedade é falta de delicadeza com o andar da Natureza!" - Cláudia Alencar (Atriz e Escritora)

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Quero, neste texto, refletir com vocês um pouco deste problema que está na pauta do dia: a ANSIEDADE!   O nosso tempo está marcado por este mal e, para todos os lados que olhamos nos deparamos com pessoas que sofrem com esta situação.   Talvez, uma de suas causas esteja na INCERTEZA QUANTO AO FUTURO!   Vivemos num mundo que muda a cada instante e, esta característica que marca a vida de hoje, nos deixa um tanto quanto incapazes (o que não ocorria com tanta clareza em tempos passados) de planejar, com certa segurança, o futuro.   Estamos, sempre, com sensação de estarmos "pisando em ovos" e, tudo parece muito frágil e, consequentemente, nada nos dá, de fato, SEGURANÇA.

O mundo, a s pessoas correm e não sabem pra onde; buscam e não sabem o quê; desejam mas se perdem no caminho; sentem vontade de amar e ser amadas mas, em contrapartida não são preparadas para tal sentimento; vivem em meio a multidões e, ao mesmo tempo, se sentem solitárias; possuem tantas coisas e, permanecem insatisfeitas ... TUDO PARECE TER PERDIDO O SENTIDO!   O fato é que estamos sempre correndo atrás de algo que nem nós sabemos, ao certo, o que é.   

Gostaríamos de estar sempre à frente de tudo e de todos e, não percebemos com isso que ao querermos estar na frente perdemos o nosso verdadeiro lugar que está aqui e agora.   Este sentimento terrível - que é a ANSIEDADE - nos retira do solo verdadeiro da vida, do hoje de nossa história e, assim sendo, nos lança no vazio de um futuro que não temos a menor condição de programar pois não temos a certeza de que, um dia, tal futuro se torne realidade presente pra nós.   Corremos a vida inteira tentando alcançar o futuro e, mais tarde, percebemos que a nossa vida não aconteceu pois estivemos, sempre, fora do nosso presente: trabalhamos para adquirir recursos para viver melhor no futuro; refletimos para pensar como ter uma vida melhor no futuro; nos relacionamos com aqueles que, no futuro poderão nos ser úteis; deixamos de comer e beber pensando em como estaremos no futuro; rezamos pedindo graças para o futuro ...e, assim vamos vivendo ... sempre ansiosos e preocupados com o FUTURO!   Que ilusão terrível a nossa existência vivida desta forma!...

A Palavra de Deus nos alerta para a necessidade de percebermos que na vida TUDO TEM UM TEMPO CERTO PARA OCORRER de modo que é preciso estar atento ao AQUI E AGORA para não perdermos, no momento exato em que nos encontramos, aquilo que a VIDA, GENEROSAMENTE, ESTÁ NOS OFERECENDO.   É preciso compreender que não há melhor forma de planejar o futuro do que viver intensamente e da melhor forma possível o PRESENTE e, este presente, percebido com DOM DE AMOR DO NOSSO DEUS!    Desprezar o que a Vida nos oferece neste momento, neste sentido, consiste em PECADO GRAVE!

Uma fruta amadurecida artificialmente porque arrancada antes do seu tempo, pode ser, até, consumida mas, em hipótese alguma, terá o sabor que teria caso respeitassem o seu tempo de amadurecimento e fosse  colhida no tempo devido.   Penso que a nossa vida segue um pouco por esta linha: antecipar situações sem o devido amadurecimento para as mesmas não acaba com a vida (literalmente falando) mas, torna a vida um pouco menos, sem o doce que teria caso tivéssemos a paciência de esperar o seu ritmo natural.   A nossa Ansiedade pode colocar tudo a perder!   Como está no tema de nossa reflexão "a ansiedade é falta de delicadeza com o andar da natureza"!

Reflitamos sobre essa questão e vivamos a nossa vida naquilo que ela está colocando como possibilidade hoje.   Não nos deixemos enredar pela preocupações e ansiedades quanto ao futuro. Façamos o que a vida está nos pedindo, aqui e agora e, com certeza, o FUTURO VIRÁ COM TODO O BRILHO E GRAÇA que desejamos!   Fazendo a nossa parte hoje, o amanhã - se vier - daremos um jeito de torná-lo o que desejamos!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Um comentário:

  1. Sua benção Padre Ezaques,

    Esta reflexão deixa bem claro o que é a ANSIEDADE.Venho me corrigindo desse mal. Em suas homilias o senhor sempre tocou nesta situação, viver o agora como se fosse o ultimo momento, isto tem me ajudado bastante.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir