sábado, 17 de março de 2012

"São José, Esposo de Maria: Modelo de Virtude para os Cristãos!" - 19 de Março de 2012

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Quebrando o clima quaresmal, vivemos hoje, a Solenidade de São José, Esposo de Maria.   Celebrar a Eucaristia em honra de algum Santo ou Santa deve ser, para todos nós que cremos, uma oportunidade para refletir sobre o convite que o Senhor, ainda hoje, continua a nos fazer: "SEDE SANTOS COMO VOSSO PAI DO CÉU É SANTO"!   Neste dia, a Igreja nos apresenta a figura de José, esposo de Maria como nosso modelo.   Assim sendo, nos perguntamos sobre a importância desta personagem para o conjunto da História da Salvação e o sobre as suas ações em favor do cumprimento da vontade de Deus em sua vida.

Partindo deste princípio, vemos na Primeira Leitura (II Sm 7, 4-5.12-14.16) que nos revela a promessa feita por Javé ao seu servo Davi, por meio do profeta Natã: "... quando chegar o fim de teus dias e repousares com teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o teu reino..."   Davi era alguém preocupado com a permanência de sua descendência no poder mas, em contrapartida, vemos Deus que afirma ser Ele o responsável por manter a linhagem de Davi à frente de um reino que não teria fim.   Num primeiro momento, esta promessa foi percebida e compreendida a partir da realidade humana mas, Deus vai além e, quando cumpre a promessa, o faz de forma muito maior e plena.

Séculos se passaram desde que o Senhor fez a promessa a Davi e, no Evangelho de hoje (Mt 1, 16.18-21.24) a vemos começar a ser realizada.   Acredito que a importância de José para a História da Salvação está exatamente neste momento: é ele o responsável por dar concretização à promessa de Deus, ou melhor, ele é parte integrante, importante para que a promessa feita a Davi, na primeira leitura, se cumprisse plenamente.   A narrativa do nascimento de Jesus, na perspectiva de Mateus dá uma importância ímpar a José (diferentemente de Lucas que ressalta a figura de Maria).   Mateus quer nos apresentar Jesus em sua estreita relação com toda a trajetória histórica do Povo de Deus.   Jesus vem para fechar o ciclo das promessas feitas aos antepassados.   Sabemos que Jesus é filho de Maria e de Deus, o Pai.   Jesus não teve, humanamente falando, um pai carnal, de sangue.   Porém, à época, a mulher não suscitava descendência pois não transmitia o nome da família para os filhos pois essa era uma tarefa, única e exclusivamente, masculina.   É aqui que entra a importância de José: ele será o elo da corrente que ligará Jesus aos antepassados de modo que a promessa feita na primeira leitura de hoje se cumprisse.   É ele quem assume a responsabilidade de dar um nome a Jesus e ligá-lo à promessa.

José não compreende, logo de cara, o seu papel nesta história e, por isso, guarda silêncio e se afasta para escutar o que o Pai tem pra ele.   Em sonho, o Senhor lhe revela o seu papel e, tão logo compreende a sua função, não hesita em cumprir a vontade soberana de Deus em sua vida: Acolhe Maria em sua Casa e assume a paternidade do menino Jesus!

Acredito que estas características de José são extremamente importantes pra nós que vivemos neste Tempo Quaresmal buscando realizar a vontade de Deus em nossa vida.   Assumir a postura de José poderá ser um parâmetro, um caminho seguro para a realização da vontade de Deus em nossa vida.   Saber silenciar, buscar compreender o que Deus espera e, sobretudo, assumir o projeto divino como nosso, é sempre o caminho e a resposta que Deus espera de todos (as) nós que cremos.

Queremos, concluindo a nossa reflexão desta Solenidade pedir a Deus, o Pai de Jesus, o Cristo que nos conceda a graça da fidelidade ao seu projeto em nossas vidas e, diante das dificuldades, que São José interceda para que a seu exemplo, sejamos capazes de vencer as agruras e desafios da missão até o fim!

Que nossas famílias tenham em São José o seu protetor!   Amém!

LEMBRETE:   Em nossa Paróquia Santa Cruz, teremos Celebrações com Bênção das Famílias, às 08:00h e às 20:00h.   Não deixem de participar!

Boas Celebrações para todos (as)

Um comentário:

  1. Crer em Jesus é aceitar os seus ensinos e praticar a sua doutrina sem isto não há salvação possivel.

    ResponderExcluir