sábado, 6 de outubro de 2012

Mês Missionário: "Ser Missionário faz parte do Ser Cristão!" - Outubro de 2012

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Iniciamos, com a Igreja no mundo, mais um Mês Missionário e, dessa forma, somos convidados à reflexão sobre o trabalho missionário desenvolvido pela Igreja objetivando levar a bom termo o mandato do Senhor: "Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho".

O aspecto missionário não é algo que deva ser compreendido por nós como trabalho desenvolvido, única e exclusivamente, por alguns homens e mulheres que, deixando casa, pais, terras acabam indo para regiões distantes e, ali, anunciam o Evangelho de Jesus àqueles (as) aos quais a Boa Nova ainda não chegou.   Esse, é um aspecto da Missão que a Igreja denomina Missão Ad Gentes (além fronteiras) que é, também, extremamente importante.

Penso, que importante é fazer o resgate do aspecto missionário da Igreja como sendo algo que faz parte da sua essência e, dessa forma, não é possível se declarar Igreja, sem realizar de alguma forma um trabalho missionário.   Não é sem sentido que a Igreja, sabiamente, colocou como Patrona das Missões - ao lado de São Francisco Xavier - Santa Teresinha do Menino Jesus que, longe de ter tido uma experiência missionária como nós a entendemos, ao contrário, nunca deixou o Carmelo de Liseux, na França, aonde, aos 15 anos ingressou.   Pela lógica, essa deveria ser a última escolha da Igreja.   Mas, acredito que tal escolha tenha tido um sentido: fazer com que todos pensemos a missão como algo inerente ao nosso ser cristão e, não importa aonde estejamos, poderemos e deveremos desenvolver uma Missão.   

Ser Missionário é ser capaz de imprimir em todas as nossas atividades do dia a dia o modo de fazer do Senhor; é estar atento ao próximo que caminha ao nosso lado para prestar-lhe auxílio naquilo que estiver precisando; é viver as obras de misericórdia descritas pelo Senhor em Mateus 25: dar de comer a quem tem fome; de beber a quem tem sede; vestir os nús; acolher os peregrinos e forasteiros, além de visitar presos e doentes na certeza de que nesses irmãos se encontra o Senhor que nos pede ajuda e socorro.   Ser Missionário é colocar AMOR em tudo o que somos e fazemos em cada momento de nossas vidas à exemplo de Santa Teresinha que descobriu que a Igreja - Corpo Místico de Cristo - tinha um Coração e que tal Coração necessitava de muito AMOR para bater cada vez mais forte por tudo e todos.   Ser Missionário é imprimir em todas as nossas ações o JEITO DE JESUS, objetivando revelá-Lo com nossas vidas a todos que nos cercam.

Neste mês de outubro ouviremos a Palavra de Deus e buscaremos Nela a forma de Deus para reproduzirmos a mesma em nossas vidas.   Deus, nesse mês nos convida, de modo muito especial, a colaborar com Ele na construção de um Mundo Novo e, para tanto, importante é que cada um (a) de nós assuma a nossa missão.   Para esse trabalho, ninguém pode se esquivar ou pensar que não serve ou não dá pra fazer pois o Deus que chama é o mesmo que nos indica o que fazer e, melhor ainda, o como fazer, nos possibilitando todas as capacidades para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível.

Pense nisso durante esse mês e, se de alguma forma, você se sentir motivado, venha se juntar a nós, trabalhando em nossas Comunidades para a construção do Reino de Deus entre nós!

Bom Mês para todos (as)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário