sábado, 6 de outubro de 2012

"XXVII Domingo do Tempo Comum: Manifestar Deus ao Mundo pela via do Matrimônio!" - 07 de Outubro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Seguindo a nossa caminhada nesse Tempo Comum, chegamos hoje ao XXVII Domingo e, nesse domingo somos convidados, pela Palavra de Deus, a refletir sobre a importância do Sacramento do Matrimônio para a manifestação de Deus no Mundo.   Os casais que se unem pelos vínculos do Matrimônio precisam compreender a verdadeira dimensão e importância de tal união aos olhos de Deus.   Essa não é uma união qualquer e, portanto não deveria ser estabelecida de qualquer jeito ou forma.   É preciso compreendê-la na linha vocacional e, dessa forma, seria importante refletir melhor e, dizer sim somente quando se tivesse certeza de que nessa união está a vontade de Deus à respeito daqueles (as) que se dão em casamento.   Na verdade, não somos nós que escolhemos casar e com quem casar mas, de acordo com nossa fé, é Deus quem escolhe os que se casam para tal fim e, define, de antemão, com quem tal união se dará.

A Primeira Leitura de hoje (Gn 2, 18-24) nos revela, na história da criação a formação de tudo que existe, inclusive o homem: formou os animais selvagens, as aves do céu e, permitiu que Adão momeasse, em Seu lugar, tudo que Ele (Javé) havia feito.   Porém, importante ressaltar que, apesar de tudo que Deus tinha feito ter sido considerado bom, Adão se sentiu um tanto quanto "TRISTE" pois em tudo que Javé Criou NADA LHE ERA SEMELHANTE.   Deus, que é atento às nossas necessidades, percebendo a tristeza de Adão, resolveu acertar a situação: fazendo cair-lhe um sono profundo, arrancou-lhe uma costela, fechou o local com carne e modelou a MULHER.   Tal ação divina, provocou uma alegria em Adão que, exclamou: "Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!   Ela será chamada MULHER porque foi tirada do homem!   Adão reconhece em Eva uma COMPANHEIRA com a qual, por obra e graça de Deus irá partilhar a vida como IGUAIS:   Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne!

Que bela Leitura essa da Palavra de Deus de hoje: percebemos, claramente, que aos olhos de Deus a união do homem com sua mulher é algo pensado, querido e instituído pelo próprio Deus em favor dos homens e mulheres.   Não é bom ficar só porém, a união deve se dar como resposta ao Chamado, ao Dom de Deus.   No Matrimônio, homem e mulher se completam e voltam à unidade inicial e, por isso, não é possível que alguém separe o que Deus, desde início, estabeleceu na Unidade.

Essa Leitura, serve de pano de fundo para o texto evangélico de hoje (Mc 10, 2-16) pois, aqui, temos, mais uma vez, um confronto entre Jesus e os fariseus.   Tal confronto, hoje, se dá a partir da concepção de casamento, sobre que pode ou não pode nessa união: É lícito despedir a esposa por qualquer motivo?   É a questão que norteará a discussão.   De um lado, os fariseus que questionam o Senhor a partir da permissão dada por Moisés e, de outro lado, o Senhor Jesus que busca, nas origens a verdadeira fidelidade ao pai, o verdadeiro sentido do Matrimônio: a permissão para quebrar a verdadeira vontade de Deus ocorre por conta da DUREZA DO CORAÇÃO DAS PESSOAS!   Aceitar a vontade primeira de Deus em nossa vida exige um "amolecimento" de nossos corações pois o coração duro buscará adaptar a vontade de Deus às suas possibilidades.   Porém, diz Jesus: NO PRINCÍPIO NÃO FOI ASSIM!   Resgatando o trecho da Primeira Leitura de hoje, Jesus retoma o verdadeiro e único sentido para tal questão: pelo sacramento do matrimônio, Deus reconduz a costela que fora retirada no passado ao seu devido lugar!   Ele retirou, ele reconduz!   Daí, podermos afirmar que, na verdade quem se casa só o faz porque, desde o princípio, Deus assim o quis e, mais ainda, Deus assim o quis e já planejou com quem seria!   Uma vez unidos no Senhor, NINGUÉM PODE SEPARAR!   Separar-se casar-se novamente, seria viver em pecado de adultério e expor o outro ao mesmo pecado.

Essa Palavra de hoje nos coloca frente a frente com a radicalidade da vontade de Deus sobre todos nós: não é possível assumir a vontade de Deus em nossas vidas e, pensar que poderemos, ao longo do caminho, ir fazendo as nossas adaptações quando essa vontade divina não coincidir mais com a nossa.   Tudo que Deus faz deve ser pensado e aceito por nós como sendo o MELHOR!

Por fim, a Segunda Leitura (Hb 2, 9-11)  nos apresenta o Senhor Jesus como modelo para nossas vidas: sua entrega plena e total à vontade do Pai é causa de nossa salvação!   Assim como Jesus, cada um de nós é convidado a entregar-se plenamente à tal Vontade Divina e, dessa forma, salvarmos a nós mesmos e aqueles (as) que nos cercam e estão sob a nossa responsabilidade!

Que Deus nos ajude nessa Missão!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário