sábado, 20 de outubro de 2012

"XXIX Domingo do Tempo Comum: O Seguimento de Jesus e a Entrega da Vida por Amor!" - 21 de Outubro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Chegamos ao XXIX  Domingo do Tempo Comum e, marcamos o III Domingo de Outubro que é o mês dedicado às Missões.   Portanto, devemos compreender a Palavra de Deus que nos é dirigida como sendo uma possibilidade de, escutando o Senhor que nos fala, crescermos na compreensão do sentido de nossas vidas, encontrado no exercício da nossa Missão.   O nosso Deus, apesar de TUDO PODER, quer contar comigo e com você para estabelecer, já aqui neste mundo, o Seu Reino que, como respondemos nas Celebrações Eucarísticas: "também é nosso!"

Mas, como podemos desenvolver a nossa Missão de modo a correspondermos àquilo que Deus pensou para cada um de nós?   Como saber se a nossa vida está ou não está sendo vivida dentro deste Projeto de Deus para cada um (a) de nós?   A resposta a essas e tantas outras questões, nós as encontramos na Palavra de Deus e, hoje, tal Palavra vem tratar de um assunto um tanto quanto complicado de ser praticado em nossos dias, a saber: o Amor que se faz Serviço prestado a TODOS (AS)!   Vejamos:

A Primeira Leitura (Is 53, 10-11) nos oferece uma pequena parte do IV Canto Servo de Javé e, já falamos desse Servo em outras ocasiões e, sabemos que este é uma personagem misteriosa que o Profeta Isaías, na Segunda Etapa de seu Livro, nos apresenta como sendo Aquele que irá SALVAR o mundo a partir de uma lógica totalmente contrária à lógica do mundo.   O próprio título - Cantos do Servo de Javé ou Servo Sofredor - já nos apresenta aspectos que nós não gostamos muito de refletir e, mais ainda, de viver.   Servo e Sofrimento são termos que não soam bem aos nossos ouvidos acostumados com o vocabulário do mundo.   Para esse, servo e sofrimento são vocábulos de derrotados, fracassados, tolos ... que nunca darão certo na vida - pelo menos, nessa vida que vivemos hoje!   Porém, aos olhos de Javé, essas são características fundamentais para todo (a) aquele (a) que deseja viver a Missão de Construir, já aqui, o Reino de Deus.   Sem essas características presente em nossas vidas não será possível viver a vontade de Deus.   Para o trecho do IV Canto do Servo Sofredor, é o oferecimento de sua vida, por Amor, que será a grande causa da salvação dos seus irmãos e irmãs pois, assim sendo, ele carregará sobre si mesmo os pecados de muitos, as suas culpas, tornando justos os que, antes, pelo pecado, eram injustos.   Apesar de pequeno, o trecho é rico e nos faz refletir sobre o modo como estamos conduzindo a nossa própria vida.   Às vezes pode acontecer de pensarmos estar agradando a Deus mas, na verdade, estarmos agradando a nós mesmos pois não aceitamos a Sua Vontade sobre nós e, dessa forma, não nos colocamos no papel de Servos.

Ora, em oposição a tal reflexão da Primeira Leitura, vemos os discípulos Tiago e João - filhos de Zebedeu - no Evangelho de hoje (Mc 10, 35-45) e, no final do trecho a revolta dos demais com os dois irmãos em questão.   Contrariamente a tudo que o Senhor havia dito e feito até então, os dois irmãos pedem ao Senhor Jesus os lugares à sua direita e à sua esquerda quando chegar o Seu Reino!   Vemos, nesta fala que os dois não conseguiram compreender a exata dimensão do que pedem; não compreenderam, ainda, o que significa o Reino de Deus e, mais ainda, como esse se constrói; não entenderam a lição principal do Servo Sofredor de Isaías e que se encaixará, perfeitamente em Jesus, o Mestre.   Os irmãos pensam o Reino à moda do mundo, aonde quem ocupa os melhores lugares, os mais importantes, comandam, mandam e, os demais, obedecem.   Querem o Poder pelo Poder e, pior ainda, à moda do mundo.   Não compreendem que no Reino de Deus, Poder significa Serviço prestado aos irmãos, até a morte, se preciso for; não entendem que o Poder no Reino de Deus é fruto do Cálice e do Batismo que une o fiel ao seu Senhor.

Só essa atitude dos dois irmãos já é, por si só, uma grande lástima porém, fica pior quando os demais ficam sabendo do pedido que fora feito por eles ao Senhor.   Os outros se enfurecem com os dois irmãos e, a confusão fica pior.   Diante do bate boca entre os discípulos, Jesus intervem: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.  Mas, ENTRE VÓS, NÃO DEVE SER ASSIM: QUEM QUISER SER GRANDE, SEJA VOSSO SERVO, E QUEM QUISER SER O PRIMEIRO, SEJA O ESCRAVO DE TODOS."    Isso deve ocorrer porque aqueles homens eram discípulos de Jesus e, esse, por sua vez "NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR E DAR A SUA VIDA COMO RESGATE DE MUITOS!"   Que bela lição nos dá o Senhor e, nesse ponto, Ele se coloca em pé de igualdade com o Servo de Javé ou Sofredor na Primeira Leitura de Isaías.   O seguidores do Mestre precisam apreender tal lição e, desde já, pô-la em prática pois, somente assim, a Missão será bem desenvolvida por eles.

Por fim, a Segunda Leitura (Hb 4, 14-16) nos apresenta Jesus como sendo o único Sumo Sacerdote, o Perfeito que, tendo experimentado a nossa natureza humana em tudo, com exceção do pecado, sabe se compadecer de todos nós, pecadores.   Ele intercede por nós junto ao Pai pois sabe das nossas dificuldades, fraquezas para viver a fidelidade à vontade Divina.   Aproximar-se Dele com confiança, é o caminho para alcançarmos misericórdia e podermos viver, já aqui, essa mesma vontade!

Que a Celebração desse XXIX Domingo Comum nos ajude a compreender melhor a nossa Missão e, dessa forma, possamos vivê-la mais plenamente entre nós!   Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário