quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"XXVIII Domingo do Tempo Comum: O uso correto dos Bens nesse Mundo!" - 14 de Outubro de 2012

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Continuando a nossa caminhada litúrgica, vivemos, hoje, o XXVIII Domingo do Tempo Comum e, a Palavra de Deus nos conclama a refletir sobre o real valor dos bens desse mundo e, como utilizá-los de modo que possam colaborar com a salvação de cada um (a) de nós de daqueles (as) que nos cercam.   Questões do tipo: Que sentido deve ter em nossas vidas o dinheiro?   Como usar os bens desse mundo de modo a permitir que eles sirvam para nossa salvação e não para nossa condenação?  serão tratadas pela Palavra de Deus hoje.   Vejamos:

Na Primeira Leitura (Sb 7, 7-11) nos apresenta uma reflexão sobre o maior bem que deveria ser o motivo de nossa existência: prudência e o Espírito de Sabedoria.   Poderíamos afirmar que esses dons são a base de uma vida fiel à vontade de Deus e, no caso de hoje, são condições para podermos lidar com a questão da riqueza sem nos perdermos em suas armadilhas.   Com a Sabedoria, o ser humano se torna capaz de escolher o melhor para si e para os seus: a Sabedoria é preferível aos tronos e cetros, a riqueza perde o valor, nenhuma pedra preciosa a ela se compara e, todo ouro do mundo é areia e, a prata será como lama!   Percebemos, aqui, como o autor sagrado é enfático ao afirmar que é preciso buscar a Sabedoria Divina objetivando se tronar capaz de escolhas imperecíveis nesse mundo.   É preciso amá-la e querê-la mais que a saúde e a beleza e desejar a sua luz que não se ofusca e não se apaga.   Por fim, a leitura deixa claro que ao possuir a Sabedoria Divina todo o resto nos será acrescentado pois a riqueza incalculável está em suas mãos.

Esse trecho da Sabedoria nos prepara para a compreensão do Evangelho (Mc 10, 17-30).   Nesse trecho evangélico nos deparamos com o dilema que aflige o ser humano: como devemos nos relacionar com a riqueza?   O trecho nos apresenta a inquietação de alguém (lembre-se: quando na Bíblia se usa um pronome em lugar de um nome próprio é para que cada um (a) de nós coloquemos o NOSSO NOME ali e buscarmos a compreensão daquela Palavra em nossas vidas) que indo ao encontro do Senhor, se ajoelha e questiona sobre o que fazer para se ganhar a vida eterna.   Acredito, piamente, que esta seja uma dúvida que todos (as) nós, em maior ou menor proporção, gostaríamos de fazer ao Senhor.   Para Jesus, parece que a resposta é muito simples: o cumprimento dos mandamentos é o caminho para se ganhar a vida eterna.   Seguindo a conversa, a pessoa afirma que os mandamentos já são OBSERVADOS por ele desde a juventude.   Aqui, o cerne do texto evangélico de hoje: "uma coisa te falta" - afirmou Jesus e continuou: "Vai, vende TUDO o que tens, dá aos pobres e terás um Tesouro no Céu!"   Essa fala de Jesus, parece não ter agradado ao seu interlocutor.   Parece que ele gostaria de ficar, ainda, no plano da OBSERVAÇÃO DOS MANDAMENTOS, porém, para Jesus, observar somente não basta; é preciso CUMPRIR, PRATICAR, FAZER TUDO QUE OS MANDAMENTOS ORDENAM!   Aqui, o que parecia simples, se complica pois o ouvinte do Senhor e, muitas vezes, cada um (a) de nós também, não queremos praticar o que a Palavra nos pede pois seria ir de encontro aos nossos anseios e vontades.   E, quando isso ocorre, como a personagem evangélica de hoje, nos afastamos tristes pois não queremos nos desfazer de nossos confortos, do nosso comodismo, das nossas vontades e desejos para seguir, fielmente, o que nos pede o Senhor.   E, quando chegamos nessa encruzilhada, preferimos seguir pelo caminho pensado e querido por nós mesmos.

Diante da atitude do que se aproximara, Jesus começou a falar sobre as dificuldades que os bens deste mundo podem colocar no caminho de quem deseja chegar ao Reino do Céu e, construí-Lo já aqui.   Na verdade, o dinheiro poderá se tornar um "deus" em nossas vidas, ditando os rumos de nossas vidas e a maneira de viver de modo a não perdê-lo.   Desapegar-se do dinheiro passa a ser, nesse momento, um obstáculo quando deveria se tornar um meio para ganhar a vida eterna: se soubéssemos partilhá-lo e colocá-lo à serviço do bem estar de todos (as) que nos cercam.   Viver dessa forma não é fácil e, eu diria, é humanamente impossível mas, para Deus não.   Daí, a primeira leitura de hoje: quem busca a Sabedoria Divina e se deixa guiar por ela se torna capaz de usar, de forma correta, os bens desse mundo pois consegue perceber que tais bens são efêmeros, passageiros e, portanto devem ser postos à serviço da vida e, não o contrário.

Por fim, a Segunda Leitura (Hb 4, 12-13), texto muito curto, nos oferece a amarração da reflexão de hoje: a Palavra de Deus é a única capaz de nos tornar capazes de compreender a Sua vontade  e, na medida em que A acolhemos em nossas vida, Ela vai penetrando, dividindo e julgando tudo em nós.   A Palavra é a única capaz de nos capacitar para as escolhas que, de fato, valham à pena e, entendamos aqui, o valer à pena como TUDO QUE POSSA COLABORAR PARA ENTRARMOS NO REINO DO CÉU!

Que a Celebração desse Domingo nos auxilie a lidar com tudo o que o mundo nos oferece de modo a colaborar com a construção do Seu Reino entre nós!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário