sábado, 27 de outubro de 2012

"XXX Domingo do Tempo Comum: A Vida transformada no ENCONTRO com o Senhor!" - 28 de Outubro de 2012

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria, celebramos o XXX Domingo do Tempo Comum e, dessa forma, entramos na reta final de mais um Ano Litúrgico.   Vivendo os últimos domingos de 2012, somos convidados a começar a nossa Avaliação sobre o modo como cada um (a) de nós conduziu a própria vida nesse ano que vai ficando para trás.   Nesse sentido, a Palavra ganha um papel especial pois, é diante Dela (a Palavra) que devemos nos colocar e realizar tal Avaliação.

Nesse Domingo, a Palavra nos alegra com a possibilidade de ver a própria vida transformada a partir do nosso ENCONTRO com o Senhor e pela Sua intervenção em nós e, por nós, no mundo que nos cerca.   

A Primeira Leitura (Jr 31, 7-9) nos apresenta o Profeta numa nova perspectiva, já que Jeremias é conhecido pelos anúncios de imensas catástrofes e tragédias ao seu povo.   Hoje, ele contempla uma virada na vida difícil e dura do povo que, exilado, não tinha muitas perspectivas.   A fé e a esperança estão desaparecendo pois a realidade é dura.   Diante desse quadro, vemos o Profeta Jeremias convidando à alegria plena e, ao Senhor, pede que salve o povo que sofre.   Parece que o Senhor escuta o apelo do Profeta pois afirma: Eis que eu trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra!   O povo que será salvo e com quem o Senhor fará uma Nova Aliança não parece oferecer condições para o reerguimento do mesmo pois é formado por cegos, aleijados, mulheres grávidas e parturientes.   Essas categorias de pessoas formam a grande multidão que retorna e com o a qual o Senhor fará surgir o Novo Povo.   Parece uma certa ingenuidade pensar que com tais pessoas algo novo e bom possa ocorrer.   Porém, a certeza do Profeta vem pela Fé na Palavra de Deus que considera esse povo o Seu Povo e, fará com que retornem ao seu país por caminhos que Ele (Deus) abrirá com alimentos e água em abundância  pois Deus tornou-se como um pai para Israel e, Efraim é visto como Seu Filho.

Que bela Palavra essa do Profeta do Jeremias.   Ela nos enche de alegria, entusiasmo e satisfação.   Nela, a nossa Fé e Esperança são realimentadas e, adquirimos, por conta disso, forças para continuar no Caminho apesar das dificuldades que o mesmo nos apresenta.

Esse Deus descrito pelo Profeta se faz presente em Jesus, Deus Encarnado em nossa História e, por conseguinte, Aquele que veio para tornar VERDADE a Palavra proferida pelo Profeta Jeremias na Primeira Leitura.   Em Mc 10, 46-52 entramos na reta final da Viagem de Jesus, rumo a Jerusalém, aonde será entregue e morto por Amor aos seus.   Nessa reta final,vemos o Senhor saindo de Jericó e, iniciando a última etapa de seu Caminho.   Nessa saída de Jericó, eis que se deparará com um cego (Bartimeu, filho de Timeu).   Esse cego está fora da cidade exatamente porque cego e, com tal deficiência era visto como maldito e castigado por Deus.   Nesse "amaldiçoado" não era objeto de predileção de ninguém - inclusive, dos religiosos da época que fugiam de pessoas desse tipo, pensando estarem agradando ao próprio "Deus".   

Tal cego - que não era surdo - ouviu dizer que Jesus passaria por aquele caminho e, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!"   Os grito do cego incomodam os presentes que tentam, de toda forma fazê-lo parar mas, ao contrário do que esperavam, esse gritava mais forte ainda: "Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!"   Que maravilha de manifestação de Fé que tornou aquele cego e mendigo não desistir de seu objetivo:  ENCONTRAR O SENHOR!   Tal Fé que o fez insistir, tocou o coração do Senhor que, ao ouvi-lo, parou e mandou chamá-lo a Si!   Aqui, as pessoas passam a olhar o cego e mendigo com outro olhar e, chamando-o em nome do Senhor, observam as suas ações: jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus!   Quantas coisas essas ações do cego trazem à tona: abre mão de TUDO O QUE POSSUÍA (o seu manto), e vai ao ENCONTRO DO SENHOR COM RAPIDEZ (sem medo, e sem resmungar).   Diante de Jesus, o cego escuta a grande pergunta: Que queres que Eu te faça?   E, é claro, o cego deseja ENXERGAR (pois, enxergando, ele deixaria de ser considerado pelos "seus" um "maldito" e, automaticamente, poderia ser reincorporado ao convívio social e religiosos).   Jesus, por sua vez, afirma: Vai, a tua Fé te salvou!   Sentença que foi acompanhada da imediata cura da cegueira.   

Interessante que, em nenhum momento, o cego falou que acredita em Jesus mas, por sua vez, o Senhor percebeu a Fé presente na vida daquele cego.   Isso se deveu às atitudes do cego: gritou, continuou gritando contra tudo e todos, jogou o manto, deu um pulo e foi até o Senhor.    Todas essa ações revelaram ao Senhor que o cego acreditava no Poder de Sua Palavra e do ENCONTRO com Ele.

Esse Jesus é o Sumo-Sacerdote da Segunda Leitura de hoje (Hb 5, 1-6).   A sua experiência humana Lhe concedeu a possibilidade de entender cada um (a) de nós e, dessa forma tem COMPAIXÃO dos que estão na ignorância e no erro.   

Que Deus nos conceda a graça de, entrando nesta reta final do ano, nos colocarmos à disposição do Senhor com TODA A NOSSA VIDA!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário