sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Dia dos Finados: Refletindo sobre a Vida a partir da Experiência de Morte!" - 02 de Novembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com grande alegria iniciamos, com toda a Igreja, o último mês do Calendário Litúrgico: Novembro.   Dessa forma, somos convidados a dar uma atenção especial àquelas situações que marcarão o final de nossas vidas neste mundo: Morte, Julgamento, Céu e Inferno.   O tema da Escatologia domina a Liturgia desse último mês litúrgico.   Os cristãos-católicos, no mundo, são chamados a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida tendo a experiência da morte diante dos olhos.   Perguntas como: Como estamos vivendo a nossa vida?  Quais os valores que buscamos desenvolver?  O que nos prende a atenção neste mundo?  No que gastamos o tempo que nos é oferecido como "DOM"? entre tantas outras.

Iniciamos esse último mês com a Solenidade de Todos os Santos - porém, no Brasil, quando o dia Primeiro de Novembro não cai no Domingo, a Igreja transfere para o Domingo seguinte para que TODOS possam participar da Celebração uma vez que tal dia Primeiro de Novembro não é feriado - e, logo em seguida, temos a Celebração dos Finados, isto é, celebramos a Eucaristia recordando todos (as) aqueles (as) que iniciaram o seu caminho de volta para a Casa do Pai antes de nós.   Na verdade, a Celebração de hoje é uma oportunidade de recordar os irmãos e irmãs que já partiram desse mundo e, por qualquer motivo, ainda não chegaram ao seu destino final: a Casa do Pai que possui muitas moradas.   Hoje, a Igreja Militante (que somos nós que ainda militamos nesse mundo), se une à Igreja Padecente (que é, exatamente, essa que está à caminho da Casa do Pai) e, nós cremos que a nossa oração auxilia na libertação dessas almas para atingir o seu destino final.

Por outro lado, a Celebração dos Finados, além de recordar todos (as) aqueles (as) que partiram antes de nós para a Casa do Pai, é também uma oportunidade para refletirmos sobre a nossa própria vida.   Nesse dia somos convidados a refletir sobre a Provisoriedade da Vida que vivemos nesse século (mundo) e, portanto, deveríamos nos questionar sobre o Real Valor da Vida que vivemos.   A vida que passa e, diga-se de passagem, passa rápido demais, nos convida a refletir sobre o modo como estamos vivendo: tendo em mente que a daqui há pouco não estaremos mais por aqui, como estamos "aproveitando" essa mesma vida?   No que gastamos grande parte do nosso tempo?   O que, de fato, nos chama a atenção nesse mundo?   Vivemos aqui com os fixos no mundo que virá e nos preparamos para ele ou, ao contrário, vamos vivendo do jeito que dá?   Estamos compreendendo que a Vida Futura, a Casa do Pai que desejamos chegar devem ser construídas, passo a passo, nesse mundo que vivemos?   Essa e tantas outras questões deveriam fazer parte do nosso cotidiano durante todo o ano mas, para aqueles (as) que não se fazem tais perguntas, seria interessante pensar nelas, ao menos, no dia de hoje quando a reflexão sobre a morte vem à tona com maior força.

Hoje  é dia de refletir sobre o ponto central de nossa Fé Cristã: a Ressurreição!   Jesus, o Cristo, ao ressuscitar dos mortos nos garantiu a Vida Nova de Ressuscitados e, portanto, a partir dessa Fé na Ressurreição toda a nossa vida deve sofrer alterações, mudanças pois, a partir daqui, passamos a compreender que o nosso destino é o Céu e, vivemos aqui mas não somos daqui e, o melhor de tudo: estar aqui é oportunidade para construirmos a Vida que virá depois daqui!   Todos (as) somos responsáveis pelo nosso destino final com a vida que vivemos!

Pense nisso e tenha um excelente dia dos Finados refletindo sobre a Vida, sobre a sua própria vida!

Boa Celebração para todos (as)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário